quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cronograma capilar com máscaras veganas

Há pouco tempo comecei a me interessar em cuidar e procurar por produtos que realmente tratam dos cabelos. Comecei a fazer o método de cronograma capilar e me dei muito bem com ele. É basicamente o revezamento de 3 tipos de produtos: produtos para hidratação (repor umidade), produtos para nutrição (repor lipídios) e produtos para reconstrução (repor proteínas).

Cada um deve adequar a frequência de uso dos produtos e os dias ideais da semana. Falando um pouco do meu cronograma, por exemplo, em uma semana uso uma máscara de hidratação na segunda-feira e na quinta durmo com um óleo no cabelo (para lavar na manhã seguinte). No sábado uso também a máscara de hidratação. Na outra semana faço o mesmo processo, mas uso um produto reconstrutor no sábado, por exemplo. E assim por diante. Tem muita informação sobre isso na internet. Outra coisa que melhorou muito foi parar de lavar o cabelo todos os dias e lavar dia sim, dia não. Senti uma diferença enorme! No começo foi difícil acostumar, mas vale a pena.

Vou deixar umas sugestões de máscaras veganas e produtos para os passos do cronograma. Os critérios que considerei para incluí-los como veganos foram as respostas dos SACs das empresas ou a indicação de vegano (ou sem ingredientes de origem animal), no próprio rótulo.


Hidratação - Ingredientes principais: glicerina vegetal, babosa (aloe vera), d-pantenol de origem vegetal, vitaminas e extratos vegetais 

  • Máscara Pós Progressiva da Bioextratus (contém queratina vegetal e pode fazer uma hidratação reparadora e até reconstrutora, dependendo do estado do cabelo)
  • Máscara Tânagra Health Hair Reparação Total
  • Máscara Hidratação Intensiva com colágeno vegetal da Acquaflora
  • Creme Yamasterol com aloe vera e d-pantenol 
  • Máscara Eco Therapy para cabelos secos da Amend 
  • Máscara Phytoervas SOS Restauração
  • Máscara Hidratante da Lunablu
  • Glicerina vegetal (basta acrescentar 1 colher para batizar qualquer máscara). Só misture a quantidade que for usar e separadamente.


Nutrição - ingredientes principais: óleos e manteigas vegetais como argan, coco, azeite, rosa mosqueta, karité, cupuaçu, buriti etc.

  • Óleo de Argan puro da By Samia
  • Máscara Botanique da Vizcaya
  • Óleo de Coco puro virgem Dr. Orgânico
  • Máscara Surya Fixação da Cor
  • Máscara Health Hair óleo de argan da Tânagra
  • Máscara Amazônia Preciosa para cabelos tingidos da Surya
  • Manteiga Capilar da Cativa
  • Óleo de Abacate da Bioessência

Reconstrução - ingredientes principais: queratina vegetal - proteínas do trigo, milho, soja ou arroz e aminoácidos vegetais: cistine, glutamic acid, serine, arginine, lysine, threonine, proline, alanine etc.

  • Máscara Reconstrutora Lunablu
  • Máscara Brazilian Keratin da Nunaat
  • Máscara Bio V Queratina da Vita Derm
  • Carga Proteica da Utopia
  • Reconstructor da Giovanni (Resenha aqui)
  • Máscara de Shitake da Bioextratus
  • Reconstrutor da Zerran
  • Spray Keravit da Bio Extratus
  • Paul Mitchell Color Care Reconstructive Treatment
  • Máscara Kera Max da Skafe
  • Queratina líquida obtida a partir de cabelo humano da Mapric (aqui)

43 comentários:

  1. Muito legal as dicas e as marcas. Já usei da surya e phytoervas, as outras ainda não! beijos
    vem me visitar www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele,
      Elas são boas, né? Seu cabelo nem tem química, nem precisa se preocupar!
      Beijos

      Excluir
  2. Oie, ótima dica de beleza, gostei mt do seu espaço.
    Espero sua visita no meu blog Super Veggs e espero sua curtida na fan page:
    http://facebook.com/SuperVeggs

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Já curti, muito legal o seu site!! Parabéns!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Eliana!

    Ótimas dicas! Eu sempre ficava na dúvida se a máscara era hidratante, reconstrutora ou nutritiva. Já usei essa de hidratação da phytoervas, mas meu cabelo não gostou. A linha eco therapy da Amend saiu de linha, pelo menos foi o que a vendedora de uma loja de cosméticos me disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Depois que a gente começa a ler rótulos, fica mais fácil saber sobre os ingredientes! Eu gostei da máscara da Phytoervas, mas dessas de farmácia, eu ainda prefiro a da Vizcaya.
      Que pena que vão tirar de linha. Parece que a Eco Therapy ainda é vendida na loja virtual da Amend: http://loja.amend.com.br/bus/0/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1////eco-therapy.aspx

      Excluir
    2. Oi Eliana!

      Meu cabelo é chatinho, custo pra achar produtos que ele aceite. Por isso acabo ficando nos óleos vegetais mesmo. Já joguei tanto dinheiro fora com shampoos, leave ins e máscaras que me deixaram com o cabelo horrível...haha
      Será que tão só vendendo o resto do estoque da linha eco therapy? Depois vou mandar um email perguntando se vai sair de linha mesmo.

