Desodorantes Veganos

Hoje resolvi mostrar alguns desodorantes veganos vendidos em terras brasileiras. Alguns são naturais, outros são antitranspirantes. Tem pra todos os gostos e bolsos!



#1 - Cativa Natureza Roll on: Desodorante orgânico sem alumínio, livre de parabenos, liberadores de formol, corantes sintéticos e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos e sulfatos. Dá pra comprar pelo site da marca.

#2 - Livealoe Natural Aloe Vera: livre de parabenos, liberadores de formol, sais de alumínio, fragrâncias e corantes sintéticos. O controle do suor e do odor são proporcionados devido às propriedades das plantas utilizadas. Graças ao gel de Aloe vera e à resina de copaíba, o produto evita a aparição de foliculites (inflamação dos folículos dos pelos), e também tem uma potente ação adstringente que regula a transpiração. Vende no site Vitapura e Ares do Cerrado.

#3 - Alva Kristal Intensivo Spray: O cristal altamente puro de alúmen de potássio garante grande compatibilidade com a pele e impede por até 24 horas a proliferação de bactérias que geram odores. Contém extrato de Aloe Vera, água de rosas e água de hamamélis acalmam a pele sensível sob as axilas. Sem álcool. Vende no site da marca, Flor de MagnóliaVitapura.

#4 - Pedra Hume: É um cristal de alúmen de potássio, um mineral ativo dos desodorantes. Totalmente natural e eficaz. Basta umedecer a pedra e aplicar nas axilas. Vende em farmácias

#5 - Alva For Him: Linha masculina da Alva. Com longa duração de 24 horas evitando e controla o aparecimento de bactérias formadoras do mau odor. Extrato de aloe vera e confrei auxiliam na pele sensível.
Vende no site da Alva, Flor de Magnólia, Vitapura.

#6 - Giovanna Baby: Desodorante antitranspirante com versões em aerosol e roll on, feminina e masculina. Vende em perfumarias e farmácias.

#7 - Phytoervas Paris: Desodorante em creme antitranspirante. Vende em farmácias e perfumarias e sites como o She's.

#8 - Phytoervas Powder Oxygen: Desodorante 24h com várias versões de perfume, em roll on e aerosol, tanto nas versões masculinas e femininas. Farmácias e perfumarias.

#9 - Granado: Desodorante antitranspirante em vários perfumes, masculinos e femininos. Vende na loja da Granado, em farmácias e perfumarias e na Beleza do Campo.

#10 - Phebo: Também possui uma gama grande de perfumes, nas versões aerosol, squeeze e roll on. Dá pra comprar em famácias, perfumarias e na loja virtual da Phebo e e Beleza do Campo.

#11 - Alva Daily Care Roll on: Desodorante natural, sem alumínio. Proteção 24h. Possui perfumes de baunilha/laranja, coco/limão e exótico. Vende no site da Alva e Flor de Magnólia. Resenha aqui.

#12 - Crystal Fresh: é um desodorante mineral antisséptico. A pedra hume gera um ambiente alcalino impróprio para as bactérias causadoras dos odores, permite a pele respirar e não é absorvido pela derme e pode ser utilizado por pessoas hipersensíveis ou alérgicas. Um desodorante que não faz mal à saúde, e com baixos impactos no ambiente. Livre de química e aromas. Pode ser usado todos os dias, sem oferecer risco à saúde e ainda dura cerca de um ano. Vende na Arte Vegan e na Morada da Floresta. Resenha aqui.

#13 - Weleda Salvia: Eficaz, com ervas aromáticas. Fragrância refrescante de efeito duradouro. À base de ervas aromáticas como Sálvia, Tomilho e Rosmarinus. Fórmula com ingredientes naturais e sem hidróxido de alumínio. Vende no iherb e na loja da Weleda.


* *Mais opções de desodorante vendidos fora do Brasil, veja esseesse e esse link, onde a Fabiana do Escolha Vegan Csometicos resenha cada desodorante usado.

.........

*** Os desodorantes são produtos que podem causar alergias de contato em pessoas mais sensíveis e propensas a alergias. É sempre importante verificar o ingrediente que causa alergia e evitá-lo. Geralmente os SACs das empresas informam a composição dos produtos quando questionados por e-mail.


Obs: Até pouco tempo atrás, a Nivea e a Avon eram opções válidas, já que são marcas presentes em qualquer estabelecimento de esquina e de fácil ace$$o. Ambas as marcas começaram a comercializar na China (logo, financiam testes por lá) e pra não levantar polêmica eu coloquei várias outras opções.

