Substitutos veganos para o Bepantol

O Bepantol é considerado um produto muito versátil, já que tem multifunções como hidratar pele, cabelos, cutículas e lábios, além de possuir a versão "baby" para bebês. Porém o Bepantol pertence à Bayer, empresa que faz testes em animais. Além disso, a composição de ambos (versão solução e pomada) é composta por ingredientes de origem animal como a lanolina, e ingredientes nada saudáveis que só "enchem linguiça" como parabenos, parafina e óleo mineral, conhecidos por não hidratar a pele, mas apenas mascarar os efeitos.

Uma pesquisa mais detalhada na composição mostra que os ingredientes ativos podem ser facilmente encontrados, possuindo alternativas cruelty free sem nenhum ingrediente de origem animal, e muitas vezes, até mais em conta. Para cada uma das funções, indiquei opções veganas.


1. Hidratação de cabelo


Dexpantenol puro

O ingrediente ativo capaz de fazer uma hidratação capilar poderosa é a vitamina B5, também chamada de panthenol ou dexpantenol. Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos de origem animal ou vegetal, como o abacate, verduras, grãos etc. A concentração do Bepantol é de aproximadamente 5%. É possível comprar o dexpantenol puro e misturá-lo em uma máscara de sua preferência ou em shampoos, leave in etc. para obter os mesmos resultados que o Bepantol no cabelo. De acordo com o SAC das lojas Sabão e Glicerina e Engetec, o produto não é de origem animal.

Onde comprar: Sabão e Glicerina, Engenharia das essências


2. Hidratação de pés, joelhos, cotovelos, lábios e cutículas

Manteiga de karité pura

Já falei da manteiga de karité pura nesse post contanto como ela tem poder de hidratação e reparação de lábios ressecados. No corpo o poder de hidratação também é alto. A dica para não ficar melecado é aplicar a manteiga em partes do corpo muito ressecadas, como joelhos, cotovelos e cutículas e depois secar com um toalha para retirar o excesso. 

Onde comprar: Sabão e Glicerina, Engetec

Uma outra opção para cutículas é a cera nutritiva da Granado: 

Cera nutritiva para unhas e cutículas da Granado

3. Pomada para tatuagens


Apesar de muitas pessoas usarem, a maioria dos tatuadores não recomenda o bepantol para uso na cicatrização de tatuagens por conter óleo mineral e parafina. Indica-se o uso de produtos específicos para tal. A MBoah oferece produtos veganos para os cuidados pós tatuagens e piercings.


Onde Comprar: MBoah  e algumas farmácias.


4. Pós Depilação

Para uso no pós depilatório, alguns recomendam a pomada bepantol. No entanto, basta um produto que seja anti-inflamatório e ajude a hidratar bem a pele, composta por aloe vera, óleos vegetais e vitamina E, por exemplo.

Óleo Cicatrizante Pós depilação (ou pós Barba)
Pós Depilação da Sal da Terra

Onde comprar: Sal da Terra

Gel de Aloe Vera e Calêndula

Onde comprar: Schraiber, Natue

Pedra Hume (alúmen de potássio)



A pedra hume ou alúmen de potássio, além de servir como um excelente desodorante, age como antisséptico em caso de cortes e feridas após a depilação.



5. Antiassaduras

Creme preventivo de assaduras da Vyvedas


Esse creme da Vyvedas também substitui o famoso Hipoglós (que também é testado em animais e possui uma série de tranqueiras além de lanolina e óleo de bacalhau). Pela composição, nota-se a presença dos mesmos ingredientes ativos como óxido de zinco, óleo de amêndoas e de calêndula, manteiga de karité e vitamina E.



Creme contra assaduras da Granado


O creme contra assaduras da Granado também é vegano e conta com basicamente os mesmos ingredientes ativos do Hipoglós, como óleo de amêndoas, óxido de zinco e vitaminas A e D.

37 comentários:

  1. Eliana, pra assaduras também tem uma "dica da vovó" heheh passar maizena como um talco.. tem outros jeitos de usar também, como explica neste post aqui: http://tudosobremae.com.br/maizena-para-o-tratamento-de-assaduras/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Vitória! Obrigada pela dica, vou dar uma lida no site.

