Resenha | Desodorante Cristal da Alva


Há pouco mais de um ano eu fiz a resenha aqui no blog de um desodorante de cristal da marca Crystal Fresh. Usei ele diariamente e às vezes até chegava a usar 2 vezes por dia. O cristal ainda nem chegou na metade! Acredito que ele alcança facilmente a duração de 2 anos.

Naquela época era mais difícil encontrar esse tipo de desodorante e hoje a marca não é mais revendida aqui no Brasil - acho que o revendedor desistiu de trazer - mas atualmente há algumas marcas importadas que podem ser encontradas facilmente aqui no Brasil. Uma delas é a Alva.

Estou usando esse desodorante da Alva há mais de 1 mês e ele é muito parecido com o que eu já usava. A diferença é que ele é composto por alúmen de amônio e o outro era de alúmen de potássio. Ambos são um sal (íon de um metal + íon de um ametal). Algumas pessoas me perguntaram se tem alguma diferença, mas eu não percebi nenhuma. Ambos são eficazes, hipoalergênicos, não contém perfume, não deixam manchas nas roupas, não deixam resíduos nas axilas, não irrita a pele, não possui álcool, parabenos, não é testado em animais e não contém ingredientes de origem animal. 

Para usar basta umedecer a pedra com água (ou com hidrolato se preferir) e aplicar diretamente nas axilas limpas. A melhor hora é após o banho, quando a pele está úmida e limpa. É necessário que o cristal seja molhado para que ele dissolva o sal na pele.


Quando o cristal é molhado, ele dissolve e forma um filme antibacteriano na pele e pode durar até 24 horas.

A pedra de alúmen também pode ser usada para estancar pequenas feridas e acelerar o processo de cicatrização. Algumas pessoas usam em espinhas, mas apesar de observar que elas realmente secam mais rapidamente, eu achei que resseca muito a pele ao redor da espinha. Alguns homens também usam após fazer a barba.

Peso: 90g

Na minha opinião, o desodorante de alúmen é uma alternativa vegana muito mais econômica e ecológica que os desodorantes convencionais. Para exemplificar esse fato, fiz uma conta. 

Imagine que você gaste 1 desodorante por mês e esse desodorante custe 10 reais. Multiplicando por 12, em 1 ano, se gasta 120 reais e em 2 anos, R$240! Além disso, a cada desodorante convencional comprado, é uma embalagem a mais. Dessa forma, economiza-se aproximadamente 150 reais em 2 anos e deixa-se de descartar 23 embalagens plásticas (ou metálicas).

Preço do desodorante de cristal: R$ 89,90
1 desodorante por mês = R$10
12 desodorantes por ano = R$120
24 desodorantes em 2 anos = R$240

Economia: 240 - 90 = R$150

Ele pode ser comprado na loja Mens Market.

32 comentários:

  1. Eu uso um roxo da Crystal de alúmen de amônio e não sei se amo ou odeio. As vezes ele funciona, as vezes não. Já suei no Playlandia do Shopping e as minhas axilas ficaram sequinhas e sem cheiro, mas já precisei reaplicar depois de 4 horas de uso, estando no escritório do trabalho. Estou prestando atenção na quantidade de água que uso, mas não cheguei em nenhuma conclusão. É muito chato quando ele me deixa na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quim,
      Já percebi isso também, quando faço musculação e corrida, raramente sinto mau cheiro, mas em momentos de estresse e nervosismo, a minha transpiração tem um cheiro diferente. Mas isso ocorria com desodorantes convencionais também. O que ajuda é usar sempre roupas limpas e tops/sutiãs limpos. Quando vou aplicar costumo deslizar bastante o bastão, tipo umas 5 vezes. Ah, e eu tenho borrifado um hidrolato de tea tree no lugar da água, também ajuda. Eu me adaptei muito bem a ele!

      Excluir
  2. Ual, essa é nova pra mim! Realmente não fazia ideia que um produto desse existia :o
    E nunca parei também pra fazer as contas de quanto gasto em um desodorante hahahaha
    Uma coisa que eu sempre me perguntei foi: pra que perfume no desodorante, se você já está usando perfume? '-'
    Então eu nem ligaria em comprar esse, sem perfume. Vou tentar convencer o pessoal aqui de casa, mas acho que vão reclamar :(
    De qualquer modo, vou comprar em breve para experimentar, com certeza!

