Porque os Copinhos Menstruais São Lindos

Diversos coletores menstruais. Imagem: reprodução Revista TPM.

Para quem ainda usa absorventes convencionais, saiba que além de testados em animais (obrigada, Anvisa), saem mais caros no final das contas, são menos ecológicos e muito menos higiênicos que os coletores menstruais.

Os coletores menstruais são copinhos feitos de silicone medicinal (hipoalérgico) reutilizável que substitui o uso de absorventes. 

São práticos, confortáveis (você esquece que está usando), econômicos, além de ser uma escolha sustentável. Dá para usar na natação, academia, corrida e até dormir com ele.

Para usar, é preciso inserir o coletor dobrado dentro da vagina, que ele se molda dentro do corpo e coleta o fluxo. Pode ser usado por até 12 horas (dependendo da quantidade de fluxo de cada uma). Depois é só retirar, lavar bem (sabonete neutro e/ou água fervendo) e usar novamente. Para quem tem dificuldade, tem vários tutoriais no Youtube explicando como colocar. Depois do período de adaptação, fica bem mais tranquilo.



A questão higiênica: como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, ele não exala odores. 

Para quem fica o dia inteiro fora de casa, dá para retirar e despejar o fluxo no vaso, depois recolocar. Se não tiver como lavar na torneira do banheiro, não tem problema. Depois é só lavar quando chegar em casa.

Só de imaginar quanto lixo é descartado na natureza por causa dos absorventes de algodão e plástico, sendo que poderíamos evitar tudo isso, já não é incrível?

Ainda não convenceu? 


Se fizer as contas, verá que é muito mais viável economicamente. Falando por baixo, se gastarmos por exemplo, 2 absorventes por dia, durante 5 dias, estaremos usando 10 absorventes por mês. Imagine que serão 13 ciclos por ano. O preço de um pacote com 10 custa em torno de R$5. Então por ano o gasto será de:

13 x  R$5 = R$65,00

Já o coletor menstrual, que possui duração de 5 anos ou mais, custa entre R$60 a R$90

Economia: R$590 por 5 anos.

Para as mulheres que ficam com frescura e "nojinho", por favor procurem se informar melhor! Falam como se os absorventes "Sempre Livre" ou "Intimus Gel", O.B. e afins fossem muito bonitos, higiênicos, cheirosos e confortáveis. Todo mundo menstrua e as pessoas se negam a lidar com isso como uma coisa absolutamente normal. Impressionante! Vamos abrir um pouco a cabeça e mudar para melhor nossos hábitos!

Onde comprar:

Green Donna - Guia Vegano (R$60)
Diva Cup - iherb (US$30) 
Miss Cup - Loja virtual e pontos de venda indicados no site (R$75)
Me Luna - Loja virtual (R$70)
Lady Cup - Loja virtual (R$89)
InCiclo - Loja Vista-se (R$75)

31 comentários:

  1. Que variação de preços. rsrs
    Eu venho "namorando" estes coletores desde que conheci, já apresentei para minha mãe e ela achou bem legal. Mas eu mesma, acho que nem posso usar né?

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qualquer forma, todos os preços são mais em conta que comprar absorvente comum!
      Por que não? Sem querer te influenciar, mas eu perdi minha virgindade com um OB mal colocado. rsrs e nem liguei pra isso! Mas a decisão é vc quem deve tomar!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Eliana!

    Eu simplesmente amo esses coletores, tenho 2 da marca Me Luna, do que tem uma bolinha na ponta. Recomendo os coletores para todas as mulheres que eu conheço. Não troco eles por nada, quando eu usava absorvente me sentia usando fralda...credo!hahaha Os meus já tem mais de 5 anos, ainda estão em ótimo estado,acho que como eu fico intercalando os dois, acabam durando mais. De qualquer forma não vou precisar deles tão cedo agora, só depois que o bebê nascer eles vão sair da minha gaveta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Eu também!!!! hahaha é tipo fralda mesmo. Depois que a gente acostuma, não entende como que vivemos tanto tempo sem saber disso.

      Excluir
  3. Hahaha, ótimo título!
    São lindos mesmo (além de ecológicos, econômicos e veganos) <3

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, não tô conseguindo apagar!

