Respostas do SAC | Empresas de sapatos

Fonte

Se você está a procura de sapatos formais ou casuais, pode parecer desafiador encontrar opções sem couro de origem animal. Mas uma vez que você se familiariza com empresas de calçados veganos e aprende quais os materiais que deve se atentar, fica fácil encontrar sapatos livres de crueldade. Basta ter cuidado porque os sapatos podem ter a parte externa em couro sintético ou tecido, mas a sola interior (palmilha) pode ser feita de couro ou até pele de ovelha. Infelizmente no Brasil o material utilizado nos sapatos não está impresso no sapato nem mesmo está claro na caixa. Pesquisar antes de sair às compras é melhor do que confiar em vendedores de lojas, já que o material pode enganar e o preço não é indicativo do material (existem sapatos em couro baratos e sapatos em material sintético caros)

Existem empresas de sapatos que declaram publicamente ser totalmente veganas (não utilizam couro de origem animal) como a Vegano Shoes, Ahimsa, Insecta, King 55 e N. Gui Design Studio. No entanto, a maioria delas vende apenas em lojas virtuais.

Para facilitar a busca, questionei aos SACs de empresas de sapatos que podem ser encontrados em lojas físicas, levando-se em conta se é ou não usado couro animal para a produção dos sapatos. Encorajo a todos que enviem e-mails às empresas mostrando que há um público interessado em comprar calçados isentos de couro ou qualquer material de origem animal.

A minha pergunta para todas foi:


"Bom dia!
Gostaria de saber se a EMPRESA utiliza couro de origem animal na confecção dos sapatos. Caso positivo, a empresa oferece algum sapato em material sintético adequado para veganas e totalmente isento de couro de origem animal?
Obrigada! "

Respostas:


1. VIA MARTE



Quando questionei sobre o material dos pelos presentes nas botas (lembrando que o uso de pele foi proibida pela Lei nº 16.222/2015 em São Paulo), essa foi a resposta:


2. CRYSALIS




3. LUIZA BARCELOS



4. BEIRA RIO / VIZZANO / MOLECA / MODARE





5. DAKOTA



6. DI CRISTALLI

 




7. CARRANO



8. ANACAPRI



9. AREZZO


Obs: Post com a conversa completa nesse link.


10. PICCADILLY


___


Resumindo: 



Não utilizam couro de origem animal: Di Cristalli, Crysalis, Vizzano, Piccadilly, Beira Rio, Moleca e Modare.

Oferecem modelos tanto em couro como em material sintético: Via Marte, Dakota e Anacapri e Arezzo.

Utilizam couro de origem animal em todos dos calçados: Luiza Barcelos, Carrano.

Não me responderam: Usaflex, Schutz e Santa Lolla


11 comentários:

  1. Oi, Eliana!!

    Já mandei um e-mail parecido com o seu pra Santa Lolla há muito tempo e eles ainda não responderam, infelizmente!
    Maravilhoso seu post, muito organizado, como sempre.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post!! Super esclarecedor e com certeza irá nos ajudar quando precisarmos comprar calçados! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, Eliana!! Simplesmente perfeito. Muito bom ter todas essas respostas reunidas num único post e as marcas quando usam couro, respondem com INFELIZMENTE! Espero que elas repensem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a post, estava justamente procurando por calçados e agora ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi, depois dá uma lida nesse link: http://mynonleatherlife.com/2011/06/17/do-shoes-have-animal-based-glues-in-them-no-thankfully/
      Como explicado no texto do link, acredito que fabricar cola com ingrediente de origem animal é tão ultrapassado quanto em usar na fabricação de plástico ou de óleo lubrificante. Não tem a ver com a questão ética, mas quando um material é sintético suas propriedades são mais estáveis e eficientes (isso é consenso na engenharia).
      De qualquer forma, obter essa informação e rastrear quais empresas de cola de sapato são veganas é muito difícil, já que as empresas (mesmo as denominadas veganas) podem usar de vários fornecedores e não tem o cuidado de verificar cada um.
      Infelizmente não dá pra ser 100% vegano. Não temos como saber se a cola dos nossos móveis ou de peças eletrônicas é 100% vegana. Por isso o meu post abordou apenas se o couro é ou não de origem animal.

      Excluir
  6. Gratidão pelo post. Estou na luta pra encontrar sapatos veganos de flamenco. Se tiverem informações, avisem ,por favor. Diego de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Gostei de uma bota da Beira Rio, mas desisti por ser de camurça (descobri recentemente que camurça tb é pele de bicho :( )...
    Mas voltei aqui nesse post e vi que a Beira Rio disse que não utiliza nada de origem animal, então creio que a camurça seja sintética...
    De qualquer forma, estou aguardando a resposta deles e volto aqui para dizer o que me responderam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Complementando a mensagem anterior, a Beira Rio me respondeu que todo o material que eles utilizam é sintético! Inclusive a suposta camurça :-)

      Excluir
  8. Obrigada! você ajudou na minha pesquisa. depois confere https://youtu.be/p-MXAa-e6_w

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.