6 Maneiras de Preparar a Soja Texturizada (PTS)
![]() |
| Fonte |
Uma das reclamações mais frequentes que escuto sendo tutora do projeto Anjo Vegano é: "Não suporto comer soja! Soja é horrível". Ao invés de recomendar outros grãos como grão de bico, lentilha, feijão ou quinoa, prefiro dar dicas de preparo da soja. Não é que eu não recomende outras leguminosas também, mas eu acho a soja uma mão-na-roda na vida dos veganos (rica em proteína, contém todos os aminoácidos essenciais, ferro e a PTS não possui gordura, além de ser gostosa, sim). Uma vez ouvi ou li alguém dizer que quem não gosta de soja é porque não sabe prepará-la e eu concordo 100%.
A maioria das comidas sem tempero e sem cozimento adequado é ruim. A carne fica saborosa por causa do sal, cozimento e temperos vegetais. Por que com a soja seria diferente?
Obs: PVT = Proteína Vegetal Texturizada = PTS = Proteína Texturizada de Soja
A PTS ou a PVT é o resíduo do óleo de soja, ou seja, é a parte desengordurada do grão de soja e é riquíssima em fibras e proteína.
Estas são as 5 formas que eu mais faço:
1. PTS com caldo de legumes
![]() |
| Fonte |
Seja com caldo de legumes em pó, tablete, caseiro ou até temperos como o Sazon, é a forma de preparo mais simples e que serve de base para o preparo da PTS hidratada em outras receitas. A forma de preparo é: ferva a água numa panela e acrescente o caldo de legumes (certifique-se que não tem carne na composição) ou o tempero sazon. Adicione a PTS e deixe cozinhar por alguns minutos, até que fique com consistência bem macia. Desligue o fogo e deixe de molho por uns 10 minutos. Caso queira, adicione um pouco de suco de limão no caldo para ajudar a tirar o gostinho amargo. Depois escorra bem a água da soja (se não escorrer bem, a chance de ficar com gosto amargo é grande!) e está pronta para comer com arroz, feijão, quinoa, salada, receitas diversas etc.
2. PTS para "sojasco" no espetinho
![]() |
| Toalha do restaurante da Dona Florinda! |
Prepare em uma vasilha o shoyu, molho inglês ou molho para espetinho (uso o da Sakura), cebola e pimenta a gosto. Deixo a soja de molho em água quente por 10 minutos, escorro bem e coloco de molho na vasilha com os molhos por uns 30 minutos ou mais, até que a soja absorva bem o molho. Depois coloco em palitos de espetinho ou num tabuleiro e levo ao forno até dourar. E pronto! Fica ótimo com farinha de mandioca torrada e limão espremido por cima. Fica mega crocante por fora e macia por dentro.
Obs: uma vez ofereci para uma pessoa nada vegetariana. Ela comeu e perguntou se era alcatra. HA-HA-HA!
3. PTS em molho a bolonhesa para massas
![]() |
| Fonte |
Preparo um molho ao sugo normal (com tomates pelatti ou molho de caixinha), tempero a gosto com alho, cebola, manjericão, orégano e azeite e adiciono a soja preparada como no item 1, só que deve ser da soja texturizada fina e se quiser pode ser da escura. Deixo cozinhando por um tempo até que absorva o gosto do molho de tomate. E coloco por cima de espaguete, lasanha, pizzas e massas em geral.
4. Strogonoff
![]() |
| Fonte |
5. Hambúrguer
![]() |
| Fonte |
Com a PTS preparada no item 1 (da fina) acrescento tofu, grão de bico batido no liquidificador, alho e cebola em pó a gosto, tahine, farinha de mandioca ou farinha de rosca e shoyu, até atingir o ponto da massa que dê para formar bolinhas e modelar os hambúrgueres. Assar na frigideira untada ou assar no forno.
