BB Creams: Precisamos Deles?

É notável que os BB creams ("Beauty Balm") estão cada vez mais populares entre as marcas e muita gente anda falando maravilhas dos produtos que estão brotando no mercado. Até pouco tempo atrás, nós ocidentais, nunca havíamos ouvido falar nesse produto tão conhecido entre as orientais. Mas fico me perguntando: vale a pena investir em um BB cream? Facilita a vida ou é só uma necessidade criada?

A proposta de um BB cream é reunir em um só produto: hidratante, protetor solar, primer, base, disfarce de poros abertos e das linhas de expressão. Dependendo da marca e da proposta de cada produto, alguns ainda contam com controle de oleosidade. Há uma variedade imensa de fórmulas de BB cream por aí. Algumas marcas declaram funcionar também como corretivo e para clarear a pele, outras afirmam até tratar o envelhecimento da pele.

Se é tão prático reunir vários produtos em um, podemos então abandonar todos os outros produtos (hidratantes, protetor solar, base, primer, creminhos anti rugas etc...)? Se a resposta for sim, ótimo! Vai ser uma bela de uma economia, tanto de grana quanto de tempo. No entanto, me parece que não é tão simples assim. Para achar determinado produto que se adeque à nossa pele, é preciso um pouco de esforço e tempo. Não é fácil encontrar um hidratante que seja levinho, hidrate bem, tenha cheiro agradável e não fique oleoso nem obstrua os poros. Pense como é difícil encontrar uma base que tenha cobertura legal, acabamento natural, tom similar ao da pele, ter boa duração etc. Com os BB creams não é muito diferente. Os benefícios podem ser enormes, mas se a cor não se adequar à da pele, não tem muito jeito de dar certo.

Lembro que há um tempo fazendo compras no ebay de uma vendedora da Coréia do Sul recebi como amostra um BB cream. Mas foi impossível usar! A cor era muito acinzentada e ainda ficava com aspecto de reboco! Mas devem ser ótimos para peles coreanas.

Vejo que são poucas as marcas de BB creams que investem na variedade de tonalidades. A maioria insiste em lançar apenas uma ou duas cores universais deixando de fora as peles mais escuras e se esquecendo dos diversos tons e subtons de pele existentes. Mesmo que a cor possa ser corrigida depois, o quesito praticidade fica comprometido.

Penso que é questão de opinião. Pode ser que pular vários passos de cuidados diários com o rosto seja extremamente importante para alguém. E, nesse caso, a escolha de um BB cream deve ser bem pensada para evitar futuros arrependimentos. Devem ser considerados: textura (para peles mais oleosas escolha fórmulas oil free ou em gel, peles secas um mais hidratante), cobertura (saiba se cobre ou não olheiras, manchinhas ou outras imperfeições), FPS (fator de proteção solar), cor e subtom (amarelado ou rosado), ingredientes com propriedades antioxidantes (para quem se preocupa com rejuvenescimento), se pode ou não agravar a acne, pesquisar sobre a duração na pele ou qualquer outra proposta que os BB creams apresentam. Veja também se a composição reflete mesmo o objetivo do que se queira em um BB cream.

Confesso que fiquei um pouco cética em encontrar um produto adequado para o meu tipo de pele que reúna os benefícios em um tubo. Ainda não estou convencida de que os BB creams são tudo isso que dizem. Minha preferência ainda é escolher cada produto de cuidado facial que funciona para o objetivo específico, e usar o tom certo de base que combine com o tom de pele (tarefa quase impossível), ao invés de misturar tudo em um tubo com preço superfaturado, tendo uma boa chance de dar resultados não tão favoráveis. Mas, de novo, é só o que eu acho.

Para quem quer experimentar (até porque testar maquiagem é sempre legal), deixo uns BB creams veganos:



1- Urban Decay SPF20- R$78
2- Alva SPF20 - R$156
3- Derma e SPF25- US$30
4- Tarte SPF30 - US$34
5-Lavera - US$32
6- Natura Chronos - Hydra Tonalizante FPS30 - R$40 (Não é BB cream mas a proposta é similar)
7- E.L.F. - Tinted Moisturizer SPF 20 - US$4 (Não é BB cream mas a proposta é similar)
8- Valmari FPS30 - R$70
9- Haut Cosmetics - US$40
10- Devita SPF15 - US$26

17 comentários:

  1. Poxa, post super bacana, Eliana! Não sou de usar maquiagem justamente porque preciso de produtos certos pra minha pele que é super sensível! Tenho tendência à ter alergia de um monte de coisa, então preciso tomar cuidado. Sem falar que realmente, a variedade de tons e subtons como foi bem dito no post, não é grande. Pra mim que sou negra com fundo amarelado, muita coisa fica cinza tbm kkkkkk.

