O Mito do Colágeno

09:00

Há uma lenda de que a ingestão de colágeno via cápsulas ou através da gelatina faça bem para pele, unhas e cabelo. Vejo constantemente algumas fulanas falando que o colágeno é um de seus segredos de beleza. Se pesquisarmos um pouquinho veremos que isso não passa de uma falsa propaganda para enganar desavisados.

Para começar, o colágeno é uma das proteínas que constituem cabelos, unhas, pele, ossos etc. O organismo é capaz de sintetizá-lo através de aminoácidos ingeridos pelos alimentos.

Vamos pensar um pouquinho. Animais que possuem pêlos e cascos fortes como cavalos, elefantes e vacas não comem gelatina. De onde eles retiram o colágeno?

O colágeno é uma proteína composta basicamente por 3 aminoácidos: lisina, prolina e glicina. Ao ingerir proteínas, o organismo as quebra em aminoácidos. Cada aminoácido se agrupa formando diversas proteínas que serão destinadas às várias partes do corpo como tecidos, cartilagem, cabelo, unha etc.

Não adianta comer gelatina ou tomar cápsulas de colágeno, já que o processo de digestão irá quebrar a proteína colágeno em aminoácidos. Independente se comermos carne, leite, soja ou gelatina, todos serão quebrados em aminoácidos. E não temos o poder de escolher para onde as proteínas formadas por esses aminoácidos irão parar. O nosso organismo forma vários tipos de colágeno que poderão formar diversas estruturas. É provável que o colágeno ingerido será quebrado em aminoácidos que formarão cartilagem ao invés de uma pele esticadinha ou unhas mais fortes.



A melhor maneira de ter pele, cabelo e unhas fortes é consumindo alimentos ricos proteínas e vitamina C. As melhores fontes vegetais são: cereais (milho, trigo, aveia, arroz, quinua etc) e leguminosas (lentilha, feijões, soja, grão de bico, ervilha etc).

Além do mais, a gelatina e o colágeno comercial são derivados de ossos e cartilagem bovina. E a gente não quer dar nosso dinheiro suado para enriquecer pecuaristas exploradores de partes de animais. Cada vez que financiamos um subproduto animal, tornamos a morte e a exploração dos animais mais lucrativa. Lembrem-se: animais não são produtos!

Uma alternativa para quem gosta de gelatina é o ágar-ágar, que é uma alga marinha que possui a mesma textura que a gelatina. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e lojas de produtos japoneses.


43 comentários:

  1. Já vi muita gente tomando colágeno junto com a comida no café da manhã, maior eca! A revista dos vegetarianos trouxe uma matéria boa falando sobre esse assunto e afirmou exatamente o que você disse, devemos nos alimentar bem e ingerir proteínas para isso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, além de nojento é inútil!!! Não vi essa matéria, mas que bom que eles também divulgam isso.
      Eu parei de assinar a revista há um tempo. Achei que a abordagem era só saúde e pouquíssima coisa sobre direitos dos animais. Mas o assunto sobre saúde era muito interessante, principalmente as matérias feitas pelo Eric Slywitch.

      Excluir
    2. Sim, era a matéria de capa da revista até, se não me engano, tentei achar um pdf aqui pra te mandar mas não consegui :(

      Eu também adoro a seção de receitas deles, além dessa do Eric!

      Excluir
    3. Achei a matéria Jess!
      http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/colageno-revista-dos-vegetarianos.html

      Beijo ^-^

      Excluir
  2. Ótimo post. Vejo muita gente com essa conversa fiada de ingerir gelatina e capsulas de colágeno também.

    Além de ossos e cartilagem bovina, a pele suína também é usada pra isso. :/

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que eram usados porcos também, mas faz todo sentido. E o pior é que muita gente cai nessa, infelizmente.

      Excluir
  3. Oi Eliana!