      Excluir
    2. Porém a maizena da marca Duryea faz testes em animais, fiquem atentos: https://lookaholic.wordpress.com/2013/04/29/marcas-alimenticias-que-pertencem-a-companhias-que-fazemnao-fazem-testes-em-animais/

      Excluir
    3. Oi Jaqueline, boa lembrança. Eu costumo usar amido de milho da Yoki, que é ok.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que perfeito, Eliana! Essa semana mesmo minha prima me perguntou sobre algum produto para substituir o bepantol e eu não soube responder.
    Você tem algum creme que seja mais liquido para pentear os cabelos que possa me indicar? Eu usava o da natura, e ainda estou muito nova nesse mundo vegan hehe Se puder me ajudar, agradeço!
    Semana passada fui na loja que você indicou aqui no blog, até comentei que vi a loja no seu blog. As donas disseram que vc é uma fofa! hehe Fiquei até perdida com tantos produtos bons, aquela linguiça vegana me salvou de uma viagem que só ia ter churrasco... Ninguém merece kkkk

    bjos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Legal, dependendo da função que ela precisa, existem muitos outros substitutos.

      Eu gosto muito do leave in da Surya, mas ele não é líquido. http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/08/leave-in-color-fixation-surya.html
      E tem essa receitinha também: http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/11/receita-diy-spray-anti-frizz-vegano.html vc pode substituir a água por suco de aloe vera que hidrata mais.

      Acho que o leave in protetor térmico da Phytoervas (cor rosa) pode ser interessante também. Assim que eu lembrar de mais algum eu escrevo aqui!

      Own que legal! hahaha eu também gostei muito da loja, vou sempre fazer umas comprinhas. As donas são muito simpáticas! Aquela salsicha da Goshen é muito real, fico até desconfiada!
      Beijos

      Excluir
  4. Adoro suas indicações, ótimas, muito obrigada. Eu, na minha ignorância vegan ainda, achava que a granado continha produtos de origem animal em suas formulações. Depois da sua dica, vou comprar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stella, que bom que esteja gostando! :)
      A Granado tem alguns produtos que levam lanolina, como o sabonete de lanolina; e também usam cera de abelha, mas a maioria dos produtos são veganos. Tem que ler o rótulo.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Eliana! =)

    Viu, eu não recomendo o Sabão e Glicerina... um tempo atrás comprei alguns óleos dessa loja e todos cheiravam a óleo de cozinha, e foi por este motivo que não voltei a comprar os produtos deles.

    Eu adoro usar Pantenol! Misturo uma colher de café de Pantenol e ceramidas vegetal (ou óleo de semente de uva ou de girassol) em uma quantidade média de creme de tratamento e uma colher de chá de óleo de amêndoas doce. Meus cachos ficam brilhosos e macios. Faço essa mistura de 15 em 15 dias.

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juubs,
      Engraçado, muita gente tem reclamado mesmo que não gosta da Sabão e Glicerina. Eu não conheço os óleos, mas a manteiga de karité é muito parecida com a que eu comprei no iherb, mas ela é refinada. E os outros produtos são normais. Vc tentou reclamar no SAC?

      Gostei da receitinha! :) onde vc compra o Pantenol?
      Obrigada, vou testar e postar aqui!
      Beijos

      Excluir
    2. Sim, eu reclamei, mas não adiantou, não consegui meu dinheiro de volta :/
      Compro na Engetec... espero que goste! :)

      Bjo!

      Excluir
    3. Hum, bom saber. Não vou comprar mais lá. Vou comprar só na Engtec. Empresa que não valoriza os clientes não merece ser prestigiada. Assim que testar a receita posto aqui e te dou os créditos, ok?
      Beijos

      Excluir
  6. Será que esse Dexpantenol ajuda no crescimento do cabelo?! Eu quero que meu cabelo cresça mais rápido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex, infelizmente eu não sei te dizer. Mas acredito que a taxa de crescimento do cabelo tem mais a ver com a genética da pessoa. Não sei se um produto usado na raiz possa estimular o crescimento.