Outra sugestão mais simples é misturar a PTS hidratada com farinha (de trigo, de milho, de mandioca etc) e com temperos (cebola, cheiro verde etc). Modelar e assar.
Dica: envolva os hambúrgueres modelados em saquinhos de plástico individuais e congele para ser assado em outro dia.
6. Indiano ("Dahl")
![]() |
| O visual final fica um pouco diferente disso |
Cozinho o grão de bico, a lentilha e a PTS (preparada como no item 1). Faço um molho com tomates frescos e leite de coco, deixo cozinhar com o tempero indiano e óleo a gosto. O segredo é acrescentar o curry e o tempero baiano (mistura de especiarias) para ficar como o Garam Massala, caso já não tenha em casa. Deixo cozinhando bem, até ficar uma "sopa". Cuidado que pode ficar muito picante! Vá experimentando aos poucos. Nem precisa de colocar sal. Super simples e nutritiva!








Oi Eliana!
ResponderExcluirPior que eu estou no time dessas pessoas que não gostam de pts e olha que eu preparo direitinho, às vezes até deixo marinando de um dia pro outro pra pegar bem o gosto dos temperos. Uma forma interessante de preparar também é na panela de pressão, fica super macia e não fica tão esponjosa. Embora não seja muito fã, eu faço ocasionalmente aqui em casa por causa do marido.
Oi Vivi!
ExcluirSério que vc não gosta? Até entendo porque não é a melhor coisa do mundo mesmo não. Mas vc tem que concordar que é uma mão na roda pra um monte de receita!
Já fiz na panela de pressão com salsicha Superbom e feijão! Fica bom mesmo. :9
Olá pessoal.
ExcluirSou vegan a 15 anos, então, como soja quase que diariamente. Hoje eu coloco a soja para hidratar no próprio molho ou seja, coloco óleo de girassol para esquentar, depois acrescento a cebola, o alho, o pimentão. o tomate. misturo coloco a soja, misturo bem e coloco água, tampo a panela e deixo secar. Fica saborossima.
Hummm deve ficar boa mesmo! Mas demora um pouco, né?
Excluir15 anos de veganismo?! Parabéns!
Olé meninas.
ExcluirTambém sou vegetariana há 5 anos e como muita PTS. A melhor maneira que encontrei de prepara-la é assim como foi descrita anteriormente. Nada desse negócio de hidratar antes....só perde a textura e perde o sabor. O legal é prepara-la assim como preparamos carne....refogamos o alho ou a cebola...acrescentamos os temperos (sempre uso pimenta-do-reino, açafrão ou cominho, chumichurri e assim por diante). Fica muito gostoso!
E ah...nem sempre uso molho shoyu...! O legal é sempre variar.
Adorei as receitas! Eu faço muito quibe e almôndegas! bjo
ResponderExcluirHmmm é mesmo!! Lembrei que faço almôdegas e kibes de vez em quando!! E são super simples, né?
ExcluirBeijos
Oi Eliana!
ResponderExcluirPior que é sério e eu já tentei um monte de preparações diferentes. Algumas ficam melhores, outras piores, mas eu passaria o resto da vida sem comer pts. Já faz 12 anos que eu como pts e eu já desisti de gostar. Mas realmente tenho que concordar que é uma mão na roda, rápida, prática e super versátil. Para quem está iniciando no vegetarianismo é uma ótima pedida também, eu me lembro de comer mais pts no comecinho. Eu faço a pts média na panela de pressão, chamo de pts gordinha porque é uma bolinha. Fervo por 5 minutos, desprezo a água. Troco a água e coloco na pressão por 5 ou 10 minutos, escorro a água, refogo com alho, ervas frescas coloco um pouco de molho de tomate e shoyo só para dar sabor e umedecer. Meu marido ama assim...haha. Se enjoar dela desse jeito, joga creme de leite, cogumelos e azetonas que vira strogonoff. Só reciclando as comidas..rs
Oi Vivi,
ExcluirComigo foi diferente. Eu não sabia preparar PTS e na época que eu virei vegetariana, nem tinha internet pra descobrir uma receita! haha Achava horrível também.
