quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Resenha | Shampoo e Condicionador de Lippia Alba da Herbia


Eu já falei bastante sobre a Herbia por aqui, mas para quem não conhece, é uma empresa cruelty free que só produz cosméticos naturais, orgânicos e isentos de ingredientes de origem animal. 

Há pouco tempo as embalagens da linha Lippia Alva foram reformuladas e num futuro próximo será a vez das embalagens da linha Lavanda e Verbena. Achei as embalagens mais bonitas que as anteriores e gostei do fato de os produtos não virem mais em caixas. Senti falta de menções como "produto vegano" ou "não contém ingredientes de origem animal". 


Dessa vez eu testei o shampoo e condicionador da linha Lippia Alba. A linha não contem sulfatos, petrolatos,  parabenos, corantes, nem fragrâncias sintéticas. Ela é composta por 11 óleos essenciais: limão, lavanda híbrida, lemongrass, lemongrass híbrido, citronela, laranja, menta, alecrim, patchouli, pau-rosa e erva-cidreira (Lippia Alba ou Verbena brasileira). Bom, só pela lista riquíssima, é possível prever que eles juntos resultam em uma explosão de fragrâncias e uma aromaterapia intensa! 

Sei muito pouco sobre aromaterapia, mas pelas minhas experiências e conversas com aromaterapeutas, os meus óleos essenciais fazem milagres para mim, tanto como descongestionantes nasais (hortelã e eucalipto no difusor ou em vaporização), como para relaxamento (lavanda em difusores) e tratamento de pele (gotinha de tea tree com óleo de jojoba no rosto). Quanto aos óleos  presentes na lista da linha da Herbia, o óleo essencial de alecrim é conhecido por estimular a circulação do couro cabeludo, que por sua vez, pode fazer o cabelo crescer mais fortalecido e, há quem diga, até mais rápido. Já o óleo de Lippia alba, tem propriedades anti-sépticas, bactericidas e adstringentes.

Além dos OEs, a linha possui extrato de açaí orgânico, extrato de camomila, óleo de castanha do Pará e extrato de Artemísia. No condicionador ainda contém óleos de babaçu e pracaxi, manteigas de cupuaçu, cacau e pantenol.

Durante quase 2 meses eu usei o shampoo e o condicionador, dia sim, dia não.


O shampoo:

O cheiro do shampoo é bastante forte e a fragrância que prevalece é a de erva-cidreira. Eu achei agradável, mas pessoas mais sensíveis podem achar forte demais. No cabelo seco, ainda é possível sentir o perfume, mas um pouco mais suave. 

Ele tem aspecto de gel e quando aplicado no cabelo é um pouco difícil de espalhar, mas a partir da 2ª lavagem dá pra usar a metade da quantidade no cabelo todo. 

Durante a lavagem, o cabelo fica macio e eu aproveito para massagear bastante o couro cabeludo para aproveitar todas as propriedades dos ingredientes. Nessa massagem, o cabelo embaraça um pouco.

O resultado no meu cabelo depois de seco é um couro cabeludo com aparência saudável e um cabelo sedoso com um brilho espelhado.

Ingredientes:



O condicionador:

O perfume não é tão forte como o shampoo e tem cheiro de manteiga vegetal. A consistência é molinha e não muito densa. Ele também é um pouco difícil de ser espalhado no cabelo, já que a sensação é de que o cabelo "suga" todo o produto. Aí eu acabo tendo que aplicar mais do que o necessário. Ah, sabe aquela sensação de cabelo derretendo? Ele não faz isso. 

O meu cabelo é fino, liso e propenso a embolar, além de conter resquícios de química nas pontas. A melhor forma que eu encontrei de desembaraçar meu cabelo, foi usando um pente de dentes largos no chuveiro, assim que eu aplico esse condicionador. Dessa forma, o cabelo desembaraça com facilidade e fica molinho. Se eu for desembaraçar quando saio do banho, é um pouco mais complicado, porque ele não é muito emoliente como um condicionador tradicional e, nesse caso, preciso de um creme de pentear ou leave in.

Depois de seco, o cabelo fica macio, sedoso, maleável e com perfume suave de erva-doce.

Ingredientes:




Minhas considerações:

Eu adorei o shampoo e gostei do condicionador. Talvez na hora do banho a lavagem não seja das mais fáceis e agradáveis, mas a gente acaba acostumando. Os resultados no cabelo depois de seco compensam! O brilho que eu vejo no cabelo é acima do normal. Enquanto o shampoo consegue limpar e retirar a oleosidade sem agredir os fios, o condicionador deixa o cabelo mais macio e hidratado.

