terça-feira, 21 de março de 2017

Minha experiência com o DIU de cobre


Após decidir parar de tomar pílula anticoncepcional há uns 9 meses, resolvi colocar o DIU de cobre porque eu não quero ter filhos e tenho parceiro fixo. Apesar da minha própria ginecologista usar o DIU de cobre, ela me disse que a aceitação com o Mirena é maior, já que depois de um tempo a menstruação diminui significativamente e pode até suspender - enquanto o de cobre pode aumentar bastante as cólicas e o fluxo menstrual. Escolhi o de cobre porque o Mirena possui uma pequena quantidade de hormônios (que são liberados aos poucos) e eu queria me livrar de qualquer ação que esses hormônios pudessem causar no meu corpo, já que passei mais de 15 anos tomando pílula. A minha dermatologista também me indicou não colocar o Mirena porque havia mais chances de aumentar a acne em quem já tem predisposição.

Antes de colocar o DIU

É necessário fazer uma medição do tamanho do útero para se certificar que o DIU vai se alojar direitinho. Eu marquei um exame de ultrassom para medir e foi super tranquilo. O resultado do exame acusou que eu estava apta para colocar qualquer DIU, Mirena ou o de cobre. 

No dia da inserção do DIU  

Colocar o DIU de cobre foi uma experiência extremamente dolorosa e eu arrependo de não ter tomado algum analgésico antes. Foi uma dor tão grande na hora, que eu quase chorei (haha) e suei muito de aflição! Imagine uma pontada no útero, como se fosse uma cólica multiplicada por 100. Pelo menos o desconforto é só na hora e depois só senti cólica forte, mas suportável nos 3 primeiros dias. Nem todo mundo sente essa dor, mas comigo foi um pouco traumático.

Após 1 semana 

Na primeira semana eu senti uma dorzinha chata e tive vontade de ficar na cama até tomar um analgésico (tomei Buscopan e Ponstan que ajudaram a melhorar). Deu uma sensação de que o DIU não estava no lugar certo. Ocorreram alguns corrimentos chatos também.

Após 1 mês

Fiz mais um exame de ultrassom para verificar se ele estava bem localizado e se não tinha se deslocado. Felizmente estava no lugar certo. 

As cólicas durante a menstruação foram muito fortes e o fluxo menstrual parecia uma cachoeira/tsunami. Depois que eu parei com a pílula em junho, passei alguns meses antes de colocar o DIU (outubro) e percebi que esse tipo de cólica era muito maior do que eu normalmente tinha. O fluxo também estava bem maior. Isso já era esperado devido ao efeito de inflamação que o DIU de cobre causa no útero, mas eu não tinha noção de que seria tão forte e durasse tanto tempo.

Após 4-5 meses

Fui na minha médica reclamar das cólicas e do fluxo menstrual que estavam me incomodando muito durante a menstruação. O meu período era de 28 dias e caiu para 25 dias. Ela disse que era assim mesmo e que seria assim até eu retirar o DIU. Me indicou Ponstan (Ácido Mefenâmico) para aliviar a dor - e ele realmente alivia, mas tenho intercalado com chás de gengibre e camomila.

Fora do período menstrual, não sinto dor nem cólica. Eu também não sinto dor ou incômodo durante a relação sexual.

A minha pele deu uma leve melhorada após os 9 meses que deixei de tomar pílula - está menos oleosa que antes e raramente tenho espinhas.

Minha opinião até agora

No geral, não gosto da ideia de tomar comprimidos de Ponstan todo mês para não sentir dor e ter fluxo menstrual aumentado. Como esse aumento pode desencadear em anemia, ainda estou tomando suplemento de ferro para evitar - o que pra mim é muito melhor que tomar pílula todos os dias, diga-se.

No final das contas, eu acredito que o mais importante é a nossa qualidade de vida. Se ela não está boa durante esses dias (não aguentar ir na academia, caminhar, trabalhar, ter que trocar o coletor toda hora etc) talvez não compense. É claro que tem gente que se adapta perfeitamente ao DIU, mas é preciso pesar esses inconvenientes, já que cada um reage de uma maneira diferente. 

Obs: Quem não possui plano de saúde, o SUS oferece o DIU gratuitamente e talvez valha a pena tentar e retirar caso não se adapte.

Como método anticoncepcional, a eficácia é bem alta (>99%) e por isso ainda darei mais chances ao DIU de cobre. Pretendo testar chás de ervas diferentes para ver quais eu me adapto melhor. Alguém tem alguma sugestão de chás? Deixem nos comentários, por favor!