    Eu acho macabras as capsulas de colágeno, colágeno em pó e gelatinas. Sem contar que é muito nojento mesmo. Mas tem mulher que faz tudo pela beleza, inclusive idiotices. Se disserem que esfregar a cara na bunda de um babuíno é bom pra pele vai ter muita mulher fazendo isso. Eu fico incrédula também quando vejo mães dando gelatina para bebezinhos e crianças, além dos ossos e cartilagem essa porcaria é o puro açúcar com corante. Não tem nada de nutritivo, muito pelo contrário.
    Gosto bastante de ágar-ágar, você faz do sabor que quiser, com suco natural, pedacinhos de fruta e ainda pode usar em receitas como mousses por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah pois é, muito sem noção!!
      Ágar-ágar é uma boa opção, fica igual gelatina, mas tinha que ser vendida em supermercados também. Acho tão difícil encontrar aqui em BH. Só vejo em lojas de produtos naturais.

      Excluir
    2. Oi Eliana!

      Aqui eu acho em um supermercado. Deve ser porque em Sp tem muito japa, então é mais comum encontrar produtos orientais. Em uma mercearia japa que tem perto do mercado central e no próprio mercado você encontra ágar-ágar também.

      Excluir
    3. Que bom saber desse ágar ágar. Tô feliz de saber que existe tantas opções naturais. Me tornei vegana definitiva desde novembro de 2017, estou pesquisando muito sobre alimentação natural, estou encontrando tantas coisas maravilhosas e gostosas. 😗

      Excluir
  4. Faz muito tempo que falo isso pras pessoas, masss, como a mídia quer vender mentiras e como as pessoas acreditam em TUDOOO que passa na TV glóbulo, gastam o $$ tão suado à toa.
    Feliz por ver mais pessoas na mesma linha.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pricila,
      Acho que falta mais informação! Na hora que as pessoas começarem a se informar melhor, vão parar de gastar o dinheiro com coisas inúteis!
      É triste ver revistas e programas de tv divulgando isso!

      Excluir
  5. Oi Eliana!
    Eu vi essa postagem assim que você postou, mas nem comentei :P
    Muito boa, mostrei para minha mãe para tentar tirar a ideia dela de comprar colágeno em capsula. Na verdade ela nem compra, mas está querendo. Porém acho que irá desistir depois de algumas coisas que descobri HEHE.

    A tal da matéria que a Jess falou, eu encontrei : D Aqui http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/colageno-revista-dos-vegetarianos.html

    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine,
      Só agora vi a mensagem, me desculpe! rs
      Muito obrigada por essa matéria. Não tinha visto isso na revista Vegetarianos! Vou incluir o link :D
      Beijos

      Excluir
  6. É maravilhoso ler oque a gente concretiza no dia a dia. Eu entrei em uma acadêmia(muito tempo atras.) e me induziram a ingerir o colágeno para que eu não ficasse flácida. Eu já era vegetariana, mas com pouca experiência. Fui ver a composição um tempo depois e me senti horrivelmente mal. Descobri por métodos de curiosidade que realmente não fazia/fez sentido eu tomar. Bom, assim hoje passeando por aqui li seu artigo e fiquei ainda mais feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda,
      Me desculpe pela demora em responder, só vi agora sua mensagem!
      Ainda não existem estudos científicos que comprovem os benefícios do colágeno. A melhor forma de combater a flacidez é ingerir proteína (tofu, leguminosas, castanhas etc) e fazer e exercícios (musculação e aeróbico).
      Legal que vc comprovou por si mesma! :D
      Beijos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Artigo fraco, falta referência e credibilidade... médicos formados e autoridades no assunto indicam o colágeno que é ótimo e favorece a pele, cabelo e etc... agora o consumo de gelatina, isso realmente é furada, apenas pela quantidade baixa de colágeno que é "insignificante".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano,
      O ônus da prova é de quem afirma algo. Se o colágeno ingerido favorece mesmo a pele e o cabelo, deve haver algum estudo científico que comprove. Eu não encontrei nenhum até agora e gostaria que vc me enviasse, caso os tenha. Aguardo.

      Excluir
    2. A primeira pessoa que me alertou sobre isso foi um professor de Bioquímica dos alimentos do Departamento de Nutrição da UFMG. Ele disse que não existe nenhuma evidência que justifique o consumo de colágeno para melhorar a pele.

      Excluir
    3. Olá Eliana. Você poderia citar algum estudo científico que comprove o que você disse?
      Abraço!

      Excluir
    4. Luiz,
      Se não há nenhum estudo científico que mostra que a ingestão de colágeno favorece pele, unhas e cabelo, não sou eu quem precisa mostrar um estudo que diz que isso é um mito. Mais uma vez, o ônus da prova é de quem afirma algo. Se você me mostrar um estudo com evidências de que a ingestão de colágeno é favorável ao ser humano, eu apago esse post agora.