      Excluir
    3. Oi Vivi,
      Se vc não tem química nenhuma no cabelo, nem precisa se preocupar em fazer nada disso. Pelo menos eu não me preocuparia! rs eu adoro mudar a cor do cabelo mas tô querendo voltar pra cor natural, justamente pra economizar tempo, paciência e $$!! Leva mesmo um tempo até descobrirmos o que dá certo ou não com nosso cabelo. E cada cabelo é uma sentença!

      Excluir
  4. Ai que legal! Esses dias eu estava querendo mesmo saber se a mascara da Bio Extratus, essa pós-progressiva, era vegana. Ela deixou meu cabelo divino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!
      Ah que bom que também gostou dessa máscara! Vou fazer uma resenha dela em breve. Tô querendo experimentar o shampoo, vc já usou ele?

      Excluir
    2. Shampoo? Nem procurei saber, pra falar a verdade. Eu to usando o da Phytoervas de coco, que eu gosto muito, mas eu quero trocar por algum orgânico. Sei lá, ando encucada com o tal do Lauril Sulfato... Mas olhe, a máscara realmente caiu muito bem no meu cabelo, ficou incrível.

      Excluir
    3. O shampoo da linha também não tem sulfato, por isso achei interessante! Aqui tem um post bem explicativo sobre o sulfato: http://www.produtosdebeleza.com/shampoo-sem-sulfato-segredo-para-cabelos-lindos.html
      Se vc busca por um orgânico, tenta o de lavanda da Herbia! :)

      Excluir
  5. Uau, adorei o poste! Eu tenho a máscara da tânagra (que vc me indicou) e shampoo e máscara fixação da cor (não tenho cabelo tingido, mas acho que pode ser usada quem tem cabelo ressecado...). Recomendo, bom demais sô! kkk :P

    Ah, 1x, em algum lugar aqui do blog vc comentou sobre bb cream, e hoje andei procurando no google por bb creams orgânicos e encontrei este (e mais alguns), que é vegan e livre de crueldade: https://janeiredale.com/us/en/mineral-makeup/mineral-makeup-foundation/glow-time-full-coverage-mineral-bb-cream.htm

    Não sei se enviam para o Brasil, espero que sim, caso contrário, dou um jeito de adquiri-lo! rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando da máscara da Tânagra! :D
      Li algumas resenhas muito positivas sobre ela, principalmente de quem tem o cabelo cacheado. E o legal é que no site da marca tem dizendo qual produto não tem ingrediente de origem animal! <3

      Nossa, achei bem carinho esse BB cream!! Mas é uma boa opção. Nesse site entrega no Brasil e eu já fiz umas compras lá, é confiável: http://www.beautybay.com/cosmetics/janeiredale/g/glowtimefullcoveragemineralbbcream/
      Se testar depois me conta se gostou.
      Beijos

      Excluir
  6. Ola, gostaria de saber se as mascaras tem que deixar o cabelo bem macio ou isso nao quer dizer que é boa. Pq ja usei umas de marcas famosas e nao senti maciez, mas penso q tvz as mascaras de reparacao nao façam isso, apesar de ser bom para o cabelo.
    Ai acabo sempre usando as que deixam o cabelo molinho....

    ResponderExcluir
  7. Olá Unknown,
    As máscaras reconstrutoras geralmente deixam o cabelo mais duro mesmo, porque podem ter queratina. Lembrando que o excesso de queratina pode deixar o cabelo quebradiço. O que vc pode fazer é usar um condicionador depois da máscara de reconstrução/reparação e usá-la com menos frequência. Mas isso não quer dizer que ela seja ruim.
    As outras máscaras (das outras etapas) tendem a deixar o cabelo bem macio. Se não deixam, use um condicionador depois. E quando o cabelo estiver seco é que vc nota se ela é ou não boa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliana!! eu estava procurando um cronograma capilar com produtos organicos, ou que fossem mas naturais mesmo, e gostei bastante de alguns dos produtos citados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      Alguns desses produtos não são orgânicos nem mesmo naturais, mas somente óleos e condicionadores orgânicos são suficientes caso não tenha químicas no seu cabelo.

      Excluir
  9. aí que poste incrível, parabéns, vc sabe me dizer se todos os yamasterol são veganos? tem 3 opções, proteína isolada, babosa e e oleo de argan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, obrigada!
      O branco e o amarelo são veganos, já o de argan eu nunca vi a composição, teria que pesquisar.
      Beijos

      Excluir
  10. muito obrigado Eliana. Seu blog sempre salvando vida, beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando, Karina!! :D
      Beijos

      Excluir
  11. Olá, sempre fico em duvida na hora de fazer compras, mas seu blog me ajudou muito hehe. Mas esses produtos que vc postou são testados em animais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia,
      Eles são todos veganos. Significa que eles além de não serem testados em animais, não contém ingredientes de origem animal. Se é vegano não pode ser testado em animais. :)

      Excluir
  12. A Máscara de Shitake da Bioextratus é reconstrutora, é que já blogs dizendo que é nutritiva então fico confusa... E a Nativa Spa de ameixa do Boticário é reconstrutora também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depende, Viviane. Em alguns cabelos mais detonados ela não é considerada reconstrutora, mas se o cabelo não estiver precisando de SOS, ela dá conta porque possui aminoácidos.
      Não conheço essa do Boticário. Ela contém ingredientes de origem animal e eu evito comprar da empresa.