    Muito bom o post,
    Beijos (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi! Obrigada!
      Ter alergia é muito chato! E pelo que tenho visto poucos produtos são antialérgicos. Acredito que maquiagem mineral (sem bismuto) possa ser ideal para quem tem certos tipos de alergia.
      É verdade, as empresas pecam em não oferecer cores e subtons adequados para todos os tipos de pele. Discriminam muita gente. Tem tanta empresa que simplesmente não disponibiliza cores mais escuras. Já vi um monte de reclamação em página de Facebook de empresa de cosmético sobre isso. Não sei se essa restrição de cores é economia tosca ou burrice mesmo! rss
      Beijos

      Excluir
  2. Caraca, quase caí pra trás com esse preço do bb cream da alva no Brasil :~
    Eu acho bem complicado esse assunto mesmo, mas ainda gosto de testar os bb creams quando acho algum que me interesse, vai que dá certo né? haha

    Conheço também o bb cream vegan da Haut Minerals e da Devita :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      Também achei caro demais! Não sei se vale a pena investir essa grana, não. Se der certo, ótimo, mas a chance de não dar certo em mim é alta! hehe
      O mais sensato por parte das empresas seria disponibilizar amostras, né? Mas essa mentalidade ainda não chegou no Brasil, infelizmente. Queria muito testar vários bb creams, mas como sei que muitos não irão dar certo na minha pele, acho meio arriscado.

      Não conhecia essas marcas, vou acrescentar aqui!! Obrigada pela dica!
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Eliana!
      Tenho uma boa noticia! A Ananda da Alva Brasil tá distribuindo amostras pra quem mandar um email interessado para ela (com nome e endereço certinho pra entrega), é só enviar um email para ananda@alvabrasil.com.br!

      Tenta pedir uma amostra do bb cream e vê se rola com vc :D

      Beijos!

      Excluir
    3. Oi Jess,
      Obrigada pela dica! Que legal que eles estão enviando amostras. O difícil vai ser testar, gostar e ter que vender um rim pra comprar o tubo! hahaha
      Mas vou mandar mesmo, vai que eu ache maravilhoso! Vc achou que valeu a pena?

      Beijos

      Excluir
    4. Oi Eliana! Então, testa, vai que dá! Dai tenta comprar no site da Alva Britânica, pois sai por R$80,00, já é melhor do que o preço daqui do Brasil né(apesar de ser ainda meio facada). Eu to gostando bastante dele, me adaptei sabe, achei que no inverno fica ótimo na pele, deixa hidratada e com um aspecto bem saudável (pq o frio resseca muito a minha pele, mas não sinto isso quando uso ele) mas o ruim é que talvez num verão não role usá-lo, tenho a impressão de que ele deixa a pele meio brilhante demais, parecendo oleosa no calor, sei lá.

      Beijos!

      Excluir
    5. Oi Jess, é verdade! Tinha me esquecido que podia comprar fora. Acho que vai sair por mais de 80 por causa da libra que aumentou muito! Mas vamos ver, quem sabe eu mude de ideia! Assim que receber conto minhas impressões aqui. Obrigada! :)

      Excluir
  3. A Valmari lançou há pouco tempo um BB Cream muito bom, principalmente pra quem tem pele oleosa. Vegan e não testado em animais (confirmação da empresa via e-mail)
    Fica outra super dica.
    O preço dele é em torno de R$ 70,00, um pouco salgado, mas lembrando que se usa bem pouco, acho que compensa. Pelo menos eu gostei muito da textura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dica legal, não sabia que o BB cream da Valmari era vegano. Pelo que sei, a marca utiliza poucos ingredientes de origem animal (lanolina e cera alba). Ótima dica, vou acrescentar aqui.
      Obrigada!

      Excluir
  4. Eliana achei importante te dizer que a Urban Decay foi vendida para a Lorea'l. Portanto o BB Cream Naked não é mais vegano.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Penso que a Urban Decay foi vendida pra L'oreal, mas continua sem a política de testar em animais e inclusive está na lista verde da PETA. Mas entendo que algumas pessoas não queiram comprar deles. Acho que aí vai de cada um. De qualquer forma, citei mais 9 marcas veganas para que cada um possa escolher.
      Beijos

      Excluir
  5. Essa reflexão é importante e respondendo a sua pergunta que você fez lá no começo eu acredito que o BB Cream é mais uma necessidade criada nesse mercado da beleza. Ou seja, é mais um produto para você comprar. Se todas as marcas disponibilizassem amostrinhas seria tão bom né! Comprei um BB cream somente e foi pra nunca mais! Agora uso o Hidratante Tonalizante da Natura que anda me satisfazendo e atendendo as minhas expectativas. Eu acho complicado um produto com tantas funções ter um resultado bom (visto qeu conforme as suas funções mais compostos químicos são adicionados). No final das contas esses produtos (na minha opinião) são meros protetores solares. Acho que se cria muita expectativa a respeito disso mas a pele é uma assunto complicado e cada organismo, bom! é um organismo diferente né.

    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackieline,
      Obrigada por expôr a sua opinião!
      Eu também acredito que os BB cream são protetores solar com tonalizante! A indústria cria necessidades e expectativas em torno de um produto que nem sempre é o que precisamos. Acho importante pensar antes o que realmente queremos, antes de pagar uma fortuna e arrepender!
      Beijos

      Excluir
  6. Ah, a respeito do tonalizante da Natura, a proposta é similar e quase ele é um BB cream. Confiei por conta da linha Chronos que é anti idade e bla bla bla.. não esperei muito da cobertura e por isso não me decepcionei. Acho que os BB creams NÃO susbtituem a base e a maquiagem completa não. Mas, isso é questão de opinião ne rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso da mesma forma! E se não substitui base e corretivo, qual o sentido, né? Se adaptar com um produto é muito complicado. E a chance de investir e dar errado é imensa!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.