      Da mesma forma se você afirmar que unicórnios existem, é você quem deve providenciar as evidências, e não eu quem deve mostrar artigos científicos que unicórnios não existem.

      Excluir
    5. Eliana, existem inúmeros estudos científicos que comprovam que o uso do colágeno hidrolisado em cápsulas é sim benéfico para a saúde, inclusive alguns com o foco na saúde articular e com resultados comprovados. O colágeno é uma proteína dificil de ser absorvida e sintetizada devido ao seu tamanho e peso molecular, por isso, a maioria dos colágenos realmente não funcionam. Mas existe sim no mercado produtos de alta tecnologia que oferecem uma alta absorção e resultados muito positivos, além de ser seguro e não ter contra-indicações. Vale a pena dar uma estudada pois existem muitos estudos que confirmam os benefícios e segurança do uso do colágeno hidrolisado de boa qualidade e procedencia.

      Excluir
    6. Soninha,

      Você poderia me enviar os links desses artigos científicos, por gentileza? Não adianta me mandar estudar, você tem que me mostrar as evidências. Já procurei no Pubmed e com diversos professores de universidades brasileiras. O professor de bioquímica de alimentos do Departamento de Nutrição da UFMG me disse que não existiam comprovações. Eu também encontrei estudos mostrando que a ingestão de colágeno é mesmo mito:

      http://www.uenf.br/portal/index.php/br/gelatina-e-colageno.html
      http://www.efsa.europa.eu/sites/default/files/scientific_output/files/main_documents/2291.pdf

      Excluir
    7. Você é uma arrogante sem caráter Eliana, que não autorizou (excluiu) meu comentário anterior só pq lhe mostrei que você estava errada. Fique aí com seu blog imbecil do qual me arrependi de comentar. Sei que você vai excluir esse daqui também, já que é isso que só isso que você sabe fazer :)

      Excluir
    8. "pq lhe mostrei que você estava errada"

      Estudos que comprovam a eficácia da ingestão de colágeno sobre a pele, unhas e cabelo: 0
      Estudos que comprovam que a ingestão de colágeno é mito:
      http://www.uenf.br/portal/index.php/br/gelatina-e-colageno.html
      http://www.efsa.europa.eu/sites/default/files/scientific_output/files/main_documents/2291.pdf

      Isso não é arrogância minha, são fatos. E você precisa de FATOS pra me mostrar que estou errada, não xingamentos de boba, feia e chata. No mais: https://www.youtube.com/watch?v=-PZ-WYiVkFI

      Excluir
  8. Eu também sou vegan, e jamais usaria o colágeno. Mas será que aumentando o consumo não aumenta também a provabilidade dele ir pra pele ou unhas? Ou ir em maior quantidade?

    ResponderExcluir
  9. Poxa, comprei um item no supermercado da NaturalLIfe com colágeno hidrolisado, comprei achando que não era nada de origem animal, decepção. Sorte que vim aqui na internet e encontrei esta matéria.
    Não é para gelatina é para shake, e tava na parte de "vegetarianos" no supermercado.
    Isso deve ser bexiga de aniversário derretida com açucar hahaahahah

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, não encontrei um estudo científico, mas achei esse artigo da Universidade Estadual do Nrote Fluminense explicando como o colágeno hidrolisado é digerido pelo nosso corpo, mostrando que de fato não é necessário ingerí-lo.

    http://www.uenf.br/portal/index.php/br/gelatina-e-colageno.html

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, não encontrei um estudo científico, mas achei esse artigo da Universidade Estadual do Nrote Fluminense explicando como o colágeno hidrolisado é digerido pelo nosso corpo, mostrando que de fato não é necessário ingerí-lo.

    http://www.uenf.br/portal/index.php/br/gelatina-e-colageno.html

    ResponderExcluir
  12. Um outro estudo sobre Colágeno Hidrolisado não encontrou nenhuma evidência que este poderia ajudar com as articulações/juntas.
    http://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/doc/2291.pdf

    ResponderExcluir
  13. BOM SABER...PAGAVA UMA NOTA NO COLÁGENO HIDROLISADO EM PÓ...PARABÉNS PELA MATÉRIA....ADMIRO VCS...VEGANOS...VEGETARIANOS....SOU CARNÍVORA...INFELIZMENTE....ADORO CARNE...MAS ADMIRO E MUITO ESSA ALTERNATIVA DE VIDA...POR RESPEITO AOS ANIMAIS....ABÇO!

