Desabafo: Sobre Peles

00:44

O inverno está chegando (#winteriscoming) e as grifes de roupas e acessórios começam a lançar coleções de outono/inverno. Li em algum site que as peles dominaram os desfiles em NY e Paris desse ano. Estilistas como Marc Jacobs, Donna Karan, Carolina Herrera, entre outros, criaram peças confeccionadas com peles de bichos. E essa moda está chegando aos pouquinhos no Brasil, mesmo apesar de muita pressão contra da opinião pública. As empresas brasileiras metidas a fashion do ártico estão tentando enfiar goela abaixo produtos feitos de pele aos brasileiros deslumbrados e desavisados. E vai que a moda pega por aqui? 

Não queria abordar o fato de o Brasil ser um país tropical porque não existe a menor coerência entre o clima com o uso de peles. Mesmo na região subtropical, as temperaturas baixas não se comparam às de países frios com invernos rigorosos. Já vi pessoas defendendo o uso de peles em lugares frios. No entanto, estamos no século 21 e a tecnologia têxtil evoluiu de tal forma que não é mais necessário usar peles para se manter aquecido. Morei em uma cidade na qual a temperatura no inverno chegava a -20 graus Celsius e tinha que ir ao trabalho às 6 da manhã caminhando por cerca de 20 minutos sobre um chão de neve. E nunca precisei usar couro e muito menos pele para me manter aquecida. Os casacos de algodão e material sintético (lindos, por sinal) davam conta do recado. Essa desculpa de que usar pele em locais frios é aceitável, não cola. A semana de moda em Oslo na Noruega proíbe o uso de peles nos desfiles. Precisa de mais provas?

Não é preciso ser vegetariano nem vegano para perceber que o uso de peles financia uma rede de crueldade, mantendo animais silvestres sencientes confinados em jaulas durante uma vida e abatendo-os de forma medieval, arrancando a pele com o animal ainda vivo. (Quem ainda não conhece o processo, recomendo assistir vídeos no Youtube aqui). Toda tortura, sofrimento e brutalidade envolvidos se devem apenas à futilidade e ao pseudo-glamour. A tendência atual é tratar animais - que tem desejo por liberdade e interesse em não sofrer - com respeito. Saímos da Idade Média faz tempo. Ser chique é não ser conivente com um produto oriundo de exploração cruel. Pra que reviver uma época, uma estação, um lugar, uma moda que nem é nossa e nunca foi? Não faz sentido. O conceito já foi mudado, só falta seguir.

Tenho visto comentários de pessoas encarando a questão das peles como hipocrisia. Dizem que quem é contra peles deveria se tornar vegano antes de criticar alguém que usa pele. Eu prefiro um hipócrita que come carne e abomina o uso de peles, do que um coerente que come carne E não se importa em usar pele. Nossa luta é minimizar ao máximo a tortura e morte de animais sencientes. Entendo que a maioria das pessoas não nasce vegana, precisa de consciência e certo tempo para a transição. Já o uso de roupas feitas com pele é um cuspe na cara da ética. É não se importar com os animais. E isso demonstra um caráter sádico. Com tanta informação que dispomos, é inaceitável a insistência dessas pessoas em vender e usar peles.

Marcas brasileiras como Animale, Arezzo, Daslu, Guaraná Brasil, Lilly Sarti e Mixed ainda insistem em lançar e vender coleções de roupas e acessórios contendo peles verdadeiras. No ano retrasado a pressão sobre a Arezzo e a coleção "Pelemania" foi tão grande que a marca recolheu todos os produtos das lojas. Isso demonstra que o silêncio só ajuda o opressor, nunca a vítima. Não comprem nada que contenha pele, em caso de dúvida, leia a composição na etiqueta. Vamos questionar, contestar, enviar notas de repúdio através de e-mails, Twitter, Facebooks às marcas que ainda ousam vender peles no Brasil. Não visitem nem deem ibope para blogs e sites de moda que incentivam e tratam pele de animais com naturalidade. Não vamos deixar essa moda pegar aqui!

Eu ainda acho que essa questão deve ser uma questão de Direito. Há que se ter uma proibição legal, jurídica, que proteja os animais das barbáries humanas. Essa é a luta do veganismo: conseguir que animais sencientes tenham o caráter jurídico de pessoas de direito, não podendo ser usados como coisas, tendo seu direito à vida amparado por lei.

"Costumo perguntar às pessoas por que elas tem casacos de pele verdadeira de animais. Elas sempre dizem que é porque é um belo animal. Bom, eu acho minha mãe muito bonita, mas apenas tenho fotografias dela." Ellen DeGeneres





12 comentários:

  1. Ai, eu fico muito irritada com esse assunto, pois pra mim é uma questão tão logica, tão absurdamente simples de se evitar que só me entristece ver o quanto isso ta virando moda por aqui! :(
    Disse tudo Eliana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, também fico muito irritada e triste com a moda e essas marcas brasileiras, mas principalmente com as pessoas que financiam. Totais sem coração!

