Tinturas, tonalizantes e descolorantes veganos

Sou questionada com certa frequência a respeito de tinturas, tonalizantes e descolorantes veganos. A maioria das colorações de empresas que não testam em animais leva queratina e colágeno de origem animal, aminoácidos da seda e cera alba, por exemplo. E para piorar muitas empresas não deixam claro se o produto é mesmo isento de ingredientes de origem animal.

Para minha tristeza eu descobri há pouco tempo que a Joico e a Alfaparf testam em animais, já que, ao que tudo indica, estão sendo vendidas na China (fonte: aqui e aqui), ou seja, deixaram de ser cruelty free!

Resolvi fazer uma lista com várias opções de tinturas veganas baseando em informações nos sites, respostas de SAC e na leitura da composição do rótulo. É importante dizer que nem todos os produtos dessas empresas são veganos. Pode ser também que existam outros produtos veganos que eu não mencionei. Nesse caso, peço a gentileza de que quem souber de mais algum deixar o nome do produto nos comentários.

PRODUTOS INTERNACIONAIS



1. Aubrey - Coloração natural
2. Naturtint - Coloração sem amônia (Resenha aqui)
3. Tints of Nature - Coloração sem amônia
4. Manic Panic - Flash Lightening Kit de mechas/luzes 
5. Herbatint - Coloração sem amônia
6. Tints of Nature - Kit de mechas/luzes
7. Manic Panic - Tinta fantasia
8. Manic Panic - Amplified tonalizante desamarelador
9. Aveda - Coloração  Não é mais cruelty free!!
10. Paul Mitchell - Ink Works, XG, PM Shines
11. Special Effects - Tinta Fantasia
12. Lush - Henna
13. Overtone (Entrega no Brasil)
14. Directions (Entrega no Brasil)


PRODUTOS NACIONAIS


1. Kert - Keraton Henna tonalizante com certificado orgânico
2. Surya - Henna com certificado vegano (Resenha aqui)
3. Yamá - Dekap Color
4. Intea - Loção Clareadora (Resenha aqui)
5. Cless - Lighner Pó descolorante (exceto o de proteínas do leite)
6. Yamá- Água Oxigenada
7. Amend - Pó descolorante Aloe Vera e Silicone (somente o de embalagem vermelha)
8. C. Kamura - Tonalizante Color Intense
9. Keune - Coloração So Pure (a linha So Pure é isenta de ingredientes de origem animal)
10. Phytoervas - Coloração Phytocolor

Atualização 07/09/2015:

11. Coloração e revelador Itely Colorly 2020  Não é mais cruelty free (vende na China!)
12. Tonalizante Keraton Hard Fix da Kert



Composições: 








56 comentários:

  1. Adorei as dicas, ótimos produtos..queria usar a tintura da phytoervas, mas não acho em lugar nenhum! jo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele,
      Então eu também não consigo encontrar aqui em BH. Já entrei em contato com o SAC, mas não me responderam. Tem que comprar online, mesmo.

      Excluir
  2. As da Yamá geralmente estão entre as mais baratas no mercado e são muito boas! Quando eu tinha cabelo colorido (2008) eu usava bastante. :)
    Essas tintas da manic panic... <3 Pena que são caras.
    Fiquei com vontade de voltar a ser colorida. ashudioahsuda
    :****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia ficar lindo em vc!
      Mas não sei se teria paciência de descolorir de novo e gastar $$ com manutenção...

