Óleo de Argan da Bioderm


Há algumas semanas eu fui na Lojas Rede trocar uns trecos que meu namorado comprou errado e me deparei com esse óleo de argan puro sem silicone. Lembrei que meu antigo vidro de óleo de argan tinha se espatifado no chão por eu ser tão estabanada - já perdi as contas de quantas sombras minerais eu já perdi deixando cair no chão... A embalagem desse é de plástico e tem válvula de spray. Achei ótimo.

Pra começar, ele não é um óleo puro, como informado no rótulo ("100% Finest Pure Oil"). A composição vai além do óleo em si:


O preço é uns 29 reais e vem 60 ml, o que não é tão barato por não ser totalmente puro. No entanto, se fosse comprar pela internet iria ter que pagar o frete (uns R$13). Achei que compensaria.

O perfume é meio amadeirado, tendendo a perfume masculino. É claro que eu tive que adicionar umas gotinhas de óleo essencial pra disfarçar um pouco o cheiro. Apesar de não ser ruim, ele fixa no cabelo.

Estou usando da seguinte forma: a cada 4 dias, durmo com bastante óleo no cabelo seco (aperto a válvula 4-5 vezes e distribuo de maneira uniforme, concentrando na metade de baixo. Ao acordar, lavo normalmente, uso um leave in protetor térmico orgânico da Alterna e depois finalizo com 1-2 "sprays" nas pontas - tenho o cabelo cheio, comprido e com química.

Faço o mesmo com o óleo de coco e outros óleos vegetais, e, sinceramente, não notei graaaandes diferenças desses óleos com o argan.

Acredito que ele mantém a hidratação do cabelo por mais tempo e não pesa. Estou tentando lavar dia sim, dia não, para evitar que a tinta desbote rápido e no segundo dia percebo que o cabelo não perde o efeito de hidratação nas pontas. Além disso, notei mais brilho e pontas unidas (menos frizz).

É  claro que a presença de silicone faria com que o cabelo ficasse muito mais sedoso e macio ao toque, sem falar que melhoraria o frizz. Mas então por que preferir um óleo sem silicone?

O silicone insolúvel em água tende a grudar nos fios e acumular com o tempo, fazendo com que fiquem mais pesados e opacos. Na verdade, o silicone não trata, apenas mascara os resultados. O uso de shampoos com sulfato tem poder de retirar esses resíduos. O fato é que eu não uso shampoo nas pontas e mesmo que usasse, tenho usado alguns shampoos sem sulfato ultimamente. E é impressionante como grande parte dos produtos que possuo contém silicones! Estou tentando comprar mais produtos sem silicones e óleo mineral (parafina).

A grande vantagem dos óleos vegetais puros é a função multiuso: pode ser leave in, finalizador depois do secador, potencializador de máscaras de tratamento (misturando algumas gotas antes de aplicar) e tratamento pré-shampoo para hidratar bem (usado com o cabelo ainda seco, antes de lavar).

Quem tiver oportunidade de comprar pela internet, há vários sites que vendem o óleo de argan puro, sem nenhum aditivo. A única vantagem desse da Bioderm é que pode ser comprado em lojas físicas. Além disso, há diversos outros óleos que produzem o mesmo resultado, ou bem parecido, como o óleo de macadâmia, pracaxi, linhaça, semente de uva etc. Cada um deve experimentar e ver com qual óleo o cabelo se dá melhor.

Lojas:

Sabão e Glicerina | Laszlo | Lojas Rede |

9 comentários:

  1. Adoro óleo de argan, tudo de bom! Adoro bioderm, ótimos produtos! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele, estou numa fase de amar óleos vegetais! Amo todos!
      Quais outros produtos vc testou da Bioderm? Esse é o primeiro produto que compro da marca!
      Bjos

      Excluir
  2. há 9 meses parei de usar shampoo e uso apenas bicarbonato de sódio e vinagre para enxaguar. é o 'no-poo'. simplesmente maravilhoso!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Já uso o vinagre de vez em quando pra enxaguar e realmente deixa o cabelo brilhante e macio. Mas bicarbonato eu nunca usei! Vou pesquisar como usar e tentar. Se for mesmo bom assim, vou contar minha experiência aqui!

      Excluir
  3. Por favor me diga quais são os puros óleos de argan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laszlo, Arte dos Aromas, Josie Maran. Se tiver como comprar fora, no iherb.com tem várias marcas.

      Excluir
  4. Eliana, você sabe se o Shampoo dessa linha tem algum ingrediente de origem animal? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas! É que mandei e-mail pra eles e não respondem! :/
      Brigadão! ;)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.