Hoje eu como PTS sempre e adoro. Talvez vc tenha pegado trauma!
Quando tiver disposição, tenta fazer com shoyu e molho de espetinho da Sakura e depois levar ao forno. Se vc não gostar, aposto que seu marido vai adorar! hehe Foi meu namorado que inventou.
Oi Eliana!
ExcluirPode ter um pouco de trauma mesmo. Eu não gostava do gosto e minha mãe ainda fazia terrorismo psicológico.
Esse jeito de preparar me deixou curiosa, preciso achar o molho de espetinho. Muito criativo seu namorado, meu marido mal faz arroz...haha. Quando fizer eu te conto o que achei. E com certeza vai agradar o maridão..haha
hahaha geralmente vegano que não sabe cozinhar passa fome! Ele também nem sabia cozinhar, mas aprendeu na marra. Eu ensinei umas coisinhas. Hoje ele se acha um chef, coitado! Ensina ele aí, Vivi!
ExcluirHahaha é a mais pura verdade. Eu também aprendi na marra, até o 19 anos eu queimava miojo literalmente. Eu até ensinaria alguma coisa pro meu marido, mas ele detesta cozinha. Normalmente ele passa tanto tempo sem comer que eu fico com dó e levo o café da manhã e o jantar na cama pra ele. Homens...haha
ExcluirAh eu tb não gostava, mas reconheci logo que eu que não sabia preparar. Comi uma vez hambúrguer de soja num rodízio vegano (não lembro o nome do restaurante, ficava na rua do CCBB aqui do Rio) e detestei, achei massudo demais... fiz vários testes na minha casa até que um me agradou: hidrato a proteína só com água e espremo bem, misturo cebola picada, cheiro verde picado, sopa de cebola em pó, tudo no olhômetro! E se precisar de mais liga coloco um pouco de farinha de trigo. Moldo os hambúrgueres bem fininhos e congelo vários empilhados com um plástico separando pra que não grudem. Depois frito numa frigideira antiaderente em fogo baixo até ficar bem torradinho.
ResponderExcluirOutra forma que deu certo foi preparar com berinjela picada, cebola alho, shoyu e caldo de legumes. Refogo a berinjela nos temperos, cozinho um pouco, depois adiciono a proteína e cozinho mais um pouco e fica uma delícia! Sou suspeita pq adoro berinjela!
Vou experimentar suas receitas, preciiiiiiso! ><
Oi Stephanie!
ExcluirDesculpe pela demora em responder.
Adorei essa sua receita com cebola e farinha, é bem simples e fácil de fazer. Eu vou adicionar essa informação no post, inclusive a dica de congelar!
Essa receita da berinjela também deve ficar bom, mas não sou tão fã.
Beijos e obrigada pelas dicas!
Gostei desse post!
ResponderExcluirAinda não experimentei Proteína Texturizada de Soja, mas já a descobri aqui no supermercado perto de casa, quem sabe, em breve irei compra-lá para ver se eu gosto!
Quando eu ainda estava tentando me tornar vegetariana, eu pedi para o meu irmão comprar para mim, hambúrguer de soja, que eu vi nesse mesmo supermercado, só que era da Sadia, converso que no início, gostei do sabor, mas depois fiquei com receio, porque tinha sabor parecido com o da carne, e pensei será que não é feito de carne? Porque tem sabor parecido, e é da Sadia, quem me garante que não o seja?
Então decidi não comprar mais desse produto!
Elina, a soja texturizada tem sabor parecido com o da carne? Porque se tiver, nunca irei comprar dela!
Que bom que gostou!
ExcluirA PTS tem textura carnosa, mas não tem nada a ver com o gosto de carne, a não ser que vc use temperos como o molho de espetinho, molho inglês, sazon etc. Aí ela absorve os temperos e fica com um gosto bem forte. Mas eu acho que vc deveria experimentar, sim! Ela é super barata, rende muito e é fonte de proteína e ferro.