      Excluir
  3. Já usei a água oxigenada da Yamá e o pó descolorante da Amend. Ambos são bons e baratos. :)
    Da Phytoervas nunca usei tintura só shampoo mesmo, e gostei também. :D
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim!! Eu também já usei quando descoloria.
      Queria testar a tintura da Phytoervas, mas acho super difícil de encontrar pra comprar. O shampoo já foi o meu preferido, mas acabei enjoando!
      Beijos

      Excluir
  4. Acho que o descolorante da Acquaflora é vegano também. Adorei as dicas! Irão me ajudar bastante :)
    Ah! Queria te fazer uma pergunta que não tem a ver com o post... você faz limpeza de pele? se sim, quais os produtos que usa? sempre tive essa dúvida, pois acredito que os lugares onde fazem essa limpeza não usam produtos veganos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, obrigada!
      Será que o colágeno do descolorante não é de origem animal? Vou entrar em contato com eles e perguntar.
      Quanto à limpeza de pele, realmente eu deixei de ir porque não sei dos produtos que eles usam e fiquei com preguiça de questionar tudo. Mas eu passei a fazer em casa mesmo. Depois dá uma olhada nesse post eu fiz:
      http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/10/limpeza-de-pele-caseira.html

      Excluir
  5. As tintas coloridas da Exotic colors não são veganas? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu saiba, leva lanolina. Mas não tenho certeza, tem que ler o rótulo.

      Excluir
  6. Você sabe me dizer se a tintura da Acquaflora é vegan?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas acho que leva seda, tem que ler o rótulo.

      Excluir
    2. SAC: Agradecemos o envio de sua mensagem bem como seu interesse em informações sobre produtos Acquaflora. Esclarecemos que a linha Acquaflora não testa seus produtos em animais e divulgamos isso no site da PEA (Projeto Esperança Animal). Confira nossa marca na lista da PEA (Projeto Esperança Animal): http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm
      Atualmente em quase todos os produtos da Acquaflora não é utilizado componentes de origem animal, exceto a linha Reconstrutora, que contém queratina, pois ainda estamos testando a performance da queratina vegetal, mas não alcançamos ainda os mesmos resultados, o Concentrado de Queratina, pó descolorante que contém Colágeno e os hidratantes sem enxágües, pois contém Lanolina. Porém shampoos, Condicionadores, Máscaras, finalizadores, coloração, você pode utilizar! Esperamos continuar contando com sua confiança e preferência em nossos produtos. A Central de Atendimento Acquaflora permanecerá ao seu dispor caso volte a necessitar.Será sempre um prazer lhe atender.

      Excluir
  7. Você sabe me dizer se a tintura da Acquaflora é vegan?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. ola tudo bem? vc e de BH nao e?? vc sabe onde encontrar essa linha so pure da keune aqui na cidade
    ?? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa!
      Eu comprei essa tinta pelo ebay e estou esperando chegar. Quando entrei em contato com a Keune, essa foi a resposta de onde comprar em BH:

      Prezada Eliana,

      Não aconselhamos você comprar a tinta So Pure para aplicá-la em casa, pois como se trata de uma coloração que possui ingredientes naturais, ela necessita de uma emulsão própria para um resultado perfeito.
      Os salões em Belo Horizonte que já trabalham com esta coloração são:
      - Fios e Formas - Rua Martim de Carvalho, 245 Loja 10/11 - Santo Agostinho. Tel: 2551-8213
      - Cida Brasil - Rua General Andrade Neves, 134 - Barroca. Tel: 3334-6136
      - W Sebastian - Rua Antônio de Albuquerque, 145 - Funcionários. Tel: 3223-9093
      - Giuliano Lorenzo - Rua Sebastião F Dias, 210 Loja 31 - Belvedere. Tel: 2516-4535
      - Girassol - Rua dos Tupis, 295 Sobre Loja - Centro. Tel: 3226-6300
      - Salão Luiz Cabeleireiros - Rua Flórida, 101 - Carmo. Tel: 2535-8212
      - New Age - Rua Rafael Magalhães, 145 A - Santo Antônio. Tel: 3297-2192
      - Mena - Rua Bernardino de Lima, 235 - Gutierrez. Tel: 3371-1900

      Excluir
    2. O site www.meusalao.com.br vende tanto as tintas keune so pure quanto a emulsão apropriada. O melhor de tudo é que almé de vegana ela também é ammonia free. Espero ter ajudado. Adoro seu blog. Beijos

      Excluir
    3. Vocês sabem me dizer qual é a emulsão apropriada para usar com a so pure? Não acho nada no google!

