sábado, 7 de novembro de 2015

Resposta do SAC | Arezzo



Há alguns dias eu li um post da Alana (@theveggievoice) dizendo que na Arezzo  cerca de 50% dos calçados já não eram feitos mais em couro, de acordo com o que ela ouviu das vendedoras em uma loja física. O problema, a meu ver, é que mesmo quando um sapato possui a parte externa toda em tecido ou material sintético, a palmilha pode ser feita a partir de couro de origem animal, ou até as tiras com as fivelas. Eu também não acho confiável se basear no olfato, já que o cheiro de couro pode estar mascarado.

Para tirar essa dúvida, resolvi enviar um e-mail ao SAC da Arezzo questionando quais eram os calçados isentos de couro de origem animal.

Obs: Eu tenho certa antipatia pela Arezzo desde aquela coleção de inverno de 2011 ("Pelemania"), quando tentaram vender pele de coelho e raposa nos calçados e bolsas e, depois de muito auê, se viram obrigados a recolher a coleção do mercado (leia mais aqui). Portanto, não estou com a intenção de divulgar a marca neste post, mas apenas mostrar que confiar nas vendedoras e no olfato pode não ser uma boa ideia.

Resposta do SAC (Atendimento Arezzo <atendimento@arezzo.com.br>):




Minha resposta:





 Como pode ser observado pela resposta, as opções são bem restritas e o carro-chefe da Arezzo ainda é o couro de origem animal. Mas uma coisa eu concordo com a Alana, devemos pedir por opções, enviar e-mails cobrando e tentar mudar a mentalidade das empresas por meio de nosso boicote para que produzam sapatos sem o uso de couro.


Para outras opções de bolsas e calçados isentos de couro de origem animal, ou para entender por que não usar couro, veja o post: Couro, Couro Sintético e Couro Ecológico


8 comentários:

  1. A Anacapri, que é do mesmo grupo da Arezzo tem vários modelos (creio que a maioria) que são de couro sintético. No próprio site os sapatos em couro sintético estão listados como feitos de "material tecnológico". Há um tempo atrás fiquei interessada em alguns modelos e mandei um e-mail perguntando sobre as partes internas e solado e me informaram que eram sintéticas. Não sei se essa informação serve para todos os modelos, mas fica aí a dica. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela,
      Legal, obrigada pela dica. Também enviei uma pergunta e publico aqui quando responderem. Eu vi que a marca tem alguns modelos em couro mesmo, como esse aqui: http://www.anacapri.com.br/store/flats/rasteiras/rasteira-kit-couro-amarela/p/3001400130009U
      Então tem que verificar direitinho!
      Beijos

      Excluir
    2. Ah, eles te disseram que "material tecnológico" significa que é totalmente isento de couro?

      Excluir
    3. Sim, antes de comprar é sempre bom confirmar se é totalmente sem couro mesmo. Mas eles me informaram por e-mail que quando o produto tem couro, essa informação é especificada no site.

      Excluir
  2. Tem que tomar cuidado com o "tecnológico". Por exemplo, o bio ou eco couro são restos de couro moídos, misturados com látex e formados em uma prensa. Sei disso pois eu trabalhava em indústria e tinha acesso a informações restritas. Mas para o consumidor comum " não é couro, é feito a base de biolatex" mas levava couro igual. Era um reaproveitamento das sobras. Outra coisa é a cola né? Feita com pó de ossos, como a cola de contato ou "cola de sapateiro".

    Prefiro evitar essas marcas também pois não concordo com o estilo deles, propagandas publicitárias que sexualizando demais as mulheres e valores absurdos pra qualidade que não é realmente boa.

    Será que eles poderão mudar um dia? Acho que só com a nova geração de consumidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, é mesmo Luísa! Estava me esquecendo das propagandas...

      Pois é, na verdade o couro ecológico é feito de couro animal curtido em materiais que não agridem tanto quanto o cromo III. Mas há essa confusão de que couro ecológico não tem couro animal. Pode haver essa confusão com o couro tecnológico também, como você disse.

      As empresas só mudam se pesar o lado financeiro, infelizmente. Se ninguém questiona e boicota os produtos, não há por que mudarem.

      Excluir
  3. Cuidado com o couro sintético!!!!! Ele pode ser feito de pele de animais baratos (gato, cachorro)

    ResponderExcluir