Porque os Copinhos Menstruais São Lindos
![]() |
| Diversos coletores menstruais. Imagem: reprodução Revista TPM. |
Os coletores menstruais são copinhos feitos de silicone medicinal (hipoalérgico) reutilizável que substitui o uso de absorventes.
São práticos, confortáveis (você esquece que está usando), econômicos, além de ser uma escolha sustentável. Dá para usar na natação, academia, corrida e até dormir com ele.
Para usar, é preciso inserir o coletor dobrado dentro da vagina, que ele se molda dentro do corpo e coleta o fluxo. Pode ser usado por até 12 horas (dependendo da quantidade de fluxo de cada uma). Depois é só retirar, lavar bem (sabonete neutro e/ou água fervendo) e usar novamente. Para quem tem dificuldade, tem vários tutoriais no Youtube explicando como colocar. Depois do período de adaptação, fica bem mais tranquilo.
A questão higiênica: como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, ele não exala odores.
Para quem fica o dia inteiro fora de casa, dá para retirar e despejar o fluxo no vaso, depois recolocar. Se não tiver como lavar na torneira do banheiro, não tem problema. Depois é só lavar quando chegar em casa.
Só de imaginar quanto lixo é descartado na natureza por causa dos absorventes de algodão e plástico, sendo que poderíamos evitar tudo isso, já não é incrível?
Ainda não convenceu?
Se fizer as contas, verá que é muito mais viável economicamente. Falando por baixo, se gastarmos por exemplo, 2 absorventes por dia, durante 5 dias, estaremos usando 10 absorventes por mês. Imagine que serão 13 ciclos por ano. O preço de um pacote com 10 custa em torno de R$5. Então por ano o gasto será de:
13 x R$5 = R$65,00
Já o coletor menstrual, que possui duração de 5 anos ou mais, custa entre R$60 a R$90.
Economia: R$590 por 5 anos.
Para as mulheres que ficam com frescura e "nojinho", por favor procurem se informar melhor! Falam como se os absorventes "Sempre Livre" ou "Intimus Gel", O.B. e afins fossem muito bonitos, higiênicos, cheirosos e confortáveis. Todo mundo menstrua e as pessoas se negam a lidar com isso como uma coisa absolutamente normal. Impressionante! Vamos abrir um pouco a cabeça e mudar para melhor nossos hábitos!
Onde comprar:
Green Donna - Guia Vegano (R$60)
Diva Cup - iherb (US$30)
Miss Cup - Loja virtual e pontos de venda indicados no site (R$75)
Me Luna - Loja virtual (R$70)
Lady Cup - Loja virtual (R$89)
InCiclo - Loja Vista-se (R$75)

.jpg)


Que variação de preços. rsrs
ResponderExcluirEu venho "namorando" estes coletores desde que conheci, já apresentei para minha mãe e ela achou bem legal. Mas eu mesma, acho que nem posso usar né?
Beijos ^_^
De qualquer forma, todos os preços são mais em conta que comprar absorvente comum!
ExcluirPor que não? Sem querer te influenciar, mas eu perdi minha virgindade com um OB mal colocado. rsrs e nem liguei pra isso! Mas a decisão é vc quem deve tomar!
Beijos
Oi Eliana!
ResponderExcluirEu simplesmente amo esses coletores, tenho 2 da marca Me Luna, do que tem uma bolinha na ponta. Recomendo os coletores para todas as mulheres que eu conheço. Não troco eles por nada, quando eu usava absorvente me sentia usando fralda...credo!hahaha Os meus já tem mais de 5 anos, ainda estão em ótimo estado,acho que como eu fico intercalando os dois, acabam durando mais. De qualquer forma não vou precisar deles tão cedo agora, só depois que o bebê nascer eles vão sair da minha gaveta.
Oi Vivi,
ExcluirEu também!!!! hahaha é tipo fralda mesmo. Depois que a gente acostuma, não entende como que vivemos tanto tempo sem saber disso.
Hahaha, ótimo título!
ResponderExcluirSão lindos mesmo (além de ecológicos, econômicos e veganos) <3
Oi Jess,
ExcluirComo não amar, né?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Vivi, não tô conseguindo apagar!
ExcluirPode deixar que eu apago. Não vi nenhuma chamada, nem msg sua, você tentou entrar em contato comigo?