Esse hambúrguer da Sadia eu nunca comi. Acho que ele leva ovo na massa.
Cuidado com molho inglês, se for um de verdade como o Lea & Perrin's. Ele tem peixe na composição. O L&P informa isso no rótulo, porém.
ExcluirSou vegetariana a uns dois anos, novinha comparado a todos vocês aí de cima... Hahaha.
ResponderExcluirE quem preparava as coisas para mim era a minha mãe e agora que eu tô morando sozinha eu fico pedindo ajuda pra ela por telefone... Achar vocês foi a melhor coisa desse ano, cansei de fazer o bolotão borrachudo... Hahahaha!
Beeeeijos!
hahaha que bom que o post foi útil, Sofia! :D
ExcluirA gente tem que aprender a cozinhar, senão passa fome ou come comida sem gosto!
Beijos
Oi florzinha!
ResponderExcluirSou fã do seu blog e gostaria de agradecer as receitas. Estou me processo de me tornar vegana, buscando alternativas aos alimentos que contenham carne e ao cosméticos convencionais. Buscando escolhas livre de crueldade e seu blog tem contribuído muito para isso
Novamente obrigada por compartilhar seu conhecimento
Obrigada pela mensagem, Mila! Fico muito feliz que o blog esteja ajudando :)
ExcluirParabéns pela decisão em se tornar vegana. Qualquer coisa que eu puder ajudar, é só perguntar.
Abraços!
Mas se é tão bom, porque lhe misturam tanta coisa para disfarçar o sabor? Eu só comprei hoje e vim aqui ver como se cozinhava, mas já estou a ficar desiludido...
ResponderExcluirA proteína de soja texturizada não tem gosto de nada, por isso ela deve ser temperada. O mesmo acontece com a carne, que precisa ser temperada, salgada etc.
ExcluirBom dia...
ResponderExcluirMuito interessante o blog... Primeira vez que acesso, e me interessei pela receita básica e com molho, pq sou louca por massa rsrs... Parabéns.
Acho que estou "meio" vegetariana... Era uma vontade antiga; carne de boi ñ como há anooooos... por puro nojo, mas quase ñ consumia legumes então ficava no frango e porco. Há cerca de 2 meses, comecei um processo de suplementação para correr, com acompanhamento com nutri e não sei explicar muito bem, mas nem essas últimas tenho conseguido consumir, acredito que tenha haver com o sangue.
Ainda consigo consumir peixe (me desculpem os veganos), mas não sei por quanto tempo.
Porem ando preocupada, apesar da minha nutri garantir que não há problema em deixar a proteína animal (minha preocupação era com anemia e coisas do tipo), pois conseguimos suprir com outros produtos (amaranto, quinoa, chia e soja), sinto que meus cabelos e unhas tem sentido “falta”. Isso aconteceu com você quando mudou a alimentação também?
Novamente parabéns pelo blog.
Abraço,
Rosana.
Olá Rosana,
ExcluirObrigada pela mensagem!
Desde que me tornei vegana há uns 8 anos, não senti nenhum problema de saúde relacionado à alimentação, meu cabelo e unhas continuam saudáveis, mas sempre comi direitinho (muita verdura) e tomei suplemento de B12. Quando me alimento mal por algum motivo e na tpm, também tomo suplemento contendo ferro. Peça para um médico solicitar exames de sangue e leve para sua nutricionista analisar. Pode ser que esteja faltando algo.
Talvez seja legal consumir mais alimentos ricos em proteína ou até shake de proteína isolada, como a proteína isolada de arroz, já que correr muito pode acabar consumindo mais energia e músculo.
Abraços e boa sorte!
Olá! Qual quantidade de molho devo usar no espetinho?