      Excluir
  7. Oi Eliana!! Olhe, eu joguei tudo que comprei da Sabão e Glicerina fora, não recomendo viu... Depois comprei uma manteiga de karite pura na Mix das Essencias, o cheiro e a textura eram totalmente diferentes.
    Sou viciada em manteiga de karite, uso até de dia ao redor dos olhos, quando o corretivo craquela, etc Ele me salva, não vivo sem!
    Eu era consumidora assídua do Bepantol, mas ele não me ajudava muito não... Minha palpebra e meus lábios eram muito ressecados, no inverno era um horror, e não tenho mais esse problema com o karite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise,
      Engraçado que eu gostei da manteiga de karité que eu comprei lá e ela é similar a uma que eu comprei no iherb, mas ela é refinada e desodorizada. Será que as manteigas da Mix das Essências não são refinadas? Já me falaram mesmo que não gostaram da Sabão e Glicerina.

      Eu também uso bastante! Passo de noite nos lábios e cutículas e de manhã estão bem mais hidratadas! Legal a dica de passar ao redor dos olhos! Vou testar.
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa, que maravilha de post! Adorei! Muito boas as dicas para os meios alternativos do bepantol. Muito bem escrito/explicativo e feito.

    ResponderExcluir
  9. Eliana, veja se pode me tirar uma dúvida, uma receitinha muito popular para creme para o rosto que falam que a Gloria Maria usa e a deixa com aquela pele é Hipóglos+Bepantol+Vitamina A. Acredita que eu possa usar como alternativa o creme da Granado+Dexpantenol+Vitamina A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna, nunca ouvi falar nessa receita! Será que ela usa isso mesmo? Sem falar que a genética dela é privilegiada!
      Não sei te dizer se essa mistura faria milagres na pele, mas basta comparar a composição e vai ver que é possível substituir os produtos porque os princípios ativos são os mesmos! E você pode diluir em óleo de rosa mosqueta, que é famosa por ser um anti-rugas natural: http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/08/rosa-mosqueta-o-botox-natural.html

      Excluir
  10. Huum *-* gostei muuuito das indicações!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. poxa que bacana os substitutos, adorei! Eliana vc sabe quais são os exames mais importantes para vegans fazer? tipo de vitaminas? além de B12? procurei na net mas ñ tô achando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Karina!

      O exame de B12 é o mais importante para veganos. Os outros exames são os mesmos que todos (veganos ou não) devem fazer. Quando for ao médico ou nutricionista, peça um exame geral e se certifique que esteja incluído o exame de ferro e cálcio. Se sua alimentação for boa e estiver suplementando a B12, é provável que esteja tudo certinho.
      Obs: farei um post sobre isso futuramente, mostrando os resultados do meu exame. :)

      Excluir
  12. Oi!
    Gostei MUITO do seu post! Com certeza vou adotar!
    Parabéns pela pequisa e o trabalho!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado! Espero que dê certo. :)
      Beijos

      Excluir
  13. Que post ótimo Eliana :)
    Vou recomendar pra muita gente, pq o tanto que ouço falar desse Bepantol me irrita, é pura lanolina com porcarias e o povo acha ainda que é super milagroso, ah vá.

    Já uso algumas coisas que vc indicou e acho super eficaz, nunca usei o tal Bepantol pra comparar, mas estou satifeitíssima com esses "substitutos".

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jess!
      Também não consigo entender o auê criado em cima do Bepantol. Tem tanta tranqueira que mesmo que não fosse da Bayer eu não compraria.
      Legal que você já usa substitutos!
      Beijos

      Excluir
  14. ótimo post! vou dar uma olhadinha nos sites que você indicou ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei muito do post, vc ja usou a manteiga de cupuaçú?, é muito hidratande tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei manteiga de cupuaçu, mas vou procurar saber!

      Excluir
  16. Eu não vi diferença usando essa pomada da Granado :(
    Quando eu usava hipogloss eu já via resultado no dia seguinte. Parece que minha pele está mais feia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc usava pomada de bepantol no rosto com qual objetivo? A pomada da Granado tem como objetivo principal evitar assaduras em bebês.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.