      Excluir
  13. Oi Eliana, amo o seu blog, visito sempre que posso apesar de não ser vegana (e sim ovo-lacto...) mas me simpatizo com a causa, principalmente por evitar o uso de produtos que testam em animais.
    Eu estou usando o shampoo bomba com o Bio Extratus Shitake até vi uma resenha da marca aqui no blog, embora caro o produto é ótimo! Quero tirar uma dúvida, tem como substiuir o Bepantol (em creme e líquido)?
    Tô evitando até usar produtos de marcas nazistas, no caso a Bayer! Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, obrigada! :)

      Para qual finalidade vc usa o Bepantol? Já viu esse post que eu fiz? http://belezavegan.blogspot.com.br/2014/01/substitutos-veganos-para-o-bepantol.html

      Ah, eu também gosto dos produtos da Bio Extratus! Nunca usei o shampoo, mas tanto essa máscara de Shitake quanto a de Pós Progressiva são ótimas! Nem acho tão caro!

      Beijos

      Excluir
  14. Oi, o Phytoervas e natural mesmo? Se não for oq tem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cinthia, o que vc quis dizer com natural?

      Excluir
  15. Olá, Eliana! Adorei esse post..meu cabelo tá precisando desse socorro! Vou começar essa semana e queria saber se é interessante tb intercalar shampoos. .quais tipos seriam melhor pra usar nesse processo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amelia,
      Não tem necessidade de usar um shampoo especial, nem intercalar. Seria legal usar um shampoo de limpeza profunda a cada 15 dias e nos outros usar um shampoo mais suave, de preferência sem sulfato, que é um ingrediente que tende a ressecar o cabelo.

      Excluir
  16. Usei a máscara da Keramax bio blindagem, achei ótima o cabelo fica macio sem frizz e totalmente recuperado. Aprovado. A linha de shampoo e condicionador também são ótimos.

    ResponderExcluir
  17. Usei a máscara da Keramax bio blindagem, achei ótima o cabelo fica macio sem frizz e totalmente recuperado. Aprovado. A linha de shampoo e condicionador também são ótimos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Eliana! Tudo bem?
    Adoro seu blog, suas dicas sempre me ajudam muito!! :)

    Estou começando a fazer cronograma capilar agora e tenho uma dúvida: como você lava o cabelo no dia seguinte para retirar todo o óleo da umectação?
    Sempre vejo que deve-se lavar com água morna e shampoo transparente, mas fiz umectação com óleo de coco, deixei duas horas e lavei com o shampoo Phytoervas Revitalização e Brilho (da embalagem vermelha) e, mesmo após três lavagens, o cabelo ficou extremamente oleoso no comprimento (na raíz nem tanto).
    Qual shampoo você costuma utilizar? Será que estou fazendo algo errado, aplicando muito óleo talvez?

    Obrigada e parabéns pelo blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciane, fico feliz que o blog esteja ajudando!

      Sim, eu lavo no dia seguinte normalmente com shampoo (passo 2x) e depois uso condicionador.
      Será que vc não está usando muita quantidade de óleo no cabelo? Uso mais ou menos 1 colher de sopa no cabelo todo, que é bem cheio e comprido.

      Tenta passar menos quantidade. Tem gente que passa 1 colher de chá no cabelo todo.

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Devia estar passando muito mesmo, então!
      Tenho pouco cabelo e estava usando uma colher de sopa, acho que até um pouco mais... rs
      Vou tentar usar menos pra ver como fica. ;)

      Muito obrigada pela ajuda!! :D

      Beijos!

      Excluir
  19. uma pena que todas as mascaras de hidratação contem quimicos com EDTA e BHT que são cancerigenos...a saga continua, mas obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Acredito que substâncias químicas consideradas cancerígenas dependem da quantidade e frequência usadas e como são usadas. Não entendo de que forma um ingrediente como o EDTA ou o BHT irá entrar em contato com a corrente sanguínea por uma máscara capilar aplicada nas pontas do cabelo!

      Excluir
    2. " Based on the available data, the Cosmetic Ingredient Review Expert Panel found that these ingredients are safe as used in cosmetic formulations."

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12396676

      Final report on the safety assessment of EDTA, calcium disodium EDTA, diammonium EDTA, dipotassium EDTA, disodium EDTA, TEA-EDTA, tetrasodium EDTA, tripotassium EDTA, trisodium EDTA, HEDTA, and trisodium HEDTA.

      Excluir
  20. ameeei, me salvou, estava super quebrando a cabeça atrás de produtos pro cronograma que fossem veganos!

    ResponderExcluir