      Excluir
  9. Todos que você mencionou aqui
    Além de veganos também são crueltyfree?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um produto é vegano, automaticamente ele não pode ser testado em animais. Eu não mostro produtos que não sejam cruelty free aqui no blog!

      Excluir
    2. Muito obrigado ..

      Excluir
  10. Oi Eliana, tu saberia me informar algum mix intensificador de cor vegano? Eu não tenho nem referências pra procurar! Queria um mix 0.44 ou 0.4, cobre.

    ResponderExcluir
  11. Oi
    A tinta fantasia Candy Color é vegana também! e nacional
    Amo seu blog, adoro suas postagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber! Assim que o site voltar, vou mandar um e-mail para o SAC para saber mais informações, pois não consegui encontrar sobre os ingredientes.
      Muito obrigada! :)

      Excluir
  12. As tintas da Directions são veganas, também! :)

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Não, ela contém queratina de origem animal. :/

      Excluir
  14. Eliana, essa tinta não é vegana. No site da Itely ta dizendo que ela tem proteína da seda.
    http://www.itelyhairfashion.it/public/pdf/Folder%20Colorly%20ENG.pdf

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, como falei no Facebook, acho que a composição dos ingredientes no rótulo do produto é muito mais confiável que um folder de divulgação. E na composição da tinta Colorly 2020 no rótulo não há a presença de seda (silk) nem nenhum aminoácido. Será que não foi erro do folder?

      Excluir
  15. Olá, Eliana, tudo bem? Gostaria de parabenizar você pelas postagens e site, uso muito!rs sou vegana e uso cabelos coloridos. Vi em alguns sites de veganos que a tinta da Kert Hard Colors (não a Fix) era vegana. Porém, vi que na composição tem keratin amino acids. Você sabe dizer se a queratina usada pela Kert é vegetal, e se fazem testes em animais? Agradeço se puder Robert pois não tive retorno do SAC e até cheguei a usar esta tinta! Obrigada e Parabéns ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciane, muito obrigada!! :)
      A Hard Colors da Kert não é mesmo vegana devido à queratina, que é animal. Há algum tempo o SAC me respondeu sobre isso. Mas a Fix é vegana, não tem queratina. A Kert não testa em animais.
      Beijos

      Excluir
  16. Eliana, obrigada pelo pronto retorno! Escolherei minha cor preferida da Hard Fix agora!rs acho que as tintas da Kert são as mais fáceis de achar e gosto da quantidade de tonalidades. Mais uma vez obrigada e continuarei acompanhando o aBlog!

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Tem certeza de que essa Yamá Fashion Color é vegana? Ela possui vários ingredientes duvidosos (como a maioria)... ex. o polysorbate 20. Vc mandou e-mail para o sac? Queria saber, pois quero comprar dela, mas não estou muito segura de que ela é vegana :( bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Não sabia que esse ingrediente podia ser de origem animal. Vc tem a fonte que mostra isso? Quais outros desses ingredientes são duvidosos? Vc poderia me dizer e enviar a fonte, por favor?
      De qualquer forma, o SAC da Yamá não é confiável. Eles mentem bastante, por isso eu não indiquei produtos que possuem composição duvidosa, mas se vc diz que possui, vou tirar ela da lista e recomendo que vc compre de outra marca.

      Excluir
    2. Acabei de encontrar um link dizendo que ele pode ser de origem animal. Na dúvida, tirei da lista.

      http://www.veganpeace.com/ingredients/ingredients.htm

      Excluir
    3. Eu vi por um app chamado Animal ingredients. Existem muitos ingredientes que podem ser de origem animal, infelizmente :(

      Excluir
  18. Oie! Eiana vc sabe me dizer se essa Henna da Keraton e similar a da Surya ? efeitos parecidos? pq eu uso a da Surya mas queria essa cor vemelho cereja ! hahaha, sera q vou sentir muita diferença? beijiocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, não são similares. A da Surya é natural, hidrata o cabelo e dá brilho. Já a Keraton Henna apenas possui henna na composição, mas tinge como um tonalizante mesmo. E pela minha experiência, ressecou e deixou a cor feia. Eu ficaria com a da Surya! Será que não consegue chegar no tom de cereja com a henna em pó misturando as cores acaju com alguma outra?

