Resenha: Keraton Henna da Kert - cor castanho




Recebi esse tonalizante com extrato de henna da Kert e fiquei um pouco receosa de escrever a resenha aqui porque eu não pude tirar uma conclusão definitiva sobre esse produto, mas falarei sobre as minhas experiências. Mais detalhes a seguir.

De acordo com o site da Kert: "é um produto ecologicamente correto, pois não contém nenhum derivado animal, seu conservante é *ECOCERT, sua essência é natural e ainda é aditivado com Cistina Vegetal".

Principais ativos:

- Manteiga de karité
- Glicerídeos da soja
- Óleo de macadâmia
- Óleo de tamanu
- Óleo de kukui
- Polyquartenium-39 (excelente hidratante)
- Cistine (um dos aminoácidos que formam o cabelo)
- Henna
- pigmentos

Composição:


Primeiramente eu gostei muito da postura da Kert em lançar um produto cruelty free e isento de ingredientes de origem animal. Os outros produtos da marca possuem ingredientes de origem animal, como a lanolina, presente no banho de brilho Keraton, por exemplo. Portanto, esse é o único produto vegano da Kert que eu conheço.

Essas são as cores disponíveis e eu escolhi a cor castanho:



Eu já estava querendo voltar à cor natural do meu cabelo desde esse post. Estava achando muito complicado manter um tom castanho no meu cabelo que foi loiro claro durante muitos anos. A cor fica ótima na primeira aplicação mas logo desbota e volta para o loiro palha em pouquíssimas lavagens.

Antes de aplicar no cabelo inteiro, é importante fazer a prova de toque e o teste de mecha, aplicando em uma mecha e esperar o tempo indicado, para depois observar se a cor é a desejada.

Confesso que eu separei apenas uma mecha do cabelo e não levei em consideração que há pelo menos uns 3 tons diferentes, ou seja, não está com uma cor homogênea. Por isso, caso a cor do seu cabelo esteja um caos como o meu, recomendo fazer o teste com várias mechas.

Para fazer o teste de mecha, apliquei um pouco do produto nas pontas e deixei agir por 45 minutos. Lavei em seguida e sequei. Este foi o resultado:


Gostei muito da cor que resultou e não estragou muito. Era bem isso o que eu queria. Mas ao repetir o processo no cabelo inteiro, a cor resultada foi um desastre completo!! Na parte externa do cabelo, que é mais fina e mais clara que o resto, ficou um tom cinza azulado tenebroso:

Resultado com o Keraton Henna cor castanho



Não consegui entender por que no teste de mecha a cor ficou tão bonita e no cabelo inteiro um azul punk! Na caixinha diz não ser indicado usar o tonalizante castanho em tom loiro claro e na parte externa ele estava loiro médio e é mais fino. Ok, confesso que o erro foi meu de não ter tido mais prudência, mas cinza azulado foi demais!


Depois de 5 lavagens o tom azulado não saía do cabelo, apesar de no restante do cabelo ter desbotado parcialmente. Cansada de só sair de casa com coque, aproveitei que tinha em mãos e resolvi passar por cima a tintura de henna da Surya na cor preto, já que eu sei que ela não estraga o cabelo e deixa uma cor bonita. Felizmente o resultado foi ótimo, deixei agir por 2 horas e ao enxaguar e secar, a cor ficou linda, o cabelo sedoso e brilhoso!





Conclusões: Antes de usar, leia todas as informações da caixinha e faça um teste em várias mechas. Além disso, o cabelo não pode estar poroso e danificado. Acredito que pode funcionar em muita gente durante o retoque de tinturas, como banho de brilho, já que o teste de mecha que eu fiz resultou em uma cor linda. Creio que o meu caso foi uma exceção de azar. 

A Laura do blog Laura Vegan comentou que ela adorou esse tonalizante na cor Acaju.

15 comentários:

  1. Nossa, que bizarro o_o'
    Ainda bem que deu certo depois hein, seu cabelo ficou lindo (considerando as fotos do antes e depois da Henna da Surya)!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      hahaha ficou muito estranho!
      Ainda bem que tive a ideia de passar a henna da Surya. Apesar de não durar muito, ela tem me salvado!
      Beijos

      Excluir
  2. Vish! o.O Parecia que tinha passado azul de metileno no cabelo. auisdhasuida Apesar de não ser o que você esperava, eu achei a cor legal. Mas, obviamente, depois da henna da surya ficou mil vezes melhor. Tá lindo o cabelo. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa,
      pareceu mesmo, mas bem mais desbotado!
      Não ficou legal não! Ficou com 2 cores diferentes e tava todo mundo rindo e perguntando se eu tava com saudade da minha adolescência uehuaheuahea
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa! Do jeito que sopu doida tinha deixado azul. huahauaha
    Facebook | My Holy Place Blog | Comunidade G+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha cabelo azul é muito legal, mas não esse desbotado cinza misturado com castanho!

      Excluir
  4. Que lindo ficou o seu cabelo! =) Comecei minha transição pro veganismo através dos produtos que consumo, mas infelizmente meu cabelo, que eu pintava de ruivo, teve que mudar de cor, pq não achei nada que cobrisse minha raiz escura, e as tintas de henna parece que não pigmentam tanto no cabelo tingido. Até vi no seu blog o Intea e usei, clareou um pouco, mas acho que nunca vou ter o cabelo que sempre tive =/ Você tem alguma dica de algo que possa fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      Vc já tentou descolorir a raiz escura com ox de 10 ou 20 volumes? Existem muitas tinturas veganas além da henna. Estou pra testar a So Pure da Keune, que parece pigmentar mais que a henna.
      http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/12/tinturas-tonalizantes-e-descolorantes.html

      Excluir
    2. Nem tentei fazer isso, não sei fazer essas coisas, fiquei com medo hehe Tenho a impressão de que as tintas veganas só funcionam com o cabelo virgem ou loiro =/ Queria testar essa So Pure, mas acho que vou esperar vc fazer um post então! hehe

      Excluir
  5. Nossa, seu cabelo ficou lindo! amei! já tinha visto essa henna da kert, mas só na net...onde vc comprou?
    www.beuatyinforlife.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cibele!
      Recebi da Kert. Acho que vende online também. Por aqui eu nunca vi pra vender também.

      Excluir
  6. Cibele Lima, se vc for de SP ou se na sua cidade tiver Sumirê, la tem. Quase comprei mas preferi pesquisar antes. Tbm aprendi a duras penas que tonalizantes só ficam bons mesmo em cabelos do mesmo tom. Senão ai que desbota menos, ou pode manchat. A Casting manchou o meu... Adorei o post, bem explicativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana!
      Eu gostava de tonalizantes quando tinha o cabelo loiro claro descolorido. Os tons acinzentados ficam muito bons. Mas, é verdade o que vc falou. Para mudar de cor drasticamente, os tonalizantes não são uma boa ideia.

      Excluir
  7. Cibele Lima, se vc for de SP ou se na sua cidade tiver Sumirê, la tem. Quase comprei mas preferi pesquisar antes. Tbm aprendi a duras penas que tonalizantes só ficam bons mesmo em cabelos do mesmo tom. Senão ai que desbota menos, ou pode manchat. A Casting manchou o meu... Adorei o post, bem explicativo...

    ResponderExcluir
  8. Interessante, para meu cabelo a henna surya faz o maior estrago! Nunca mais consigo hidrata-lo. Talvez porque e crespo e com tendência a frizz... Você tem alguma dica?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.