sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pincéis veganos

A crueldade por trás dos pincéis  

Antes de falar sobre os pincéis "cruelty free", vou explicar porque não é ético usar pincéis de cerdas naturais (feitos de pelo animal).  


 

Já vi muita gente se indignando quando alguém compra e veste casaco de pele, mas enquanto se revoltam com esse fato, usam pincéis de cerdas naturais. Não é incoerência?

A crueldade envolvida nos 2 processos é praticamente a mesma. Ambos são negócios super lucrativos para os fazendeiros que criam esquilos, pôneis, minks, coelhos, cabras, sable etc. Alguém pode argumentar que os animais não foram mortos no processo, mas não é difícil imaginar como é tosar o pelo de animais selvagens como esquilos e minks, que precisam ficar presos em jaulas durante toda a vida, para serem tosados, já que não são animais domesticados.

Já vi pincéis custarem 100, 200 reais. Na loja da MAC vi que os pincéis de pelo natural são made in China ou Japão. Não são só as falsificações que são feitas na China. Imaginem como devem receber tratamento VIP, principalmente na China, onde as regulamentações a favor do bem estar dos animais são pífias? Mesmo que as empresas aleguem que esses animais sejam super bem tratados (cof cof!), é justo manter em jaulas e explorar animais que tem desejo por liberdade e tem interesses próprios, para produção de pelos de pincéis de maquiagem e pintura? 



Antigamente os pincéis sintéticos eram de baixa qualidade e somente os pincéis para aplicar maquiagem cremosa eram de cerdas sintéticas. Hoje são produzidos pincéis com cerdas sintéticas de excelente qualidade que imitam o formato de pincéis de pelo de bicho, com cerdas sintéticas feitas de Taklon ou nylon, que permitem que sejam tão ou mais macios e absorvam tão bem o pó.
  
Precisamos mesmo (ou temos o direito de usar) um pincel de cerdas naturais enquanto as vantagens dos pincéis de cerdas sintéticas são tantas?

- Fáceis de lavar

- Fáceis de encontrar para comprar e a preços razoáveis

- Possuem alta qualidade

- Economizam produto

- Alta durabilidade

- As marcas profissionais (Sigma, OCC, Real Techniques etc) disponibilizam várias opções sintéticas

- São hipoalergênicos a peles sensíveis

- Não envolvem sofrimento animal

Sigma Vegan Bunny Collection

Marcas que possuem pincéis sintéticos:

- Sigma (linha vegan)
- Real Techniques (são todos sintéticos, vende no iherb)
- EcoTools (vende na Kerala, Loosho, iherb, Mercado Livre)
- Elf (linhas Studio e Mineral. Vende na Nonpareil Boutique e no iherb)
- Coastal Scents (linha synthetic)
- Bdellium (linhas bambu das cores verde, rosa e amarelo. vende no iherb)
- OCC
- Too Faced (vende na Brigettes Boutique)
- Prada (vende em farmácia, Laffayette, Araujo, Lojas Rede)
- Panvel (farmácia Panvel)
- Belliz (farmácia, Laffayette)
- Renner 
- Sedona Lace
- Klass Vough (somente a linha Ekko. Vende na Lojas Rede, Loosho)
- Urban Decay
- Hard Candy
- Everyday Minerals (vende no iherb.com)
- Silk Naturals (somente os synthetic)
- Signature Minerals (somente os synthetic)
- Pink Gloss linhas Amazing Vegan e Make it Eco
- Dailus (somente os de cerdas nas cores preta e branca)
- UBU




OCC - Foto do Blog http://www.crueltyfreekit.com

20 comentários:

  1. É muito desnecessário mesmo explorar os bichinhos. Eu não troco meus ecotools por nada, são os pincéis mais fofos e de toque suave que já tive nada vida.

    ResponderExcluir
  2. Esse kit da Sigma é um sonho de consumo! Que lindo!

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho também! Assim que os meus da EcoTools ficarem velhinhos vou encomendar esse kit pra mim!

    ResponderExcluir
  4. Esse kit da sigma é perfeito e macio comprei recentente e as cerdas tem cheiro do cabelo da barbie kkkk lembrei da minha infancia kkkk e os da boticario sao otimos e muito macios. Tenho os 2 kits o da boti so os de face e vale cada dilma gasta rs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fala Mariana! rss Estou doida querendo comprar esse kit da Sigma! Vc tem o kit tamanho grande ou o tamanho viagem?
      Como os meus kits da Ecotools e da Coastal Scents ainda estão bons, vou esperar até ficarem velhos, já que não dá pra comprar os pincéis da Sigma separadamente.

      Excluir
  5. Esse kit da sigma é perfeito e macio comprei recentente e as cerdas tem cheiro do cabelo da barbie kkkk lembrei da minha infancia kkkk e os da boticario sao otimos e muito macios. Tenho os 2 kits o da boti so os de face e vale cada dilma gasta rs ...