27 comentários:

  1. Oi Eliana!

    Eu sou super cabreira com a Nasha, algo me diz que eles mentem para nós. Fiquei ainda mais cismada depois de ver que o desodorante Giovanna Baby e as maquiagens Elke não contém as informações de que não testam em animais e não contém ingredientes de origem animal( como nos produtos phytoervas). Achei isso super suspeito. Eles afirmam que não utilizam nada de origem animal, mas já vi cera alba nas maquiagens Elke. É muito difícil para mim confiar no que eles dizem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, temos que ter bom senso com as respostas dos SACs, mesmo. Principalmente quando afirmam que não trabalham com ingrediente de origem animal.
      Quanto a testar, não acho que eles testam, não. O fato de não constar no rótulo não invalida a resposta do SAC do grupo Nasha. (Na verdade eu nunca vi uma empresa 100% brasileira que teste cosméticos em animais, vc já viu? Pode ser que tenha, mas eu nunca vi)

      A Giovanna Baby e a Phytoervas são empresas diferentes, só pertencem a um mesmo grupo econômico, é por isso que uma decide colocar no rótulo e a outra não.

      Não encontrei nenhum ingrediente suspeito no desodorante Giovanna Baby. Já enviei um e-mail questionando sobre a cera no produto da Elke. Vamos ver o que respondem.

      Excluir
  2. Oi Eliana!

    Eu até acho que não testam mesmo, é raro as empresas brasileiras testarem em animais, os custos são altos e aqui não há obrigatoriedade, como na China.
    Realmente o fato de não constar no rótulo não invalida a resposta do sac, mas eu achei meio estranho.
    Realmente são empresas diferentes, mas se escreveram nos rótulos da phytoervas é porque sentiram que esse era um diferencial e que havia mercado para isso. É estranho não estenderem essa iniciativa para todas as empresas do grupo já que há mercado e espaço nos rótulos.
    Eu torço para ser tudo vegan, mas fico meio cabreira porque as respostas são bem genéricas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ouvi dizer que era por causa do tamanho do rótulo, mas tá na cara que dá pra incluir uma mensagem de vegan. Gosto da Phytoervas por causa desses produtos com rótulo de vegano. São tão raros no Brasil...

      Excluir
  3. ótima postagem, desodorante pode ser um pouco complicado de achar, ainda mais com esse rolo da Nivea e da Avon, wntão acho bem pertinente o tema! Eu atuamente estou usando uma marca gringa que um amigo meu trouxe do canadá (sem o bendito aluminio), chama green beaver, é bem legal também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Jess, tem muita opção, mesmo!
      Eu também usava uns importados do iherb, mas depender dos Correios e Receita Federal é tenso!

      Excluir
  4. Desodorante é mesmo chatinho de encontrar. Eu uso o Crystal, também é livre de alumínio e vende no iherb por um preço super justo. Ele é perfeito para mim, seca rápido, não mancha minhas roupas e é sem cheiro. Prefiro sem cheiro para não misturar com meu perfume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, acabei esquecendo do Crystal Fresh, que vende no Brasil. Já atualizei o post e acrescentei ele na lista! É uma boa opção pra quem não quer comprar fora do Brasil.

      Excluir
  5. Eliana. Vc deve tirar da sua lista o desodorante Giovanna Baby, que tem em sua composição substâncias que certamente causam problemas, tais como parabenos (conservantes sintéticos, relacionados a problemas endócrinos e ao câncer), triclosan (um agente antibacteriano, mas também um ingrediente polêmico, relacionado a distúrbios endócrinos, alergias e bioacumulação) e sesquicloridróxido de alumínio. Digo isso , por que, em 2 dias de uso, ele me provocou uma alergia séria nas axilas. Divulguei no Facebook, e acho importante orientar as pessoas que se preocupam com a saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dora,
      Minha intenção nesse blog é divulgar produtos veganos. E veganismo não é sinônimo de natural ou orgânico. Significa apenas que o produto não contém ingredientes de origem animal, nem foi testado em animais.
      Essas substâncias que vc disse causarem problemas, provocam em apenas algumas pessoas, propensas a alergias. E vc é provavelmente uma delas. Eu tive uma alergia usando um desodorante considerado natural, sem nenhuma dessas substâncias citadas. Conheço muitas pessoas que usam esse desodorante da Giovanna Baby e nunca tiveram problemas. Além disso, não há nenhuma comprovação científica/ligação direta que alegue que tais substâncias causem câncer ou distúrbios endócrinos. Já fiz uma busca bibliográfica e não encontrei nada definitivo. Se vc tiver esses artigos científicos publicados por estudiosos do assunto, eu gostaria de ler.
      Cada um é livre para escolher usar ou não produtos naturais e eu respeito tanto quem opte por usá-los como quem não se importa. Vou adicionar essa informação no post, para que quem seja alérgico fique atento.

      Excluir
  6. Tenho muita alergia e sempre escolho produtos mais tranquilos que não irritem pele e olhos. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive alergia também, tanto com produtos naturais, quanto com convencionais contendo substâncias mais agressivas. O importante é identificar qual substância causa a alergia e evitá-la.

      Excluir
  7. Eu gosto muito do Phebo e Granado, descobri a pouco o Giovanna Baby e por enquanto, ele ficará na lista de compras pelos próximos tempos.
    Anotei os outros nomes para quando cogitar mudar, eu já saiba em quais produtos confiar e onde adquiri-los.

