quarta-feira, 30 de março de 2016

Respostas do SAC | Empresas de sapatos

Fonte

Se você está a procura de sapatos formais ou casuais, pode parecer desafiador encontrar opções sem couro de origem animal. Mas uma vez que você se familiariza com empresas de calçados veganos e aprende quais os materiais que deve se atentar, fica fácil encontrar sapatos livres de crueldade. Basta ter cuidado porque os sapatos podem ter a parte externa em couro sintético ou tecido, mas a sola interior (palmilha) pode ser feita de couro ou até pele de ovelha. Infelizmente no Brasil o material utilizado nos sapatos não está impresso no sapato nem mesmo está claro na caixa. Pesquisar antes de sair às compras é melhor do que confiar em vendedores de lojas, já que o material pode enganar e o preço não é indicativo do material (existem sapatos em couro baratos e sapatos em material sintético caros)

Existem empresas de sapatos que declaram publicamente ser totalmente veganas (não utilizam couro de origem animal) como a Vegano Shoes, Ahimsa, Insecta, King 55 e N. Gui Design Studio. No entanto, a maioria delas vende apenas em lojas virtuais.

Para facilitar a busca, questionei aos SACs de empresas de sapatos que podem ser encontrados em lojas físicas, levando-se em conta se é ou não usado couro animal para a produção dos sapatos. Encorajo a todos que enviem e-mails às empresas mostrando que há um público interessado em comprar calçados isentos de couro ou qualquer material de origem animal.

A minha pergunta para todas foi:


"Bom dia!
Gostaria de saber se a EMPRESA utiliza couro de origem animal na confecção dos sapatos. Caso positivo, a empresa oferece algum sapato em material sintético adequado para veganas e totalmente isento de couro de origem animal?
Obrigada! "

Respostas:


1. VIA MARTE



Quando questionei sobre o material dos pelos presentes nas botas (lembrando que o uso de pele foi proibida pela Lei nº 16.222/2015 em São Paulo), essa foi a resposta:


2. CRYSALIS




3. LUIZA BARCELOS



4. BEIRA RIO / VIZZANO / MOLECA / MODARE





5. DAKOTA



6. DI CRISTALLI

 




7. CARRANO



8. ANACAPRI



9. AREZZO


Obs: Post com a conversa completa nesse link.


10. PICCADILLY


___


Resumindo: 



Não utilizam couro de origem animal: Di Cristalli, Crysalis, Vizzano, Piccadilly, Beira Rio, Moleca e Modare.

Oferecem modelos tanto em couro como em material sintético: Via Marte, Dakota e Anacapri e Arezzo.

Utilizam couro de origem animal em todos dos calçados: Luiza Barcelos, Carrano.

Não me responderam: Usaflex, Schutz e Santa Lolla


8 comentários:

  1. Oi, Eliana!!

    Já mandei um e-mail parecido com o seu pra Santa Lolla há muito tempo e eles ainda não responderam, infelizmente!
    Maravilhoso seu post, muito organizado, como sempre.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post!! Super esclarecedor e com certeza irá nos ajudar quando precisarmos comprar calçados! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, Eliana!! Simplesmente perfeito. Muito bom ter todas essas respostas reunidas num único post e as marcas quando usam couro, respondem com INFELIZMENTE! Espero que elas repensem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a post, estava justamente procurando por calçados e agora ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi, depois dá uma lida nesse link: http://mynonleatherlife.com/2011/06/17/do-shoes-have-animal-based-glues-in-them-no-thankfully/
      Como explicado no texto do link, acredito que fabricar cola com ingrediente de origem animal é tão ultrapassado quanto em usar na fabricação de plástico ou de óleo lubrificante. Não tem a ver com a questão ética, mas quando um material é sintético suas propriedades são mais estáveis e eficientes (isso é consenso na engenharia).
      De qualquer forma, obter essa informação e rastrear quais empresas de cola de sapato são veganas é muito difícil, já que as empresas (mesmo as denominadas veganas) podem usar de vários fornecedores e não tem o cuidado de verificar cada um.
      Infelizmente não dá pra ser 100% vegano. Não temos como saber se a cola dos nossos móveis ou de peças eletrônicas é 100% vegana. Por isso o meu post abordou apenas se o couro é ou não de origem animal.

      Excluir
  6. Gratidão pelo post. Estou na luta pra encontrar sapatos veganos de flamenco. Se tiverem informações, avisem ,por favor. Diego de Oliveira

    ResponderExcluir