      Excluir
  19. Olá, Eliana. Estava a procura de tintas e tonalizantes cruelty free e não consegui achar em nenhuma lista oficial que C. Kamura e Kert não testam em animais. Sabe da onde o pessoal tira essa informação? Não confio em emails das empresas porque sei que elas enganam. Numa pesquisa a fundo sobre o assunto descobri que muitas delas até colocam selos sem estar na lista, o que não valida o selo. Os produtos C. Kamura mesmo, aquele selo não é oficial, até onde sei existem apenas 3: Leaping Bunny, Caring Consumer (Peta) e CCF Rabit. Ao ver um destes selos nas embalagens é necessário entrar no respectivo site para confirmar se a empresa realmente está na lista. Deixo aqui um site que me ajudou muito: http://www.crueltyfreekitty.com/cruelty-free-101/cruelty-free-bunny-logo/

    Como ia dizendo, C. Kamura nem logo oficial tem, também não o achei em lista alguma (inclusive PEA) e Kert não tem selo e também não está nas listas.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Idril

      Essas ongs que possuem selos certificando que a empresa é cruelty free são norte americanas/inglesas e não contemplam todas as empresas de todos os países. Por isso, a única empresa brasileira que tem certificado é a Surya (pela vegan.org), já que ela é a única que possui fábrica nos Estados Unidos. Como não existem empresas brasileiras certificadas, o que nos resta fazer é confiar nas respostas das empresas, já que não dá pra restringir apenas a produtos importados. Aliás, até a lista da PETA não é totalmente confiável como disse aqui: http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/11/eu-nao-confio-mais-em-listas-da-peta.html

      O site da PEA leva em consideração a palavra da empresa e não faz nenhum tipo de certificação ou fiscalização. Caso a empresa alegue que não realiza testes em animais mas for descoberta financiando testes, pode acabar levando processo, independente de estar na lista da PEA. E eu acho que nenhuma empresa está disposta a arriscar.

      Caso se sinta confortável em usar apenas produtos de empresas certificadas, recomendo a Surya e a Lush, que possuem tinturas à base de henna. Infelizmente nenhuma dessas tinturas nacionais citadas possuem certificação, apesar de todas terem me respondido não testar em animais, se quiser posso te encaminhar o e-mail da Kert. Os produtos C. Kamura me parece que foram descontinuados e o que está a venda atualmente é o que restou de estoque.

      Excluir
  20. Olá, Eliana poderia me informar algum site onde posso comprar a directions ou loja em BH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Não conheço nenhuma loja física em BH, só loja virtual que entrega aqui: http://sweetstyle.com.br/store/cabelos/tintas-de-cabelo/directions.html?___SID=U

      Excluir
  21. E a linha Fashion Star Colours da C. Kamura, alguém sabe algo a respeito? Tinha decidido por usar a Keraton Hard Fix mas li alguns posts sobre falando que desbota rápido :(

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber como você comprovou a Itely, chegou a mandar e-mail? Porque eu vi sua lista e fui logo comprar a tinta, mas lendo o papel de dentro vi que eles vendem na China pois existe a tradução para o chinês.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís,
      Na época do post eu recebi um e-mail de que a Itely era cruelty free e tinha essa informação no site internacional da empresa. Mandei um e-mail hoje e assim que receber a resposta edito o post.
      Obrigada!

      Excluir
  23. Olá! Com relação as tintas da Keune, apenas a linha So Pure não testa em animais/é vegan ou a outra linha também?

    ResponderExcluir
  24. Olá, boa noite !! Tenho cabelos brancos e não estou conseguindo cobri_los com a Jenna da Surya ... Alguém poderia me dar uma sugestão?

    ResponderExcluir
  25. Não estou conseguindo cobrir meus cabelos brancos com a henna da Surya, Alguém poderia me dar uma sugestã

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.