    ResponderExcluir
  6. ahhh finalmente algupem pra defender os pincéis sintéticos!!! tenho até nojo do povo falando da qualidade do natural, q bla bla bla e o animal não sofre... affff

    sou vegetariana, mas não vegan, e mesmo consumindo produto de origem animal, acho uma estupidez tremenda colocar o coitado pra fazer uma coisa tão fútil como cosmético...

    eu tava sentindo falta de um blog de beleza destinado ao público vegan... parabéns pelo trabalho...

    só a gente sabe como eh difícil sair por aí procurando empresas cruelty free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)

      Temos muitas opções de pincéis de cerdas sintéticas que não justifica usar os naturais!

      Tem muitos blogs cruelty free por aí, principalmente no exterior. Mas são poucos os veganos, mesmo. Espero que esse blog possa ser útil!

      Excluir
  7. Você sabe se o site da Coastal Scents no Brasil é mesmo da marca ou é algum distribuidor? Porque é bem mal feito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc deu azar, porque os pincéis sintéticos que eu tenho da marca são bons! E pelo preço que eu paguei ($3-4 dólares) não dá pra pedir qualidade de Sigma. Os pincéis antigos são de distribuidor chinês e os mais novos são feitos pela própria Coastal Scents. Recomendo que vc tente os da Real Techniques e os da Ecotools. Descobri também uma marca de pincéis sintéticos maravilhosos: a Bdellium (vende no iherb).

      Excluir
    2. Nunca comprei no site da Coastal Scents Brasil, então não sei te dizer se são autênticos.

      Excluir
  8. Oi, resolvi jogar meus pincéis fora porque é como você disse, não adianta levar uma vida vegana e usar pincéis de cerdas naturais. Já tenho um kit da Ecotools e alguns de Taklon da Klass Vough. Estou procurando kits mais completos, graças ao seu post encontrei mais sites que vendem pincéis eco friendly.
    Aliás, achei uma marca brasileira chamada Pink Gloss que possui uma linha vegana: http://www.pinkgloss.com.br/Kit-10-Pinceis-Ecologicos-Make-it-Eco-p285
    Você conhece essa marca? Também vi que a Macrilan lançou uma linha dessas.
    Obrigada pelas dicas e espero que outras marcas se conscientizem até que um dia não teremos mais produtos elaborados a partir da tortura de animais.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!
      Eu acho que jogar fora é um desperdício! Prefiro usar até acabar e depois não compro mais, só pincéis veganos, claro. Mas fico feliz que vc decidiu comprar pincéis de cerdas sintéticas. Espero que não só as empresas, como as consumidoras se conscientizem também! É o que tento mostrar aqui.
      Já ouvi falar da Pink Gloss, mas nunca usei. Parecem muito com o visual dos da Ecotools. Vou acrescentar na lista! O preço de 100 reais pro kit com 10 pincéis tá excelente! Só senti falta de um pincel de esfumar nesse kit. Mas aí vc pode comprar um separado. Falei de alguns nesse post: http://veganaelinda.blogspot.com.br/2013/06/pinceis-de-concavo-cerdas-sinteticas.html
      Beijos

      Excluir
  9. Oi flor!
    Eu tenho o kit amazing vegan da pink gloss,são muito perfeitos e completos.
    Pra falar a verdade,ja tinha preferência por pinceis sintéticos bem antes de ser vegana,pois as cerdas não ressecam e nem arrepiam como os pinceis de pelo,além do pincel sintético pegar muito melhor os produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,
      Eles parecem ser ótimos! Uma pena que não são vendidos separadamente. Queria muito experimentar o de esfumar, parece que tem um formato excelente para a função!
      Então, sempre preferi os sintéticos também, pela praticidade. Não tem a menor necessidade de usar cerdas naturais...
      Beijos

      Excluir
    2. Uma pena mesmo que eles não sejam vendidos separadamente.
      E o kit vem 2 pinceis de esfumar mais perfeitos que eu ja usei,além do kit possuir um flat top,nem pensei dua vezes e comprei logo. Acho que o preço de 199,00 vale muito a pena pela qualidade.

      Excluir
  10. Comprei para contorno e para esfumar da belliz estou amando, muito suave, bem confortável, dá vontade de passar o dia esfumando de tão fofinho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Silvia! Obrigada pela dica.
      Tenho o de base flat top da Belliz. Ele é muito bom, mas acabou rapidinho.. ele soltou do cabo e as cerdas estão todas arrepiadas. Talvez o de contorno seja melhor!

      Excluir
  11. Nossa! Estou amando os seus posts...Me ajudou muito a descobrir novas opções de pincéis veganos! Sinto que as pessoas ainda não se preocupam tanto com essa questão e pouco se fala sobre isso. Parabéns pelo blog e por ajudar a conscientizar as pessoas sobre essa questão tão importante que é a defesa dos animais.
    Um beijão!!!

    www.makeupanytime.com

    ResponderExcluir
  12. Ótima publicação.

    Saudações abolicionistas.

    ResponderExcluir