      Excluir
    2. Pode deixar que eu apago. Não vi nenhuma chamada, nem msg sua, você tentou entrar em contato comigo?

      Excluir
    3. Nossa, que retardada eu, só vi agora a opção excluir. Eu te mandei uma mensagem no blog, essa semana tá realmente difícil! Parece que acumulou tudo essa semana. Já que vc vem sempre aqui em BH, vamos combinar da próxima vez que vc vier, sem falta! Mil desculpas!

      Excluir
  5. Já vi esses coletores, mas até hoje não comprei e ainda tenho meio receio em usar! rs
    Mas foi bom você ter postado, que me faz pensar novamente! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa sim! Vale muito a pena!! Não é esse bicho de 7 cabeças que parece, não.
      Beijos

      Excluir
    2. Pois é, a gente fica com receio, né? mas vou testar, bjo

      Excluir
  6. Eu uso o miss cup há dois anos, ou quase isso, e foi a melhor coisa na minha vida!
    Além de ajudar a você conhecer seu próprio corpo, não polui e ainda é cruelty-free. <3 Não troco por nada.

    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Concordo totalmente! Acho que deveria ser mais divulgado, né?
      Bjos

      Excluir
  7. Olá,
    Me interessei por esses coletores. Mas ficou a duvida:
    "quando tira não fica muito sangue, não?" "E suja tudo?"

    ;~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália,
      Não fica muito sangue, depende do seu fluxo. Se vc tem medo que suje tudo, tira no banho, é o que eu faço!

      Excluir
  8. Olá, sabe de algum sabonete neutro vegan para a higienização?

    ResponderExcluir
  9. Já tentei de todas as maneiras colocar o inciclo mais fundo para que o cabinho não fique para fora mas ele não entra.. E quando eu consigo colocar ele todo ele vai voltando aos poucos ate que o cabo volte a aparecer do lado de fora. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia,
      Vc já tentou cortar o cabinho com uma tesoura?

      Excluir
    2. Cortei metade dele pra ver se ajudava mas mesmo tendo só metade do cabinho eu não consigo fazer com que ele fique parar dentro. Devo cortar tudo entao?

      Excluir
    3. Se vc consegue "forçar" o copinho pra fora sem precisar puxar pelo cabinho, então não tem problema cortar tudo. Mas envia um e-mail pra empresa explicando o seu problema que eles poderão te ajudar melhor.

      Excluir
  10. Meu fluxo só é maior nos dois primeiros dias e depois fica naquela de só sujar mesmo. Como vcs fazem durante essa fase, têm alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que o copinho não serviria nesse caso?
      Tem o Natracare, que chegou no Brasil há pouco tempo. Ele é importado da Alemanha, é cruelty free e vegano. https://www.facebook.com/NatracareBrasil

      Excluir
  11. Eliana,comprei o da aneer por R$24,90 no ML
    Super gostei!

    ResponderExcluir
  12. Oi Eliana! Amo seu blog, é inspirador! Estou em um grupo de ajuda no face de copinhos menstuais e vejo as meninas falando sobre as marcas Fleurity e Lunette... como elas não estavam na sua lista, pensei não serem veganas... Ou estou errada?
    Muitos beijos e muito sucesso! Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Muito obrigada pela mensagem!
      Eu não conheço essas marcas. Não indiquei por isso, não saberia dizer se elas testam, eu teria que perguntar no SAC e pesquisar se vendem na China.
      Beijos

      Excluir
  13. Li que o silicone da InCiclo e da Fleurity é de uma empresa que faz testes em animais (Dow Corning)... No google aparece um monte de "estudos" conduzidos por esta empresa na qual utilizaram animais como cobaias. A Korui disse não fazer testes, mas também não quer revelar o fornecedor, e a Lumma disse que a informação que o seu fornecedor passa é de que todo silicone é testado em animais independente de marca... :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou procurar saber sobre isso.
      Acredito que todo silicone cirúrgico tenha sido testado em animais em algum estágio. Não sei se existe algum fabricante de silicones cirúrgicos que não tenha realizado testes em animais no passado, até porque, esses silicones são batante usados em cirurgias plásticas. Mas como temos que usar alguma coisa durante a menstruação, que seja a mais ecológica e prática, né? :/

      Excluir

Tecnologia do Blogger.