    ResponderExcluir
  14. Esse site explica de maneira muito mais completa os mitos e verdades sobre o colágeno. Vale a pena ler os comentários, pois neles são esclarecidas muitas dúvidas. A nutricionista foi muito atenciosa com os leitores:

    http://www.vanessalobato.com/2009/06/colageno-sera-que-auxilia-na-firmeza-da.html

    Ps: ela não afirma que o suplemento de colágeno seja ineficaz. Ela orienta para que a suplementação seja realmente aproveitada pelo organismo, esclarecendo que cada pessoa poderá responder diferenciadamente quanto ao tratamento. Faltou colágeno nos ossos? O organismo focará a produção nesse aspecto. Isso não significa dizer que algumas pessoas não possam ter a pele beneficiada pela ingestão do colágeno hidrolisado. O resultado vai depender de cada organismo.

    ResponderExcluir
  15. Excelente post! Muito obrigada por partilhar!
    Adotei a dieta vegana a 2 meses e meio e estou sempre em busca de boas fontes de informação e ainda bem que cheguei até seu blog. Parabéns!!! Sou sua nova seguidora!
    Beijinhos
    Mari
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Bom, segue aí um artigo que encontrei, que sugere que o consumo do colágeno a partir dos 30, seria benéfico para estimular uma maior produção de aminoácidos. Porém, nada conclusivo, não sou vegana, mas tomo colágeno porque li que faz bem para as articulações, como tenho dores no joelho, achei interessante investir nesse suplemento. Mas pesquisando mais sobre o mesmo, encontrei esse post e decidi pesquisar mais sobre o assunto. De qualquer forma, acho enriquecedor essa troca de ideias e informações...

    http://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/18568/17395

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen,
      Desculpe mas isso não é um artigo científico publicado em revista científica. Os erros de português estão doendo os olhos.

      Além disso, um artigo somente não é conclusivo, principalmente na biológicas.

      Bom, me fala depois se as suas dores no joelho melhoraram.

      Excluir
  17. Diversos trabalhos evidenciaram os benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado para o organismo: i) melhoria da firmeza da pele; ii) proteção dos danos das articulações; iii) melhoria no tratamento da osteoporose; iv) prevenção do envelhecimento; v) anti-hipertensivo; e vi) proteção contra úlcera gástrica13, 21-27.

    ...


    Os resultados das pesquisas de Zague et al.27 indicaram que a ingestão de colágeno hidrolisado pode aumentar a produção de colágeno pelos fibroblastos e retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as mudanças relacionadas à matriz extracelular durante o envelhecimento por estimular o processo anabólico na pele.

    Fonte: Tatiane Ferreira da Silva; Ana Lúcia Barretto Penna*

    Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Unesp, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

    Artigo científico:

    http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552012000300014&lng=pt&nrm=iso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho acesso ao artigo completo, mas assim que voltar de férias verifico se tenho acesso a ele na faculdade.
      Pelo Abstract, o experimento da fonte 27 foi feito em ratos. É isso mesmo? A pesquisadora extrapolou para pele humana?

      Excluir
  18. Mesmo que o colágeno funcione podemos buscar métodos alternativos, tendo em vista as questões éticas em relação aos animais. Na área de estética existem inúmeros tratamentos à base de laser, microagulhas e outros que estimulam o colágeno e tem resultados muito visíveis.

    ResponderExcluir
  19. Muito esclarecedor! Agradeço porque ainda tinha dúvida sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  20. Estava procurando uma alternativa para o colágeno e encontrei o teu post.
    Em casa reduzimos de maneira drástica o consumo de carne mas ainda não somos vegetarianos.
    Mas em todos outros itens: cosmeticos, roupas...já sou vegana.

    Meu objetivo é deixar de enriquecer o agronegócio, a gente come os bois deles e com nosso dinheiro eles compram deputados para comerem nossa carne.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.