    Beijo Eliana!
    Ps: Obrigada pelo comentário lá no blog sobre a Skafe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Thallita! Pode experimentar que eu estou amando e conheço várias pessoas que amam também!
      Beijos

      Excluir
  3. E esses outros vc conhece? http://belezaorganica.com/loja/index.php/corpo/desodorante.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabella,
      Conheço alguns... o da Weleda tem álcool e em mim causa irritação. O exótico da Alva eu já fiz resenha por aqui. Ele possui alúmen de amônio na composição também e tem cheirinho agradável. Mas como eu falei no post, duram menos de 2 meses e são caros. Na minha opinião, o de cristal compensa muito mais.

      Excluir
  4. Ótima resenha, bem completa! Cê saberia dizer se é a mesma coisa usar pedra hume? Eu lembro de ter visto uns comentários em relação a isso, mas não sei bem. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vitória!
      Sim, parece que a composição deles pode ser a mesma. Muita gente usa pedra hume como desodorante. Mas eu nunca vi à venda por aqui e ela não tem embalagem nem formato de desodorante.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu gosto muito do Crystal Fresh, apesar de sofrer o mesmo que Quim! Mas geralmente ele dá conta do recado sim.. mas infelizmente ele me causa alergia :( pois é.. quase sempre que eu uso o Crystal, eu sinto uma coceira chatinha nas axilas... por isso não tenho usado ele com tanta frequência ultimamente..

    Já que esse da Alva, o composto não é o mesmo do Crystal Fresh, pode ser que não me cause alergia.. não sei... mas acho que vou testar! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alergia, sério? Eu achava que eles não causassem alergia. Que pena.. :(
      É só com ele dá isso?
      Se vc testar, me fala depois o que achou. Pode ser que sejam diferentes mesmo, mas só testando pra saber.

      Excluir
  6. Muito obrigada pela dica, hoje mesmo vou comprar! Sei lá, os desodorantes convencionais deixam uma sensação estranha no meu corpo... talvez essa sensação que sinto às vezes é pq ponho muito na cabeça que desodorante comum tem muita química nociva e que pode, de alguma maneira, fazer mal a saúde, principalmente, a da mulher.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juubs!
      Eu não acho muito legal ficarmos nos preocupando muito com as toxinas dos cosméticos. É claro que tem que ter um senso crítico, mas essa neura excessiva pode ser muito mais prejudicial do que as próprias substâncias presentes nos desodorantes.
      Mas eu posso te garantir que esse desodorante de cristal não deixa nenhum resíduo nas axilas, parece que vc não passou nada. É impressionante!
      Beijos

      Excluir
    2. Rsrs, vc tem razão! sem neuras
      Bjoo

      Excluir
  7. Não conhecia muito sobre esse desodorante, até o momento, ótimo texto!
    Sabe dizer se ele ajuda a controlar a transpiração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur!
      Obrigada!
      Não, ele não controla a transpiração como um desodorante antitranspirante convencional. Mas percebo que ele ajuda a diminuir um pouco.

      Excluir
  8. Oi Eliana,

    Estou adorando as tuas dicas do blog. Moro em BH e estou achando bem difícil de encontrar produtos/cosméticos veganos por aqui. Gostaria de te perguntar sobre este desodorante... Tu mencionaste antes o Crystal Fresh, e disseste que não vendem mais no Brasil. Eu encontrei um site que vende o desodorante Crystal Stick. Seria a mesma coisa só que com embalagem diferente? Se puder, dá uma olhada :)
    http://www.loja.moradadafloresta.org.br/ecommerce_site/produto_31824_5735_Desodorante-Crystal-Stick
    Bj,
    Jandora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jandora! Fico muito feliz que esteja gostando do blog! Realmente não é muito fácil encontrar cosméticos veganos aqui em BH. Mas sempre que eu encontrar alguma dica de loja, divulgarei aqui.