      Excluir
  2. Ahhh que pecado!!!
    Tb sou super contra isso, deveria ter lei, sei lá (tb nem sei se tem)...
    Isso é desumano =(
    Te desejo uma ótima tarde, beijos, Ariana.
    http://esmalteatrevido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que nem tem lei contra o uso de peles. E a maioria da matéria prima vem da China! :O
      Obrigada, Ariana!
      Bjos

      Excluir
  3. Pois é! É triste saber que ainda tem gente que por puro glamour, insiste em usar peças de pele de animais não-humanos...
    Eu nunca gostei, nem mesmo antes de ser vegan. Até hoje eu ainda não sei qual é a "graça" de usar o couro de outro animal. Seja numa vestimenta ou em qualquer outra peça...
    Ótimo tema! BJuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, também sempre achei ridículo.
      Fiquei sabendo de umas blogueiras brasileiras que estão incentivando o uso de peles e fiquei muito chateada!
      Obrigada!
      Bjos

      Excluir
  4. "Eu prefiro um hipócrita que come carne e abomina o uso de peles, do que um coerente que come carne E não se importa em usar pele. Nossa luta é minimizar ao máximo a tortura e morte de animais sencientes. Entendo que a maioria das pessoas não nasce vegana, precisa de consciência e certo tempo para a transição. Já o uso de roupas feitas com pele é um cuspe na cara da ética. É não se importar com os animais. E isso demonstra um caráter sádico. Com tanta informação que dispomos, é inaceitável a insistência dessas pessoas em vender e usar peles."

    Texto excelente. Concordo plenamente com você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliana, como vai?
    Sou vegana recente e estou pesquisando muito sobre isso na net. Recebi um e-mai
    pedindo para boicotar a empresa O Boticário - da qual era consumidora desde 86 -, pois eles promovem desfiles de moda com o uso de peles - aceitei e assinei na hora! Fazia muito tempo que eu queria deixar de usar o shampoo e o condicionador da marca, mas não encontrava substitutos aqui; agora que sou vegana, tudo ficou mais fácil. Jamais irei esquecer a dor, o extremo sofrimento e pedido de socorro - que nunca chega -, nos lindos olhos de um texugo. chorei muito ao ver as imagens horríveis da crueldade de que só a nossa espécie é capaz e foi isso, mais do que qualquer outra coisa, que determinou a minha mudança, definitiva, para o veganismo. Talvez você se interesse e queira assinar - está no Facebook -, também estou fazendo uma petição para acabar com a exploração e testes em animais, se quiser assinar, o link é este:
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Acabar de vez com a exploração e testes em animais/. Caso você assine, talvez possa enviar para outras pessoas - preciso de 100 assinaturas para que eles abracem essa causa. Muito obrigada, Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia,
      O link que vc mandou não está funcionando. Vc poderia me mandar o link por Facebook, que aí eu compartilho. O meu é http://www.facebook.com/pages/Vegana-e-Linda/430918627002638
      Bjos

      Excluir
  6. Oi Eliana, como vai?
    Sou vegana recente e estou pesquisando muito sobre isso na net. Recebi um e-mai
    pedindo para boicotar a empresa O Boticário - da qual era consumidora desde 86 -, pois eles promovem desfiles de moda com o uso de peles - aceitei e assinei na hora! Fazia muito tempo que eu queria deixar de usar o shampoo e o condicionador da marca, mas não encontrava substitutos aqui; agora que sou vegana, tudo ficou mais fácil. Jamais irei esquecer a dor, o extremo sofrimento e pedido de socorro - que nunca chega -, nos lindos olhos de um texugo. chorei muito ao ver as imagens horríveis da crueldade de que só a nossa espécie é capaz e foi isso, mais do que qualquer outra coisa, que determinou a minha mudança, definitiva, para o veganismo. Talvez você se interesse e queira assinar - está no Facebook -, também estou fazendo uma petição para acabar com a exploração e testes em animais, se quiser assinar, o link é este:
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Acabar de vez com a exploração e testes em animais/. Caso você assine, talvez possa enviar para outras pessoas - preciso de 100 assinaturas para que eles abracem essa causa. Muito obrigada, Márcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Eliana!
    Tudo bem?
    Acabei de ler a matéria,e também não gosto de roupa,e acessórios feitos com peles de animais! Acho, que as maiores culpadas, são essas dondocas deslumbradas,que acham um charme usar pele de animais tanto na roupa, como nos acessórios! Talvez, elas até saibam o mal que estão fazendo,mas coitadas, são alienadas por causa da sua vontade de ostentar alguma roupa que ninguém tenha, e os estilistas para não perderem a freguesa, começam a fazer essas crueldades! Nunca estive na Suécia,mas sei que um bom casaco de algodão,material sintético, esquentam tanto ou mais que a pele de um animal! Já fiquei com horror , nojo e ódio ao Marc Jacobs, pois li, que ele está fazendo casaco com pele de cães,logo eles, os nossos melhores amigos!O cara virou um tipo de estilista da "Cruela Cruel" do desenho/filme "Os 101 Dálmatas", do Walt Disney! Um abençoado final de semana

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.