Para saber mais sobre o DIU, recomendo o link: 

http://www.brasil.gov.br/saude/2015/04/conheca-mais-sobre-os-metodos-contraceptivos-distribuidos-gratuitamente-no-sus

19 comentários:

  1. Oi, pretendo colocar DIU de cobre também.
    Tem alguns grupos no facebook dobre diu de cobre e mirena, às vezes pode ter algumas dicas legais. Além de relatos de outras meninas que também colocaram, trocar experiências é sempre interessante.
    Sinceramente espero me adaptar, sou #aloka da gravidez, morro de medo e não há a menor chance deu voltar para a pílula, sinceramente não vejo outra alternativa. :(

    Beijos e obrigada pelo relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziela!
      Obrigada pela dica! Vou procurar esses grupos no Facebook, tinha me esquecido disso. Também sou aloka da gravidez. hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Eliana!

    Coloquei o DIU de cobre há 8 meses e concordo que a dor de colocação é quase insuportável (olha que eu tava medicada), porém rápida grazadeusa! rs
    Eu acabei tendo uma adaptação melhor ao DIU, não sei se porque eu já não tomava pílula há alguns anos ou algo assim, meus fluxos e cólicas mudaram muito quando parei com a contracepção hormonal.
    Pois bem, o aumento de fluxo é muito assustador mesmo, até porque o meu sempre foi de moderado a leve e aumentou nível passar o intervalo de esvaziamento do coletor de 8 para 4hs e sofrer com vazamentos, precisei comprar protetores de calcinha de pano para sanar essa preocupação.
    Quanto às cólicas, alguns meses são melhores do que outros, porém a melhor combinação que encontrei foi bolsa de água quente + chá de hortelã bem forte (preferencialmente da erva fresca)!
    Tô na torcida para que você consiga se adaptar ao método.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stella,
      Obrigada pela mensagem!
      Também me assusto com o aumento do fluxo, sempre tive tão pouquinho...
      Vou tentar o chá, adoro e tenho aqui em casa um pé de hortelã! Se der certo pra mim eu te aviso.
      Obrigada pela dica! :)
      Beijos

      Excluir
    2. Eliana,

      Recebo o newsletter da Insecta e veio essa dicona aqui hoje: http://www.insectashoes.com/blog/bolsa-de-sementes-e-ervas-cuidando-da-sua-colica-com-carinho-e-calor/

      Pretendo experimentar quando a bolsa de água quente não for viável e achei que seria legal dividir!

      Beijo!

      Excluir
  3. Oi Eliana! Tudo bem? Se tudo correr nos conformes essa semana eu coloco o meu. Estou bastante ansiosa pela dor devido aos relatos que tenho ouvido. Meu fluxo e cólicas são poucos entao já estou me preparando para o pior também kkkk. O grupo Adeus hormônios é bem bacana se quiser dar uma olhada tem muita informação. Espero que fique tudo bem contigo! Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Céli! E boa sorte pra você!
      Abraços!