      Este do seu link é a mesma substância do da Alva (alúmen de amônio). O meu namorado usa essa marca, mas pessoalmente não gosto do formato dele e acho que ele é menos solúvel em água. Mas ele faz o trabalho direitinho também. Ele gosta bastante. Aqui em BH tem dele na Terra Vegana, no bairro Dona Clara.
      Beijos

      Excluir
    2. Bom dia Eliana,
      Obrigada por responder. Vou procurar este lugar que falaste.
      Beijos,
      Jandora

      Excluir
  9. Eliana esse é igual a esse né? http://www.flordemagnolia.com.br/corporal/desodorantes/stick-kristall-sensitivo.phtml#.VBi-uRZzKrY
    Se for, então está mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Nossa, tá bem mais barato mesmo. Vou deixar o link com a dica.
      Obrigada!

      Excluir
  10. Eliana, comprei esse a alguns meses e ele funcionava. Agora no verao nem pensar....Duas horas depois de aplicado eu to cheirando como se tivesse trabalhado na construção civil. Socorro, to precisando de um vegano que funcione!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Cris! Pra mim ele funciona até no verão do Rio de Janeiro! Será que vc não está aplicando ele de forma insuficiente? Eu molho um pouco na torneira e aplico nas axilas fazendo movimentos de ida e volta durante 1 minuto, até que o cristal seque. De vez em quando aplico um hidrolato de tea tree.
      Se mesmo assim não der, tenta o da Giovana Baby, da Cativa ou o da Phebo.

      Excluir
  11. Parabéns Eliana pelo blog!

    Só tem uma semana que me tornei vegano e estou muito perdido, suas dicas são incríveis e está me ajudando bastante. Para mim é muito fácil tirar as carnes e os derivados do prato, agora difícil mesmo é saber identificar e encontrar os outros produtos veganos e as Marcas que respeitam os animais. O desodorante Stick Kristall Sensitivo já esta na minha lista de compras.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Eliana pelo blog!

    Só tem uma semana que me tornei vegano e estou muito perdido, suas dicas são incríveis e está me ajudando bastante. Para mim é muito fácil tirar as carnes e os derivados do prato, agora difícil mesmo é saber identificar e encontrar os outros produtos veganos e as Marcas que respeitam os animais. O desodorante Stick Kristall Sensitivo já esta na minha lista de compras.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber!
      Fico feliz que esteja gostando do blog!
      Não se preocupe, com o tempo vc vai se adaptando em ler rótulos e acostumando a comprar produtos livres de testes e ingredientes de origem animal. No início é um pouco complicado, mas depois vira automático. Existem vários sites sobre veganismo e grupos no Facebook que podem ser úteis.

      Parabéns pela atitude de se tornar vegano e boa sorte!

      Excluir
  13. Boa tarde, como devo usar este desodorante? li que é preciso molhá-lo primeiro, mas a impressão que dá, que não sai nada dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, tudo bem?

      Depois dá uma olhada nesse vídeo que explica como aplicar desodorante de cristal. Vc tem que passar por mais tempo nas axilas, não é como um desodorante roll on comum. Sim, vc fica com essa impressão mesmo, normal.

      https://www.youtube.com/watch?v=2ZLUk04R_rw

      Excluir
  14. Voce já passou ele após a depilação? é normal dar uma ardidinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá uma ardidinha de leve! Ele resseca a pele. Só hidratar com um hidratante corporal antes de dormir, por exemplo.

      Excluir
  15. Você já usou ele após a depilação? é normal dar uma ardidinha?

    ResponderExcluir
  16. Oi Eliana. Eu vi no site da Alva que eles recomendam lavar as roupas uma vez com prata coloidal. Vc fez isso? Se sim, como é essa prata coloidal? E onde achar e como usa-la? E o hidrolato que vc comentou, o que é? Obrigada!!! Adorei o post, já vou comprar. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia, eu nunca usei prata coloidal. Se você sentir necessidade, acho que vale a pena perguntar à Alva sobre ela. E também veja se está aplicando do jeito certo: https://www.youtube.com/watch?v=2ZLUk04R_rw

      Sobre hidrolato: http://belezavegan.blogspot.com.br/search?q=hidrolato

      Abraços

      Excluir

Tecnologia do Blogger.