    Bom início de mês!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maura!
      O bom deles é que são bem acessíveis, acha em qualquer farmácia. Já usei alguns da Phebo também e só não gostei muito do cheiro do amarelo.
      Bom mês pra vc também!
      Bjos

      Excluir
  8. olá. giovana baby acredito que não veja vegana. tem glicerol, que pode ser de origem animal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (veja óleo vegetal e gordura) em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oleico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicerol

      Excluir
    2. Olá,
      Pode ser que estejam mentindo, mas a Nasha me respondeu um e-mail recentemente e olha só a resposta:

      "Agradecemos pelo contato e interesse por nossos produtos.

      A Nasha Cosméticos é uma empresa conceituada, que tem profundo respeito e
      consideração por seus consumidores, seu objetivo é atender as necessidades dos clientes, preocupando-se com o seu bem-estar e garantindo a qualidade dos nossos produtos.

      Quanto a sua dúvida, informamos que o Pantenol que utilizamos é de origem
      vegetal ou sintética, a Glicerina e o Glicerol utilizados são de origem vegetal, não utilizamos lanolina em nossos produtos.


      Quanto a cera de abelha, informamos que é de origem animal porém é um
      produto "natural", o que queremos dizer com isso, não afetamos as abelhas de maneira nenhuma elas produzem esta cera naturalmente e os fornecedores de matéria prima utilizam parte desta cera, que é acumulada ao longa da
      produção das abelhas.


      Sempre que houver dúvidas ou sugestões entre em contato com o nosso SAC -
      Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou se preferir navegue em nosso site: www.nasha.com.br, nós teremos imenso prazer em atendê-la.

      Atenciosamente,

      Nasha Int. Cosméticos

      SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor"

      Excluir
  9. Olá.
    Tenho dúvida em relação ao Giovana baby, pois no rótulo diz "testado dermatologicamente". Sabe dizer como seria esse teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Um teste dermatológico pode ser feito sem o uso de animais. A Nasha (a qual a Giovanna Baby pertence) está na lista do PEA como empresa que não testa em animais. Então esses testes podem ser in vitro ou em humanos.

      Excluir
  10. Oi Eliana,

    Vim apenas compartilhar minha experiência com o desodorante da Alva: simplesmente ótimo.
    Enquanto os outros desodorantes eu tinha de usar de duas a três vezes ao dia, esse eu passo apenas de manhã e fico livre de qualquer odor até o final do dia.
    O valor é um pouco alto, mas creio que valha a pena, pelos benefícios (livre de álcool e parabenos) e porque dura mais.
    Usei o roll-on, pois o em bastão estava em falta. Da próxima vez vou testá-lo.
    Comprei na Natue (loja virtual cujo atendimento, aliás, é ótimo.

    Adorei a dica, que peguei daqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Que bom que a dica foi útil! Eu também adorei o desodorante da Alva, compartilho da mesma experiência que vc. Ele é melhor que todos que usei, além de ser natural.
      Sim, a Natue é uma ótima loja!!!
      Ultimamente tenho preferido usar o desodorante Crystal Fresh. Ele dura muito mais e é muito mais econômico. Fiz uma resenha dele aqui e fiquei impressionada com a eficácia dele:
      http://veganaelinda.blogspot.com.br/2013/07/achado-do-ano-desodorante-crystal-fresh.html
      Beijos

      Excluir
  11. Bom dia, uma pergunta, todos esses desodorantes são livres de alumínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mel,
      Nem todos são livres de alumínio. Tem que checar os ingredientes. Se estiver interessada em um desodorante sem alumínio, recomendo esse: http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/07/achado-do-ano-desodorante-crystal-fresh.html

      Excluir
  12. Outro que é muito bom é o desodorante antitranspirante da Skala, na fórmula contém óleo vegetal de abacate, sais minerais, Allatoin, Teclosan, silicones e Alumínio em média/baixa concentração, e 0% de alcoól. Na embalagem informa que a empresa não testa em animais, e pelo que entendo um pouquinho de ingredientes, não tem nenhum ingrediente de origem animal na composição dos desodorantes. O desodorante custou R$7,90 =) Preço camarada, hehehe. O cheiro que peguei foi Proteína do leite, mas não achei nada do tipo Milk Protein... o cheiro é muito agradável e mais suave dos três que vi na perfumaria.

    Bjoo!

    ResponderExcluir
  13. Olá td bem? preciso tirar uma dúvida: comprei o desodorante em pedra da cristal fresh na galeria do Rock, mas como devo usá-lo ? já li que é molhar um pouquinho com agua e passar na axila, mas a impressão que não estou passando nada ou que não está saindo nada da pedra que indique estou usando o desodorante. Tenho que esfregar por quanto tempo na axila? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, tudo bem e você?

      Depois dá uma olhada nesse vídeo que explica como aplicar desodorante de cristal. Vc tem que passar por mais tempo nas axilas, não é como um desodorante roll on comum.

      https://www.youtube.com/watch?v=2ZLUk04R_rw

      Excluir
  14. Oi Eliana,eu uso o desodorante da phebo, de inicio eu não dei muita coisa por ele pois paguei cinco reais no roll on,mas me surpreendi muito e hoje em dia não fico mais sem ele.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.