      Excluir
  4. Oi. Uso chá de folha de louro para as cólica! Esse de colocar no tempero do feijão! Aqui em casa tem uma árvore então fica fácil, mas tem nas casas de produtos naturais e supermercados!
    Fica ótimo misturado com outras ervas, gengibre, anis, canela.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valquiria!
      Legal, vou tentar! Tenho muitas folhas de louro secas aqui e vou adicionar no meu chá diário de hortelã com gengibre.
      Obrigada! :)
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Eliana, tudo bem?
    Primeiramente queria dizer que amo seu blog, esta sempre comigo quando vou comprar produtos de beleza e higiene. :) Parabens pelo trabalho.
    Sobre o contraceptivo, você ja ouviu sobre o método natural baseado na percepção da fertilidade? Estou usando o sintotermal (uso Natural Cycles)ha uns meses e estou amando o conhecimento sobre meu corpo que eu estou adquirindo com ele. Nele voce estuda seu ciclo e descobre certinho quando vai ovular, assim vc pode tomar mais precauções apenas na época da ovulavao.
    O sintotermal é baseado na minha temperatura basal, todos os dias quando acordo, meso a temperatura com um termômetro especifico de baixo da lingua, a temperatura varia durante o ciclo e me permite saber quando vou ovular e menstruar.
    Aqui tem um texto MA RA VI LHO SO sobre: http://www.ladoocultodalua.com/2015/03/27/percepcao-da-fertilidade-parte-1-conhecimento-e-poder/
    É grande, tem 6 partes, mas é muito interessante mesmo pra quem nao tem interessado no método sintotermal. Afinal, é sempre bom conhecer nosso corpo ;)
    Tem grupos otimos no facebook, tanto sobre o metodo, quanto sobre o Natural Cycles (que é um app onde vc colca a temperatura diaria e ele te ajuda a controlar).
    Fica a dica pras visitantes do blog também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica, Amanda! Não conhecia, mas vou estudar sobre esse método.
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Eliana, tudo bem?
    Primeiramente queria dizer que amo seu blog, esta sempre comigo quando vou comprar produtos de beleza e higiene. :) Parabens pelo trabalho.
    Sobre o contraceptivo, você ja ouviu sobre o método natural baseado na percepção da fertilidade? Estou usando o sintotermal (uso Natural Cycles)ha uns meses e estou amando o conhecimento sobre meu corpo que eu estou adquirindo com ele. Nele voce estuda seu ciclo e descobre certinho quando vai ovular, assim vc pode tomar mais precauções apenas na época da ovulavao.
    O sintotermal é baseado na minha temperatura basal, todos os dias quando acordo, meso a temperatura com um termômetro especifico de baixo da lingua, a temperatura varia durante o ciclo e me permite saber quando vou ovular e menstruar.
    Aqui tem um texto MA RA VI LHO SO sobre: http://www.ladoocultodalua.com/2015/03/27/percepcao-da-fertilidade-parte-1-conhecimento-e-poder/
    É grande, tem 6 partes, mas é muito interessante mesmo pra quem nao tem interessado no método sintotermal. Afinal, é sempre bom conhecer nosso corpo ;)
    Tem grupos otimos no facebook, tanto sobre o metodo, quanto sobre o Natural Cycles (que é um app onde vc colca a temperatura diaria e ele te ajuda a controlar).
    Fica a dica pras visitantes do blog também.

    ResponderExcluir
  7. Coloquei o DIU a cerca de 8 meses e foi a melhor coisa que fiz por mim nos últimos anos!
    Eu tava sofrendo muito com os efeitos colaterais da pilula combinada com medicamentos psiquiátricos. Resolvi parar e passei uns meses horríveis pois meu ciclo tava uma loucura e eu sempre achando que tava gravida (mesmo me protegendo sempre).
    Antes de por o DIU comecei a estudar sobre o método sintotermal e hoje ele é meu aliado. Nunca me senti tão livre e tão no controle! Isso fez um bem enorme pro meu psicológico. Agora sei como meu corpo funciona e consigo interpretar os sinais que ele me da, é muito mágico hahaha é um conhecimento que deveria ser passado por gerações, pois é libertador!

    Meus primeiros meses (2-3) com DIU foram complicados também, com muuuuuito fluxo e muita cólica! Mas hoje percebo que meu fluxo reduziu muito! Tenho menstruado menos do que na época que tava sem pilula e não sinto necessidade de intervir com a cólica em todos os dias.
    Recomendo que procure no face o grupo sobre Diu de cobre, eu aprendi muuuuuuuuito lá! O pessoal também indica links de estudo e outros grupos pra aprender o sintotermal :)
    Boa sorte com teu diu, acredito que quanto mais tempo passa, mais nosso corpo se adapta a ele e os incômodos vão melhorando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pela mensagem!
      Em julho completo 8 meses também! E também senti que os sintomas melhoraram, o fluxo deu uma diminuída e eu me acostumei com as cólicas, que ainda estão bem fortes.
      Já entrei no grupo, super obrigada pela dica! :)
      Beijos

      Excluir
  8. Olá Eliana, td bem? Você poderia indicar sua ginecologista de BH. Estou a procura de um que aceite colocar o DIU sem eu ter tido filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, coloquei com a Alessandra Ceravolo, na rua Domingos Vieira.

      Excluir
    2. Mas a minha ginecologista de rotina é a Jacqueline Brum. Ela é maravilhosa mas não coloca DIU.

      Excluir
  9. Olá tem vários chás que pode te ajudar. http://anaturalissima.com.br/nada-de-remedio-sobre-ervas-chas-tpm-e-emponderamento-feminino/ tem mtas dicas legais. E tb tem um bálsamo que dizem que alivia bastante da pachamama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Obrigada, Simone!!
      Nunca tinha ouvido falar do chá tansagem, mas vou ver onde comprar e testar.

      Excluir