Senti também que o meu cabelo clareou um pouco depois que comecei a usar essa linha. Acredito ser devido ao extrato de camomila. Se você possui tintura escura no cabelo, considere que ela pode desbotar.

Entre o perfume da linha lippia alba e da linha de lavanda, fico com o de lavanda, mas é uma preferência pessoal. 

Acredito que essa dupla seja uma opção muito bacana para quem busca por produtos de qualidade isentos de ingredientes agressivos e potencialmente tóxicos. Além disso, eu recomendo para quem não possui ou possui pouca química no cabelo. E, obviamente, a dupla é super adequada para quem faz "low poo".

O preço não é dos mais amigos, mas está na média dos cosméticos naturais e orgânicos. O shampoo e o condicionador custam R$39,90 cada na nova loja virtual da Herbia: lohas store.



Cabelo brilhando! *-*


Obs: A assessoria da Herbia me enviou o conjunto para teste. A resenha foi feita baseada na minha opinião sincera e o resultado no meu cabelo. O resultado pode variar de acordo com o tipo de cabelo de cada um. Em certos cabelos a transição de cosméticos convencionais para naturais pode levar um certo tempo para adaptação, por isso é preciso um pouco de paciência. Mas depois do período de adaptação, os resultados são visíveis.

10 comentários:

  1. Seu cabelo ficou lindo! Gostei bastante do resultado. Mas normalmente prefiro algo mais emoliente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata!
      Eu também prefiro condicionadores mais emolientes por causa das minhas pontinhas ressecadas. Mas eu usei ele revezando com a máscara da Surya ou da Paul Mitchell.
      Beijos

      Excluir
  2. Eita, que legal. Pena que são caros pro meu pobre bolso. :~~~

    P.S. Eu não entendo de nada de cabelo. :( Isso de low poo e no poo eu já vi algumas vezes, mas não tinha procurado saber o que era até ver aqui. ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tá tudo muito caro mesmo...
      Eu também não entendo muito de low poo, mas é uma tendência que algumas meninas tem de usar produtos sem óleo mineral, silicones e sulfatos. Acredita-se que esses ingredientes acumulam no cabelo e a longo prazo acabam piorando a aparência.

      Excluir
  3. Seu cabelo ficou lindo! já usei produtos dessa marca, mas foi de lavanda! beijo
    www.beautyinforlife.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito de todas as dicas que já encontrei no blog. Gostaria de saber se você sabe se a linha crecepelo usa ingredientes de origem animal e se você conhece alguma tintura boa e vegana. Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber se você sabe se a linha crecepelo possui produtos de origem animal e se você teria alguma marca de tintura vegana para indicar. Miuuito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito de todas as dicas que já encontrei no blog. Gostaria de saber se você sabe se a linha crecepelo usa ingredientes de origem animal e se você conhece alguma tintura boa e vegana. Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Obrigada!
      Não conheço a marca da crescepelo, mas de qualquer forma, tenta enviar um e-mail ao sac da empresa questionando sobre os ingredientes e os testes.
      As tinturas da Amend: creme sem amônia Supéria Color e a Coloração Creme Magnific Color. A So Pure da Keune também é interessante, mas um pouco mais cara.

      Excluir
  7. Hey, obrigada pela postagem e pela indicação do site lohasstore! Estou há algum tempo nas pesquisas de produtos sulfatos/parabenos/sal/corantes free além de produtos que não testam em animais, claro, e um dos produtos nacionais que vi foram os dessa marca que você fez a resenha. Como nunca usei e não conheço os produtos, fiquei meio com medo de comprar, principalmente pelo preço não ser tão acessível, daí é chato comprar algo caro e que não gostou muito. Mas tá anotado, algum dia experimentarei os produtos da herbia :))
    E sobre o site lohas, curti muito.. os produtos de lá tem preços bem menores que os de outros sites que encontrei e que já ia fazer compras!

    Até mais e continue com o ótimo trabalho do blog. Se cada um fazer a sua parte como você está fazendo vamos atingir o nosso objetivo... um mundo melhor, com saúde melhor para todos.. animais, humanos, plantas... algum dia espero podermos ver ainda vivos esse mundo sem crueldade, onde o amor, o respeito e a verdade imperam.

    see ya.

    ResponderExcluir