ExcluirMuito obrigada pela resposta Eliana... conversei ontem com minha nutri que concordou em eu estar precisando de vitaminas.
ResponderExcluirAbraço.
Isso é normal com todo mundo que se alimenta sem orientação de nutricionista. Todo mundo, mesmo quem come carne, tem deficiências nutricionais que só serão supridas se for procurada ajuda de profissional especializado, que eventualmente sugerirá algum suplemento vitamínico. Essa coisa de que vegetariano é mal nutrido é puro preconceito, ideia disseminada sem embasamento nenhum.
ExcluirAqui em casa é assim:quem é vegano como pensando na soja e quem come carne, come pensando que é carne...facilitou muito minha vida tenho opções mais variadas de cardápios. Estou adorando, e você faz assim também: coma pensando que é soja, pois é! Vai gostar!! Eu gosto, como pensando na soja, mesmo não sendo vegetariana. Não perca tempo!!
ResponderExcluirOi, eu gostaria de saber de pvt sabor bacon ou calabresa são veganas, to com medo de comer kkk
ResponderExcluirNão sei se no processo pra deixar com gosto eles usam produto animal, então resolvi perguntar.
Ótimo blog, acompanharei.
Oi, eu gostaria de saber de pvt sabor bacon ou calabresa são veganas, to com medo de comer kkk
ResponderExcluirNão sei se no processo pra deixar com gosto eles usam produto animal, então resolvi perguntar.
Ótimo blog, acompanharei.
Olá Lucas, obrigada.
ExcluirVocê tem que entrar em contato com a empresa e questionar a origem dos flavorizantes que podem ou não ser de origem animal. Algumas pts sabor bacon que eu não me lembro da marca agora são veganas.
Oi, adorei o seu blog! Faz uns anos que quero ser vegetariana mas, eu sei que me alimento mal, não gosto muito de vegetais e já sou bem magrinha, tenho medo de desnutrição...uma vez perguntei a um médico sobre isso(ele não é nutricionista nem nutrólogo) e ele me disse que eu não deveria deixar completamente produtos de origem animal, pois os vegetais não tem todos os aminoácidos...além de ter visto uma reportagem falando que o consumo de leite de soja por crianças estava levando a um desenvolvimento precoce, como menstruação em meninas de sete, oito anos. muita gente também diz que a soja não tem nutrientes. Fiquei confusa, será que a soja é saudável mesmo??? Enfim, mas atualmente estou com muita pena dos animais e nojo de carne, então comprei PTS e estava procurando o modo de preparo e achei seu blog, adorei as receitas, mas também vi gente dizendo que se ferver perde os nutrientes, ou que se não ferver ou colocar de molho, fica amarga e gente dizendo que cozinha sem colocar de molho antes e fica ótima! Por favor, me ajude a entender mais sobre a soja!!! Obrigada!!! Patricia
ResponderExcluirOlá Patrícia!
ExcluirMédicos que não são nutrólogos não entendem de nutrição. Se entendessem, não haveria a profissão de nutricionista.
Falei da soja aqui: http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/09/soja-nao-acredite-em-tudo-que-le.html e não é porque é vegano que tem que comer soja. Existem trocentos outros alimentos que substituem carnes e derivados de animais. O cozimento aumenta a absorção de nutrientes, inclusive da proteína. O ideal é você testar de várias formas e consumir da maneira que achar melhor, sem se prender a nutrientes. E, claro, diversificar sua alimentação.
Recomendo muito os vídeos do Eric Slywitch: https://www.youtube.com/channel/UCptCWTO2uq6jXcJLEvRhr8g
Abraços e boa sorte!
Sou vegetariana há 20 anos e estou tentando ser vegana. É difícil cortar o leite e derivados. Pts pra mim só a fina. Meu marido que não é vegetariano adora a pts em pedaços. Boa a dida do espertinho. Vou testar. RS. Na verdade a maior dificuldade que vejo no veganismo é ter que cozinhar. Ter tempo e disposição. Como meu motivo é ético não dá mais pra adiar isso.
