Do Loiro ao Castanho com Naturtint!
Naturtint Dark Blonde - 6N (US$13.80)
Comprei essa caixa no iHerb há pelo menos 4 meses. Estava muito sem coragem de pintar de castanho depois de 10 anos só descolorindo com certa frequência. Mas chegou a um ponto em que eu não me identificava mais com a cor loiro claro e não achava que compensava tanto trabalho de manutenção e a grana que um cabelo loiro descolorido exige (hidratações constantes, desamareladores, banhos de brilho, retoques de raiz...). Enfim, resolvi tirar meu cabelo do armário e tentar voltar para a cor natural!
Escolhi a tintura Naturtint na cor Dark Blonde - 6N. A Naturtint é uma marca de tinturas veganas, com preocupação de possuir ingredientes mais naturais, sem amônia, metais pesados, parabenos e óleo mineral. Não chega a ser tão natural como a henna, mas ainda assim é menos agressiva que tinturas convencionais.
A cor natural do meu cabelo é castanho médio na raiz e claro nas pontas. Como cabelos descoloridos tendem a deixar a cor um pouco mais escura quando escurecidos, achei que o loiro escuro ficaria bem próximo da minha cor.
Comecei separando várias mechinhas e aplicando a tinta na raiz. Levei a tinta em direção às pontas, concentrando mais na raiz até a metade do cabelo, e deixando para as pontas somente o excesso, já que eu gosto de pontas mais claras e também porque eu percebi que apenas uma caixa seria pouco. Tenho muuuuuito cabelo!
O tempo de espera foi de 40 minutos. Depois lavei normalmente, usando os sachês de shampoo e condicionador que vieram na caixa. O shampoo não tem sulfato e não faz espuma. Achei muito difícil de espalhar! Precisei usar uma máscara que eu já tinha porque só o condicionador não foi suficiente.
Esse foi o resultado após secar:
![]() |
| Desculpem a cara de psicopata! |
A cor ficou exatamente a cor natural do meu cabelo! \o/\o/ Amei amei amei!!!! Ficou muito natural, nem parecia que tinha pintado. E o cabelo ficou macio e com um brilho bonito.
Só que depois de umas 3 lavagens começou a desbotar e ficar levemente alaranjado:
E depois de 10 lavagens, mais desbotado ainda:
Segundo a marca, a duração da tinta é de até 5 semanas, mas não foi isso que eu notei. A cor desbota muito rápido. E o fato de ter que ficar importando toda vez não é uma boa ideia. Além disso não é barata - custa aproximadamente 27 reais mais o frete.
Resumindo:
Pontos positivos
- Não danificou nem ressecou muito o cabelo, achei até que ficou mais macio que antes, o que é normal achar quando se tem o cabelo descolorido.
- A cor é realmente muito natural e lindíssima durante as primeiras lavagens.
- Contém ingredientes menos agressivos.
- A marca é vegana.
- Não tem cheiro forte.
Pontos negativos
- Desbota muito rápido no meu cabelo.
- É cara e tem que importar.
- Me deu dor de cabeça no dia seguinte.







Eu estou nesta mesma busca, também quero que o meu cabelo volte na cor castanho e não me adaptei à marca Surya ( para coloração, porque os demais produtos são bons).Meu cabelo desbota com facilidade porque lavo todo dia, então quero que mantenha mais a cor e que não seja agressivo...Tenho vontade de experimentar Amend, eles não testam em animais (mas não verifiquei ainda se a coloração tem algum ingrediente de origem animal.).Tem muito produto da Amend que salvou o meu cabelo...Parabéns pelo blog, tem me ajudado muito!
ResponderExcluirOlá Katiuscia, obrigada!
ExcluirTambém lavo o cabelo todo dia e cada vez a cor desbota mais. Li em algum lugar que cabelo descolorido demora um pouco pra fixar o pigmento.
Vou verificar a composição de tinturas profissionais como a da Amend Color Intensy. Caso não tenha nada animal, vou experimentar usar para ver se ela não desbota fácil. Conto aqui a experiência.
Obrigada pela dica!
Legal! Vou aguardar ansiosamente o próximo post sobre as opções de coloração vegana!
ExcluirEliana, seu cabelo ficou liiindo, adorei :DDD
ResponderExcluirObrigada, Jess! :)
ExcluirFiquei muito interessada neste assunto. Já uso alguns orgânicos. Bjos Celinha
ResponderExcluirAté agora essa foi a única tintura natural além da henna que eu testei. Ainda não achei outra!
ExcluirBjs
Ola, sera que alguém pode me dar dicas de marcas tonalizantes bons e que não testam em animais, pois sempre tonalizo meu cabelo em tons castanho acaju ou vermelho, e não estou gostando da marca que minha cabeleireira usa, ainda mais que faço veterinária e descobri sobre os produto veganos.. Se souberem de uma marca, para eu poder usar...
ResponderExcluirOlá Giovanna,
ExcluirVc já usou henna? A henna tem vários tons que tendem para o avermelhado. Existem tonalizantes com henna da Surya e da Kert (http://www.kert.com.br/keraton-henna), ambos não testam em animais e são isentos de ingredientes de origem animal.
Outra opção é o tonalizante do C. Kamura.
A Keune lançou recentemente uma linha totalmente vegana, a So Pure, mas ainda não usei porque é mais cara.
Nossa muito obrigado, faz tempo que estava procurando marcas veganas, so que como não conhecia a qualidade, ficava insegura de usar e não dar certo.. O seu blog é muito bom, eu indequei até as minhas amigas. Obrigado e vou testar essa marca.. Depois falo como fico.
ExcluirBom Natal e Ano Novo Eliana e para todos que visistam o blog..
Então as colorações Beauty Color e Alfaparf são veganas? :D Bjoss
ResponderExcluirVish! Vou corrigir isso. Acho que na época a Alfaparf não vendia na China.
ExcluirObrigada por lembrar!
Beijos
De qual site vc importou a Naturtint?
ResponderExcluirObrigada
Comprei no site iherb.com. Se quiser um desconto nesse site de $5 e $10 use o código: NAC181
Excluir