Sobre

Veg - Eliana Castro e Fernando Fulgêncio buscam alternativas aos produtos derivados de animais

Olá, sou a Eliana, tenho 30 anos, sou vegana, apaixonada por animais, produtos de beleza, por comida e música bem feita. Eu sou engenheira e passo boa parte do tempo navegando no mundo dos cosméticos em busca de produtos genuinamente veganos e que realmente funcionam. Sou vegana há 8 anos, vegetariana desde os 15 e nunca pensei em desistir.

Quando eu não estou pesquisando, escrevendo ou postando sobre beleza vegana e estilo de vida vegano no blog, provavelmente estou checando sites de notícias sobre direitos animais e meio ambiente, lendo meus blogs feministas favoritos, debatendo sobre diversos assuntos (adoro discussões saudáveis) e assistindo vídeos sobre receitas veganas no YouTube. Já que eu amo comer, passo um tempão na academia ou correndo/pedalando ao ar livre. De vez em quando eu viajo para assistir shows de rock ou para fazer tour gastronômico. Mas o que eu mais tenho prazer em fazer é passar o tempo com as minhas 6 fofuras: 4 cachorros e 2 gatinhos, todos adotados.

  • O que me levou a ter um estilo de vida vegano? 
Fui criada em Belo Horizonte, mas sempre viajava de férias para a fazenda onde minha avó mora no sul de Minas. Meus pais sempre me ensinaram a respeitar os animais de lá, que eram vacas, bois, galinhas, gatos e cachorros, apesar de que eventualmente as aves (principalmente os galos) eram mortas para virarem almoço. Eu presenciava constantemente que os bezerros, logo que nasciam, eram separados das mães para que eles não "roubassem" o leite de nós, bezerros humanos e isso lhes causava um enorme sofrimento. Aquilo me despertava uma noção de que havia algo cruel em usar os animais para o nosso prazer. No ano 2000, tive contato com o estilo de vida vegetariano e resolvi parar de comer carne ao me deparar com um frango inteiro assado na mesa. Mais tarde, em 2007, eu e meu namorado assistimos os 3 primeiros capítulos do documentário Terráqueos, que foram decisivos para nos tornarmos veganos.

  • 3 dicas que eu posso oferecer para quem quer veganizar a rotina de beleza:
- Antes de qualquer coisa, acredito que hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, hidratação, sono adequado e exercícios físicos, exercem efeitos importantes sobre a beleza exterior. Muito mais eficaz do que qualquer creme milagroso, estes são os princípios de beleza.

- Procure por blogs de beleza cruelty free, grupos de discussão no Facebook sobre cosméticos veganos, vídeos no YouTube sobre veganismo etc. Ainda não existem muitos cosméticos voltados para o público vegano no Brasil e muitas empresas não estão preparadas para responder questionamentos sobre os ingredientes de origem animal. Não desanime! Aprenda sobre a origem dos ingredientes e busque produtos que contenham no rótulo menções de "cruelty free", "não testado em animais e sem ingredientes de origem animal".

- Você não precisa gastar muito dinheiro ao escolher produtos cosméticos veganos. Eu sempre procuro comprar pela internet, principalmente em sites internacionais que entregam no Brasil (como o iherb.com, vitacost.com, silknaturals.com ou theallnaturalface.com). A compra de produtos on-line é muitas vezes mais barato do que comprar na loja física. Além disso, é possível usar uma variedade de ingredientes totalmente naturais e baratos para produzir seu próprio cosmético, com a ajuda de óleos vegetais, óleos essenciais e manteigas vegetais, pigmentos, argilas etc, além do que você já possui na cozinha de casa. Existem várias receitas caseiras (DIY) na internet que me ajudam a economizar muito $.


O blog Beleza Vegana já apareceu em:



10 comentários:

  1. Adorei seu blog e as suas dicas de como ter uma rotina de beleza mais saudável, por fim percebemos do quanto pode ser mais simples se sentir melhor e mais bonita. Isso nos leva a sensação de ignorância e ilusão em relação ao mundo de beleza fake que o mundo nos oferece. Trabalhos como o seu sim ajudam e mudam efetivamente a vida de uma pessoa. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Fico feliz que tenha gostado do blog. :)
      É isso mesmo. Concordo com você que muitas vezes somos levadas a acreditar que precisamos de muita coisa, quando na verdade podemos nos sentir bem com pouco.

      Excluir
  2. Parabéns, continue e aprimore seu trabalho cada vez mais. Este blog é importante e amplia nossos horizontes sobre o mundo vegano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz que vc esteja gostando do blog.

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog, você me inspira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana! Fico muito feliz em saber que o blog está sendo útil! :)

      Excluir
  4. Eliana, primeiro de tudo tenho que te agradecer por compartilhar com a gente suas experiências e conhecimentos. Seu blog me ajuda muito e eu amo suas postagens, são coerentes e inteligentes.
    Não costumo confiar muito em blogs, sempre desconfio das fontes e etc, mas o seu me passa confiança. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela mensagem, Jessica! Fico muito feliz mesmo em saber que o blog esteja ajudando. :D

      Excluir