ResponderExcluirCuidado com molho inglês, se for um de verdade como o Lea & Perrins. Ele tem peixe na composição. O L&P informa isso no rótulo, porém.
ResponderExcluirSou vegetariano (lacto) há 7 anos e não costumava comer pts com frequência até ter uma dieta montada de modo minucioso por um nutricionista especializado em nutrição esportiva, que incluiu a pts em meu jantar. Passei então a comer diariamente. Há alguns dias experimentei - pela primeira vez - uma pts (fina) da marca Camil. Tanto eu quanto minha esposa - que não é vegetariana - achamos que ela não tem aquele gosto rançoso característico da pts, pelo que não é necessário carregar muito nos temperos em seu preparo. Ela tem só um porém: leva corante caramelo em sua composição (pelo menos o pacote que comprei; não sei se existe algum outro tipo da mesma marca que não leve o corante).
ResponderExcluirNem todo corante caramelo é de origem animal. No caso da Camil, só perguntando pra marca. Vou tentar entrar em contato.
ExcluirTenho um food truck de comida saudável em Blumenau e faço hamburgers de pts e todos que comem adoram. Recomendo a todos
ResponderExcluirEstou iniciando no mundo vegetariano primeiro. Minha primeira receita com PTS foi uma farofa.
ResponderExcluirColoco azeite para e rosto a textura, depois acrescento um pacote de creme de cebola, deixo tostar mais um pouco e pronto. Uma delícia.
Olá gente td bem?
ResponderExcluirComecei agora a ser veganas, na verdade já tem uns 14 anos que não comia carne vermelha mais, depois de uma cirurgia que fiz do refluxo a qual fiquei algum tempo sem comer e, quando puder voltar a comer não consé guilherm mais comer carne nenhuma, tenho alergia a leite e, sempre estou com as vitaminas baixas, vou passar por uma nutricionista. Gostaria de saber se sabem de algum grupo no whatss pra troca de informações e receitas veganas. Ainda estou meio perdida e, até irritada pois as pessoas e até uma médica disse que é psicológico. Sei que não é, é uma questão até de ideologia.
Desde já agradeço. Se alguém souber de algo é puder me adicionar agradeço. Carol 44 998486262.
Olá gente td bem?
ResponderExcluirComecei agora a ser veganas, na verdade já tem uns 14 anos que não comia carne vermelha mais, depois de uma cirurgia que fiz do refluxo a qual fiquei algum tempo sem comer e, quando puder voltar a comer não consé guilherm mais comer carne nenhuma, tenho alergia a leite e, sempre estou com as vitaminas baixas, vou passar por uma nutricionista. Gostaria de saber se sabem de algum grupo no whatss pra troca de informações e receitas veganas. Ainda estou meio perdida e, até irritada pois as pessoas e até uma médica disse que é psicológico. Sei que não é, é uma questão até de ideologia.
Desde já agradeço. Se alguém souber de algo é puder me adicionar agradeço. Carol 44 998486262.
Boa noite Carol... Te recomendo 2 canais que eu considero bacana no YouTube de receitas veganas: Presunto Vegetariano e Vegetarirango. Boa sorte 😉, Rosana.
ExcluirOla boa noite. Eu preparo a soja fervendo a soja e depois refogando com alho e cebola mas fica sem sabor, o que poderia ser?
ResponderExcluirOlá, você espreme bem a água? Tenta colocar um pouco de shoyu ou outros temperos.
ExcluirEu adoro a PTS fina, mas tenho problemas em preparar a PTS grossa. Me tornei ovo-lacto-vegetariana há oito meses e ainda acho a PTS grossa esponjosa e sem sabor... Vou testar o sojasco 😊
ResponderExcluirObrigada
Não me adaptei à PTS grossa... me passa a impressão de ser carne... Mas faço muita coisa com a fina. Boa sorte.
Excluir