ExcluirNossa, que retardada eu, só vi agora a opção excluir. Eu te mandei uma mensagem no blog, essa semana tá realmente difícil! Parece que acumulou tudo essa semana. Já que vc vem sempre aqui em BH, vamos combinar da próxima vez que vc vier, sem falta! Mil desculpas!
ExcluirJá vi esses coletores, mas até hoje não comprei e ainda tenho meio receio em usar! rs
ResponderExcluirMas foi bom você ter postado, que me faz pensar novamente! bjo
www.vivaverdevivabem.blogspot.com
Pensa sim! Vale muito a pena!! Não é esse bicho de 7 cabeças que parece, não.
ExcluirBeijos
Pois é, a gente fica com receio, né? mas vou testar, bjo
ExcluirEu uso o miss cup há dois anos, ou quase isso, e foi a melhor coisa na minha vida!
ResponderExcluirAlém de ajudar a você conhecer seu próprio corpo, não polui e ainda é cruelty-free. <3 Não troco por nada.
Beijo!!
Sim! Concordo totalmente! Acho que deveria ser mais divulgado, né?
ExcluirBjos
Olá,
ResponderExcluirMe interessei por esses coletores. Mas ficou a duvida:
"quando tira não fica muito sangue, não?" "E suja tudo?"
;~~
Olá Natália,
ExcluirNão fica muito sangue, depende do seu fluxo. Se vc tem medo que suje tudo, tira no banho, é o que eu faço!
Olá, sabe de algum sabonete neutro vegan para a higienização?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirUso sabonete líquido da Phebo ou Granado.
Já tentei de todas as maneiras colocar o inciclo mais fundo para que o cabinho não fique para fora mas ele não entra.. E quando eu consigo colocar ele todo ele vai voltando aos poucos ate que o cabo volte a aparecer do lado de fora. O que faço?
ResponderExcluirLucia,
ExcluirVc já tentou cortar o cabinho com uma tesoura?
Cortei metade dele pra ver se ajudava mas mesmo tendo só metade do cabinho eu não consigo fazer com que ele fique parar dentro. Devo cortar tudo entao?
ExcluirSe vc consegue "forçar" o copinho pra fora sem precisar puxar pelo cabinho, então não tem problema cortar tudo. Mas envia um e-mail pra empresa explicando o seu problema que eles poderão te ajudar melhor.
ExcluirMeu fluxo só é maior nos dois primeiros dias e depois fica naquela de só sujar mesmo. Como vcs fazem durante essa fase, têm alguma dica?
ResponderExcluirPor que o copinho não serviria nesse caso?
ExcluirTem o Natracare, que chegou no Brasil há pouco tempo. Ele é importado da Alemanha, é cruelty free e vegano. https://www.facebook.com/NatracareBrasil
Eliana,comprei o da aneer por R$24,90 no ML
ResponderExcluirSuper gostei!
Me manda o link da vendedora, please! :D
ExcluirOi Eliana! Amo seu blog, é inspirador! Estou em um grupo de ajuda no face de copinhos menstuais e vejo as meninas falando sobre as marcas Fleurity e Lunette... como elas não estavam na sua lista, pensei não serem veganas... Ou estou errada?
ResponderExcluirMuitos beijos e muito sucesso! Agradeço desde já!
Oi Renata! Muito obrigada pela mensagem!
ExcluirEu não conheço essas marcas. Não indiquei por isso, não saberia dizer se elas testam, eu teria que perguntar no SAC e pesquisar se vendem na China.
Beijos
Li que o silicone da InCiclo e da Fleurity é de uma empresa que faz testes em animais (Dow Corning)... No google aparece um monte de "estudos" conduzidos por esta empresa na qual utilizaram animais como cobaias. A Korui disse não fazer testes, mas também não quer revelar o fornecedor, e a Lumma disse que a informação que o seu fornecedor passa é de que todo silicone é testado em animais independente de marca... :|
ResponderExcluirOlá, vou procurar saber sobre isso.
ExcluirAcredito que todo silicone cirúrgico tenha sido testado em animais em algum estágio. Não sei se existe algum fabricante de silicones cirúrgicos que não tenha realizado testes em animais no passado, até porque, esses silicones são batante usados em cirurgias plásticas. Mas como temos que usar alguma coisa durante a menstruação, que seja a mais ecológica e prática, né? :/